Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Samuel Saraiva

Vantagens e desvantagens de mídias sociais


Foto: Internet - Gente de Opinião
Foto: Internet

Diversos estudos vêm chamando a atenção para mudanças que se refletem na vida das pessoas com relação às mídias sociais. A neurociência, assim como a psicologia, se empenha em conferir as transformações de comportamentos no que diz respeito à sua utilização.

Afinal, quais são as vantagens e desvantagens desse avanço tecnológico crescente.

 

Vantagens: 

Uma das maiores vantagens das redes sociais é a comunicação instantânea que oferece desde quando se tornou um dos instrumentos eficazes para a descompressão da solidão e sentimento de desimportância do indivíduo no âmbito da vida real. Também facilitou contatos com estranhos, participação em grupos onde os membros compartilham das mesmas ilusões ou desilusões, e sobretudo, acariciar o próprio ego com postagens em busca de likes ou lisonjeiros galanteadores.

 

Desvantagens:

Uma das maiores desvantagens: elas mantêm os adictos usuários distraídos em absurdo desperdício do sagrado tempo existencial, distantes e alheios à realidade que castiga impiedosamente milhares de seres humanos inocentes, excluídos e privados de uma vida digna por motivos raciais e diferenças socioeconômicas. 

O mais grave: ingenuamente expondo detalhes, informações pessoais e familiares, hábitos, costumes, gostos e pensamentos. Essas pessoas contribuem para subsidiar rápida e gratuitamente criminosos de plantão, ampliando as estatísticas de delitos e ações criminosas divulgadas diariamente por agências de segurança pública e privada.

Quando o cibernauta precisa de fato de um gesto solidário ou do afeto de verdadeiros amigos, raramente o encontra no mundo virtual e assim procura os poucos que existem no mundo real. Depois volta a atenção para o plano virtual medíocre e falso. Ou seja, se torna um ser social somente aos meios digitais. 

 

O tempo de consumo as mídias podem ser prejudiciais à saúde emocional, originando práticas danosas à integridade vital, alimentando falsas ilusões com encenações infantis, material fotográfico maquiado, sob o estímulo de likes postados por uma audiência desconhecida ou pouco qualificada que os fazem se sentir importantes para acariciarem o próprio ego. 

Aí está o Instagram, o TikTok, o Facebook e o Twitter para demonstrar o mundo real de hoje, onde o surrealismo e o realismo se homogeneizaram agredindo a essência humana.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Enquanto uns substituem os outros ao longo de séculos e milênios, a lenda de que um “Salvador” surgirá para resgatá-los desse delírio crônico, continua…

Enquanto uns substituem os outros ao longo de séculos e milênios, a lenda de que um “Salvador” surgirá para resgatá-los desse delírio crônico, continua…

CRISTÃOS esperam por Jesus há 2.000 anos.Os MUÇULMANOS esperam por um messias da linhagem de Maomé há 1.300 anos.Os HINDUS esperam por Cali há 3.700

Ranço cultural religioso impõe bloqueio a mentes aprisionadas nas bolhas socioculturais

Ranço cultural religioso impõe bloqueio a mentes aprisionadas nas bolhas socioculturais

Contrariando os costumes da sua época, na qual "Deus abençoava os ungidos com poder, mulheres e concubinas" (e seus preceitos seriam eternos, e não

Tragédia anunciada: furacão varrerá sul dos Estados Unidos

Tragédia anunciada: furacão varrerá sul dos Estados Unidos

Washington DC – O furacão “Milton”, de categoria 4  e extremamente perigoso, aumentou de categoria na terça-feira enquanto avançava em direção à F

Realidade ou Fantasia, Fato ou Fake?

Realidade ou Fantasia, Fato ou Fake?

Esse planeta se chama Terra; é habitado por HUMANOS!  Se dizem adoradores de Deus, mas se matam para impor suas religiões; possuem ínfima racionali

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)