O Senador Álvaro Dias, Líder do PODEMOS e candidato a Presidência da República agradeceu a Dra. Izarina pelo envio de projeto que classificou como “inteligente, generoso e criativo" para em seguida submeter a avaliação do grupo de sistematização para a respectiva análise e aproveitamento. “Sinto-me honrado com sua adesão ao nosso projeto de Nação afinado com forças lúcidas que objetivam mudar o Brasil" - afirmou o único politico, agraciado recentemente com a mais alta comenda do Exército brasileiro.
A proposição sugerida pela Psicóloga paraense objetiva promover a articulação entre o Estado e a sociedade para adoção de estratégia envolvendo a mobilização de distintas organizações sociais bem como agências governamentais para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam ações interativas entre jovens e idosos, fomentando a inclusão social através de multiplicidade de bandeiras, identidades, valores e ações, para revigoramento do sentimento de cidadania.
Dra. Izarina, Senador Álvaro Dias (Centro), Delegado Jaime Paixão eminente candidato a Deputado Estadual pelo PODEMOS do Pará
EIS O TEOR:
O LÚDICO: PROMOVE A AUTOESTIMA DO IDOSO E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
As crianças são anjos cheios de sabedoria e amor.
Os idosos cheios de experiências e necessidade de ser amado.
Os adultos cheios de necessidades, de sabedoria, experiência e amor “por falta de tempo".
Ligia Elaine Cardozo Refatti.
1 APRESENTAÇÃO
O projeto O lúdico: contribuindo com a autoestima do idoso e o desenvolvimento da criança, é a forma de realização de poder transformar o mundo em um ambiente melhor e descontraído, com atividades prazerosas e oportunidade de conhecer e valorizar o próximo, criando um clima de compreensão, fraternidade e aprendizagens mútuas.
A vivência será muito mais do que uma simples experiência, pois a ternura de uma criança, quando integrada à experiência dos idosos, pode resgatar à autoestima, além de trazer benefícios para as duas gerações.
2 INTRODUÇÃO
A experiência de crianças com idosos deram origem a um documentário dirigido por Even Briggs nos EUA. A obra recebeu o nome de Present Perfect (Presente Perfeito) tendo como fio condutor as possibilidades de desenvolvimento para ambas as gerações.
Este projeto destinado a idosos asilados e crianças em idade pré-escolar, vem contribuir para a promoção e integração dessas duas gerações, com a intencionalidade pedagógica de momentos variados em atividades, como música, compartilhação de histórias, palestras, artes e danças, reforçados pelos benefícios desfrutados. Tendo como objetivo levar as crianças a se relacionar com diferentes gerações e trazer os idosos nos espaços escolares para externalizar suas experiências duas vezes por mês.
2.1 São os principais motivos:
- Resgatar a autoestima do idoso, visto que, as interações com as crianças possibilitarão recuperar memórias e histórias que constituem o passado de cada idoso.
- Sentindo-se útil e ativo, o idoso escapa do tédio, da depressão, da passividade e do isolamento;
- Manter no idoso a vontade de viver e mostrar que ele pode desfrutar de um envelhecimento bem sucedido, marcado por relações com as crianças de real afinidade, sinceridade e companheirismo.
- Interagindo com o idoso, a criança se sente estimulada a experimentar, descobrir, criar e aprender.
- Aprende a conviver, a esperar por sua vez, aceitar regras, independente do resultado, e a lidar com frustrações sem deixar que isso interfira na sua vida.
- Desenvolve sua linguagem, pensamentos, atenção, concentração, conseguindo, assim uma participação satisfatória da criança na construção do seu conhecimento.
- Permiti o desabrochar da afetividade.
3 BENEFÍCIOS
- Resgatar e estimular o idoso através de atividades cognitivas e da socialização.
- Através da interação frequente com o idoso as crianças sem preconceitos ou receios, desenvolverão atividades como se fossem da mesma idade. Os idosos, mesmo os com limitação de mobilidade, retribuirão o carinho e voltarão a serem crianças através das brincadeiras. Isso irá aumentar o sentimento familiar do espaço.
- As crianças irão adquirir capacidade e habilidades que complementarão o seu desenvolvimento integral.
- Promoverá a saúde mental, psicológica e física dos idosos e crianças, garantindo que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem.
4 JUSTIFICATIVA
As crianças ao se relacionarem com idosos podem conhecer de perto o processo natural de envelhecimento com todas as suas limitações.
A aproximação das diferentes gerações deve levar em conta não somente a cronologia, mas considerar os estilos de vida, os saberes, valores, memórias, com intuito de viabilizar uma relação entre as distintas gerações.
Nessa troca de saberes, a criança aborda a sua vivência, por meio do entusiasmo, da alegria, do afeto e da espontaneidade, e o idoso transcende o hoje e resgata as suas memórias pelo conhecimento, apoio e segurança. A presença simultânea das gerações envolvendo crianças e idosos requer uma percepção dos limites e possibilidades de cada um no seu tempo, a criança abordando a sua vivência, e o idoso transcendendo o hoje e resgatando as suas lembranças.
5 BENEFICIÁRIOS E PARTICIPANTES
Os beneficiários diretos do projeto em questão serão crianças que necessitam de um espaço e acompanhamento adequado a sua faixa etária, enquanto seus pais trabalham. Passarão a maior parte do dia nesse espaço, o qual visa o acolhimento afetivo, desenvolvimento de atividades educativas, convívio com outras crianças e idosos de asilos, que sem preconceito algum, mesmo com suas limitações de mobilidades e sem receio irão brincar e interagir uns com os outros, retribuindo carinho como se fossem da mesma idade. Serão acompanhados de profissionais qualificados (pedagogos, professores, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, assistente social e técnico em educação infantil).
6 CONCLUSÃO
Este projeto foi desenvolvido mediante a necessidade de se obter um trabalho que evidencie a filosofia da política pública do partido PODEMOS inspirada na percepção do candidato a Presidente da República senador Álvaro Dias.
Trata-se de um projeto, cujo seu objetivo principal é gerar ganhos através de uma interação maior entre Estado e Sociedade, que visa à consecução de um fim comum, constituindo-se em atividades intergeracionais, no intuito de fomentar e estabelecer uma relação de saber sobre o outro, podendo pensar que essa interação ganha outro significado numa relação intersubjetiva.
Santarém, PA., 08 de dezembro de 2017
Izarina Pinheiro Sales da Paixão
Psicóloga Social - CRP/PA - 10/3833