Segunda-feira, 21 de novembro de 2022 - 20h41
Você sabe me dizer, com suas palavras, bem informal, o que é Ciência?
Na Universidade Pública é isso que fazemos: Ciência. Isso se divide em produzir conhecimento, na pesquisa, ensino, extensão e inclusão.
A Ciência não distingue ricos e pobres, brancos e negros, homens ou mulheres. Somos nós que fazemos isso (ou não).
Além disso, nosso grupo também pratica a divulgação, a popularização da Ciência. E temos muito a comemorar e conversar.
Veja esse exemplo, que chamamos de Conhecimento Orgânico: Autonomia e Emancipação.
Sabemos que a vida é feita de desafios, dificuldades, mas também de objetivos e algumas conquistas.
Muitas vezes, o que é pouco para algumas pessoas é muito para outras. No caso do nosso canal no YouTube é assim, sempre com muitas metas, sempre remando e construindo – demora, porém, vamos indo.
Depois do lançamento, em 2020, justamente com um curso que envolveu mais de 50 pessoas, quando o saber-fazer foi posto à prova, nós conseguimos “aprender, fazendo”.
Divulgar a Ciência e o conhecimento é um enorme desafio no Brasil, hoje mais do que nunca. No entanto, de degrau em degrau, nós subimos a régua dos nossos desafios e horizontes.
Neste exato momento, nossa sala de apoio (digital), com quase 800 participantes – na plataforma Classroom –, alcançou o que chamamos de Conhecimento Orgânico. Isto é, as pessoas já trocam conhecimentos entre si, postam suas dúvidas e suas possibilidades de auxílio.
Em breve será uma sala autônoma, em que a inclusão alimentará a participação e a transformação de si e do próprio grupo.
O grupo está desenvolvendo, autonomamente, a organicidade de conversação e de troca entre si. Em algum momento, esse grupo (sala do Classroom) irá adquirir uma forma de autogestão, aprimorando-se na ação de reconhecimento e autoemancipação.
Para nós, educadores e educadoras, não há prêmio maior. Já fomos premiados!!
Faça parte disso.
Visite a UFSCar!
Conheça nosso trabalho no YouTube:
https://youtube.com/c/ACi%C3%AAnciadaCF88
O que o terrorista faz, primordialmente?Provoca terror - que se manifesta nos sentimentos primordiais, os mais antigos e soterrados da humanidade q
Os direitos fundamentais têm esse título porque são a base de outros direitos e das garantias necessárias (também fundamentais) à sua ocorrência, fr
Ensaio ideológico da burocracia
Vinício Carrilho Martinez (Dr.) Cientista Social e professor da UFSCar Márlon Pessanha Doutor em Ensino de CiênciasDocente da Universidade Federal de
O Fascismo despolitiza - o Fascismo não politiza as massas
A Política somente se efetiva na “Festa da Democracia”, na Ágora, na Polis, na praça pública ocupada e lotada pelo povo – especialmente o povo pobre