Sexta-feira, 27 de outubro de 2017 - 11h02
Com a finalidade de orientar gestores que operam compras institucionais e fornecedores de alimentos da agricultura familiar, a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) realizará em Porto Velho, na terça-feira, 31 de outubro, o Simpósio Compras de Alimentos da Agricultura Familiar para atendimento de órgãos públicos.
O público-alvo do evento são os gestores públicos e servidores das unidades de compra e licitação das Forças Armadas, universidades federais e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e de órgãos do governo federal, estadual e municipal, além de representantes das organizações da agricultura familiar.
O Simpósio, que está sendo organizado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), será realizado no auditório da Emater-RO, localizado na avenida Farquhar, bairro Panair, defronte do Palácio Rio Madeira.
Estados, municípios e órgãos federais da administração pública direta e indireta podem comprar alimentos da agricultura familiar por meio de chamadas públicas, com seus próprios recursos financeiros, com dispensa de procedimento licitatório, pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Durante o Simpósio, os técnicos e servidores das áreas de compras serão orientados sobre a preparação das chamadas públicas no atendimento das demandas de alimentos dos órgãos públicos.
Na programação, após a abertura, serão realizados dois painéis: – Estratégia de Compras Públicas para a Agricultura Familiar: conhecendo a agricultura familiar e seu potencial produtivo, por representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e da Seagri; o segundo painel vai tratar de Desafios e Oportunidades para atendimento do Decreto n. 8473, de 22 de junho de 2015, que estabelece o percentual mínimo destinado à aquisição de gêneros alimentícios de agricultores familiares e suas organizações. Serão Mostradas as experiências do MEC, Ministério da Defesa e das Forças Armadas em Rondônia.
Posteriormente, será realizada uma Mesa de Diálogo, com a participação de representantes das áreas de compras, representantes dos empreendimentos da agricultura familiar e palestrantes.
Produtores que já comercializam produtos junto a instituições governamentais estão sendo convidados para participar do evento e expor seus produtos.
Leia mais:
Produção de milho da 2ª safra em Rondônia
é recorde com 815,9 mil toneladas em 2017
Fonte
Texto: Mirian Franco
Fotos: Mirian Franco
Secom - Governo de Rondônia
Sob presidência do deputado Alex Redano, parlamentares aprovam relatório da CPI
A Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) realizou sessão extraordinária, na tarde desta quarta-feira (16), no Plenário Lúcia Tereza, para a lei
Na última semana, o bairro Cidade Nova recebeu a visita do vereador Everaldo Fogaça (PSD) e do secretário de Obras, Geraldo Sena, que se reuniram co
Deputado Alex Redano Indica recuperação urgente das rodovias RO-420 e RO-460
O Deputado Alex Redano apresentou, na Assembleia Legislativa, uma indicação ao Poder Executivo e ao DER para a recuperação das rodovias RO-420 e RO-
Deputado Alex Redano convida população para a leitura de relatório da CPI das Reservas
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) está convidando a população rondoniense para participar da Sessão Extraordinária, onde será feita a l