Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Viviane Paes

Histórias & Estórias do Dia Internacional da Mulher - A Empresária-Psicóloga


Júlia Fátima de Carvalho Arcanjo Fonseca - Gente de Opinião
Júlia Fátima de Carvalho Arcanjo Fonseca

A Empresária-Psicóloga

Ela vem de uma família conhecida e tradicional em Porto Velho: os Arcanjos. Quem que não conhece ou ouviu falar dela, não é morador da capital! Essa família é responsável por um dos mais antigos e prósperos comércios de materiais de construção, a Construferro, do patriarca Miguel Arcanjo.  A primogênita, Júlia Fátima de Carvalho Arcanjo Fonseca é uma das mais notáveis filantropas da região.

Psicóloga formada na Universidade de São Paulo - USP, ela conseguiu mesclar como ninguém a formação acadêmica com o dom herdado dos pais para o comércio aconselhando, orientando amigos, conhecidos e desconhecidos em sua loja na Avenida 7 de Setembro, fundos com a rua Barão do Rio Branco.

Júlia é dessas pessoas de olhar firme que consegue enxergar sua alma. Ela presenteia todos com seu sorriso aberto, afetuoso e percebe quando você não está bem, de verdade! Nessas horas surge à psicóloga que fez um divã da vida, proporcionando momentos de paz, de alegria; reconfortando nos momentos tristes e principalmente motivando as pessoas a serem melhores versões de si mesmas.

Foi uma das primeiras idealizadoras do que seria chamado de Hospital do Câncer de Porto Velho, localizado na estrada que vai para o Cemitério Santo Antônio. Promoveu diversos eventos para arrecadar recursos e incentivou parcerias para essa causa que trazia sofrimento a centenas de pacientes e familiares, da região que padeciam com o tratamento da doença, em outras cidades. Hoje esse sofrimento diminuiu com o Hospital do Amor, uma unidade do Hospital do Câncer de Barretos, de São Paulo.

Viúva do gerente Regional da Eletrobrás Eletronorte, Fernando Manoel Fernandes da Fonseca, Júlia sempre contribuiu e incentivou as ações de inserções sociais da empresa, mesmo não sendo servidora. Por ser porto-velhense nata, empática e muito engajada em diversas ONGS, entidades e profunda conhecedora da estória da região, ela compartilhou com Fernando a paixão pela cidade!  O resultado dessa parceria resultou em diversos reconhecimentos de âmbito estadual e federal para a Empresa em Rondônia!

Júlia não reside atualmente em Porto Velho, mas seu coração permanece e retorna várias vezes ao ano. Seu pai, seu Miguel Arcanjo, as irmãs, os sobrinhos e as dezenas de amigos que conquistou continuam sendo seu porto seguro, ou melhor, ela continua sendo o porto seguro de todos.

Mais um exemplo de mulher que merece ser aplaudida em todos os 365 dias do ano. E, você leitora, é uma delas!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Retrospectiva dos artigos de 2012 a 2024: Viviane V A Paes

Retrospectiva dos artigos de 2012 a 2024: Viviane V A Paes

Quem é da “minha época”, como costumam dizer por aí, nascido ou criado em Rondônia, lembra dos cadernos especiais de Retrospectiva dos jornais locai

Histórias da Energia de Rondônia, vale muito conhecer!

Histórias da Energia de Rondônia, vale muito conhecer!

Iniciei há três semanas em meu podcast: o VivicaCast – Sistematizando à Vida, uma série de leituras do livro “Memória da Energia Elétrica em Rondôni

Estiagem Amazônica, a conta já chegou?! Meio Ambiente

Estiagem Amazônica, a conta já chegou?! Meio Ambiente

O Rio Madeira é um dos maiores rios do mundo e passa por três países: Brasil, Bolívia e Peru. Sua profundidade varia de acordo com as estações seca

Estiagem Amazônica: a conta já chegou?! Consumidor

Estiagem Amazônica: a conta já chegou?! Consumidor

Sim!  A famigerada cobrança dos danos ambientais: desmatamento, poluição desenfreada, do homem contra o meio ambiente tem chegado, nas últimas décad

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)