Sábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE-RO disponibiliza ferramenta criada pelos TCs para que população fiscalize metas da educação


TCE-RO disponibiliza ferramenta criada pelos TCs para que população fiscalize metas da educação - Gente de Opinião

Já está disponível no portal do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) na internet o TC Educa (clique neste link: https://pne.tce.mg.gov.br:8443/#/public/uf-municipio), um sistema que permite fiscalizar se as metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) estão sendo cumpridas pelos gestores públicos de todo o Brasil.

A ferramenta eletrônica faz parte de uma série de ações lançadas por um grupo de trabalho criado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pela Associação de Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e formado por representantes dos TCs e dos Ministérios Públicos de Contas (MPCs).

Além de subsidiar ações de fiscalização dos órgãos de controle, o TC Educa traz como diferencial a possibilidade de acesso aos dados pela população em geral, uma vez que as informações ficam abertas e com diversos filtros para possibilitar a geração de dados sobre essa temática.

Por enquanto, a ferramenta tem dados de duas das 20 metas do Plano Nacional de Educação: meta 1 (referente ao atendimento de crianças de zero a cinco anos na Educação Infantil) e meta 3 (sobre o atendimento de jovens entre 15 e 17 anos no Ensino Médio).

PASSO A PASSO

- Após acessar o site, basta ir na aba UF/Município e digitar o nome do Estado de interesse. Também dá para incluir o nome do município que deseja consultar os dados. É só clicar em "pesquisar" e o sistema vai gerar todas as informações disponíveis sobre essa localidade.

- Também é possível consultar as informações por meta do Plano Nacional de Educação. Na meta 1A, estão disponíveis os dados sobre atendimento na pré-escola (o PNE diz que todas as crianças de quatro e cinco anos precisam estar matriculadas desde 2016). A meta 2A é sobre o atendimento na creche (de acordo com o PNE, até 2024, 50% das crianças de zero a três anos devem frequentar as creches). A meta 3A refere-se ao número de jovens entre 15 e 17 anos matriculados na escola (o PNE aponta que até 2016 todos os estudantes nessa faixa etária deveriam estar na escola). Por fim, a meta 3B mostra os dados relativos à inclusão dos adolescentes de 15 a 17 anos no Ensino Médio (até 2024, 85% deles precisam estar frequentando esta etapa do ensino).

- Dentro de cada meta é possível verificar se o Estado ou o município avançou no atingimento das metas ao longo dos anos. Há dados disponíveis de 2014 a 2016.
- Outra opção é conferir no mapa do país ou do Estado escolhido como está a situação de atendimento de cada meta.

Gente de OpiniãoSábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho: Convocação para posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos é publicada

Porto Velho: Convocação para posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos é publicada

A Câmara Municipal de Porto Velho, através do Presidente Márcio Pacele Vieira da Silva (Republicanos), divulgou na edição desta sexta-feira do Diári

Deputado Lucio Mosquini Celebra Conquista para Produtores Rurais com Resolução do Conselho Monetário Nacional

Deputado Lucio Mosquini Celebra Conquista para Produtores Rurais com Resolução do Conselho Monetário Nacional

O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou uma grande vitória para os produtores rurais que enfrentavam dificuldades devido a embargos em suas

Reunião entre prefeito Léo Moraes e vereadores: desafios e falta de diálogo marcam o encontro

Reunião entre prefeito Léo Moraes e vereadores: desafios e falta de diálogo marcam o encontro

Na última reunião realizada entre o recém-diplomado prefeito Léo Moraes (PODEMOS) e um grupo de onze vereadores, o clima foi de tensão e descontenta

Deputada Cristiane Lopes vota contra o PL 4614-24 e reforça compromisso com a proteção do BPC

Deputada Cristiane Lopes vota contra o PL 4614-24 e reforça compromisso com a proteção do BPC

Na sessão realizada na noite da última quinta-feira (19), a Câmara dos Deputados votou e aprovou o Projeto de Lei 4614/24, que propunha alterações c

Gente de Opinião Sábado, 28 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)