Segunda-feira, 21 de outubro de 2024 - 14h15
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO), tem sido
protagonista na luta pela expansão da telefonia móvel em Rondônia,
especialmente nas comunidades mais isoladas. Em parceria com o ministro das
Comunicações, Juscelino Filho, destinou recursos de emendas individuais
diretamente para que ministério execute e implemente as torres, nos distritos
de Rio Pardo e União Bandeirantes com a instalação prevista até o final de
2024.
A conquista inclui um investimento direto de 2,3 milhões em recursos de
emendas parlamentares, destinados à construção das torres de telecomunicações.
Cada distrito, Rio Pardo, União Bandeirantes e Extrema — receberá R$ 773.000,00
para a instalação das estruturas. Esses recursos são fundamentais para
viabilizar a chegada do serviço, que é esperado há muitos anos pela população
dessas regiões.
A deputada Cristiane Lopes destacou a importância desse avanço para os
moradores de áreas rurais e distantes. “Essas comunidades estão historicamente
excluídas dos grandes projetos de infraestrutura tecnológica. A chegada da
telefonia móvel é um passo crucial para a inclusão digital, o desenvolvimento
econômico e a integração dessas regiões com o restante do estado”, afirmou a
parlamentar.
A empresa vencedora do leilão para a instalação das torres nos distritos de Rio Pardo e União Bandeirantes já foi definida e tem um prazo de 90 dias, a contar de 1º de outubro, para concluir o projeto. Com isso, os moradores dessas áreas terão acesso à telefonia móvel até o final de dezembro deste ano.
No distrito de Extrema, o cenário é um pouco diferente. Por já estar contemplado pelo leilão do 5G Nacional, com prazo para instalação das torres até 2029, não há previsão imediata para a construção de novas torres de telefonia móvel. No entanto, a deputada Cristiane Lopes atuou para garantir uma solução temporária, em parceria com a Embratel.
Foi acertada a instalação de uma antena provisória no centro de Extrema, que permitirá à população local acesso ao serviço de telefonia móvel de forma temporária. Para viabilizar esse acesso, chips de telefonia serão distribuídos aos moradores até que a infraestrutura definitiva de 5G seja instalada pela operadora vencedora.
A chegada da telefonia móvel a esses distritos representa um grande salto em termos de conectividade, principalmente para localidades rurais que enfrentam desafios relacionados ao isolamento geográfico. Com as torres em funcionamento, os moradores poderão usufruir de comunicação mais eficiente, melhorar o acesso à internet, impulsionar o comércio local e abrir novas oportunidades educacionais e de saúde.
“Esses investimentos são apenas o começo. Nosso compromisso é continuar trabalhando para que todas as áreas de Rondônia tenham acesso aos serviços essenciais de comunicação. Vamos seguir cobrando as empresas e os órgãos competentes para que cumpram os prazos estabelecidos”, garantiu a deputada.
A expectativa é que, com a conclusão dos projetos em Rio Pardo e União Bandeirantes até o final de 2024 e a solução temporária para Extrema, Rondônia continue avançando no processo de inclusão digital. A deputada Cristiane Lopes reafirma seu compromisso de seguir buscando soluções para garantir que todas as regiões do estado estejam plenamente conectadas.
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç
Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do
Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre
Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta
A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco