Sexta-feira, 4 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Viviane Paes

Dia Internacional da Mulher - Serva de Deus, mãe e repórter-fotográfica!


Dia Internacional da Mulher - Serva de Deus, mãe e repórter-fotográfica! - Gente de Opinião

Na varanda da casa modesta de um sítio, localizado nas proximidades da usina hidrelétrica Santo Antônio, Iracy Oliveira dos Santos, de 73 anos, parece apenas mais uma aposentada que desfruta do merecido descanso de uma vida inteira de trabalho, de dedicação familiar e religiosa - se autodenomina uma serva de Deus. A amazonense de nascença, rondoniana de vivência, tem sete filhos, 13 netos, seis bisnetos e uma história que se mistura com a de Rondônia.

Iracy é a primeira fotógrafa oficial do governo estadual e também uma das primeiras repórter-fotográficas da região, função daquele que registra através de fotos e assuntos de interesse jornalísticos. A mulher de fala suave, de sorriso tímido perde lugar para a fotógrafa Iracy quando recorda dos anos de serviço público, que teve a oportunidade de acompanhar 11 governadores.

Da portaria para fotografia

Conhecida como dona Iracy - a fotógrafa do governo trabalhava em um hotel quando surgiu a oportunidade de ingressar no serviço público. Iniciou na portaria do Palácio Getúlio Vargas, recepcionando servidores, autoridades, visitantes ilustres e desconhecidos. Até que um dia que seria apenas como outro qualquer de expediente transformaria sua vida. Coisas do destino, diria a maioria, para ela, Deus direcionando seu futuro.

Na mesa da recepção viu um folheto de um curso por correspondência em fotografia. Sempre tinha gostado de foto e resolveu se inscrever. Fez o curso, enviou os exercícios por correspondência e viu chegar à residência o “diploma”. Com a qualificação atestada teve coragem de pedir ao governador da época a transferência para o laboratório de fotografia, localizado no subsolo do prédio. Já tinha câmera e fazia algumas fotos, mas não sabia como revelar o filme. Aprendeu rápido com auxílio dos colegas e a prática.

Gratidão

A jornada de esposa e profissional exigiu sacrifícios. Estava sempre ausente nos finais de semana, porque era escalada para acompanhar a comitiva do governador nas viagens ao interior. Não lamenta o período, ao contrário recorda com gratidão! O ofício gratificante proporcionou a estabilidade financeira que lhe permitiu manter a família com dignidade recentemente realizar um sonho antigo: a compra de um pedaço de terra espaço para cuidar das plantas que se tornaram seu novo hobby.

Isso não significa que ela esqueceu a fotografia. Suas máquinas estão cuidadosamente guardadas e quando fica nostálgica pega uma delas e vai ao centro de Porto Velho ou a alguns bairros. Nesses instantes esquece tudo e todos ao seu redor e vai registrando com o olhar profissional prédios, pessoas, ruas e a natureza. Quando passa a saudade retorna para casa, ao aconchego familiar, aos trabalhos sociais da Segunda Igreja Batista e ao seu pedaço amado de terra!

As mulheres que são como dona Iracy, a equipe do Gente de Opinião deseja Feliz Dia Internacional da Mulher com esperança de dias melhores para todos nós, no pós-pandemia!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 4 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Feminícidio ou Extermínio feminino no Brasil?

Feminícidio ou Extermínio feminino no Brasil?

1.458 mulheres perderam a vida, em 2024, vítimas de violência contra a mulher: o feminicídio, uma denominação específica que muitos ainda não aceita

Dignidade: quando você “não tem as cartas”, mas é o dono da mesa toda e nem precisa gritar!

Dignidade: quando você “não tem as cartas”, mas é o dono da mesa toda e nem precisa gritar!

“— Não nos diga o que vamos sentir. Você não está em posição de ditar o que vamos sentir. Você se permitiu estar em uma posição muito ruim. Você não

20 anos registrando a história e a opinião rondoniense: Gente de Opinião

20 anos registrando a história e a opinião rondoniense: Gente de Opinião

Começaremos com algumas das centenas de opiniões compartilhadas no portal de notícias nas últimas duas décadas! Para não ficar “pesada” a leitura va

Estimado político ou político de estimação?!

Estimado político ou político de estimação?!

A política não é um fim em si mesmo. Trata-se de um sistema - meio para administrar as necessidades do povo. Sendo assim, é uma missão, não uma prof

Gente de Opinião Sexta-feira, 4 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)