Segunda-feira, 3 de dezembro de 2012 - 18h02
O petista Roberto Sobrinho chega ao final da sua gestão atolado em escândalos. A corrupção se espraiou ao ponto do Ministério Público Federal recomendar, como ocorreu hoje, na demissão de secretários importantes, como Israel Xavier, do Planejamento, além do bloqueio de pagamentos suspeitos de empreiteiras. .
Fora os escândalos na capital, pelo índice Firjam, estamos bem na foto. Senão vejamos: o instituto carioca aponta apenas Palmas (TO) e Porto Velho (RO) como os municípios de maior desenvolvimento na Região Norte. Não é pouco: estamos acima de Manaus e Belém. Em termos de Estado, ocupamos o 14º lugar, acima de estados tradicionais.
Na cruzada moralizadora do ministro Joaquim Barbosa, novo presidente do Supremo Tribunal Federal, reside às esperanças dos brasileiros na cassação dos políticos corruptos e já condenados pela justiça. Como se sabe, o Congresso Nacional protege seus parlamentares com unhas e dentes.
13 anos e quatro meses de prisão |
Ao meio de quase uma dúzia de parlamentares já condenados, existe o caso do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO), condenado pelo STF desde 2010. A corte decidiu que ele deveria cumprir 13 anos e quatro meses de prisão por ter cometido crimes de peculato e formação de quadrilha.
Com o funcionalismo e a população insegura com relação aos rumos da economia rondoniense e o fantasma ameaçador de atrasos salariais, o movimento do comércio nos primeiros dias de dezembro foi pífio. Tanto na capital, como em pólos regionais importantes a coisa foi fraca.
Efeitos negativos
A peleja entre os poderes têm muito a ver com o que esta ocorrendo em solo rondoniense. A população teme o “replay das demissões” dos anos 90, quando se chegou ao buraco negro, uma crise que se arrastou quase um ano e que redundou em milhares de demissões.
1000 comissionados demitidos |
Na mesma toada
Existe a mesma toada agora, mas o Palácio Presidente Vargas nega demissões em massa. No entanto, haverá corte de comissionados. Calcula-se que pelo menos 1000 comissionados já tenham sido demitidos e outros tantos podem ser mandados embora para que o governo se ajuste.
Efeito manada |
Recuo nas vendas
Se de um lado existe um recuo de vendas no próprio comércio lojista, quando se vende roupas e sapatos a rodo no mês de Natal, imaginem como estão às vendas de imóveis, que chegaram a níveis preocupantes. Já rola efeito manada, com centenas de proprietários colocando casas e terrenos a venda.
Estados em crise
Crise não é exclusividade rondoniense. Nos outros estados o bicho esta pegando também. Como em Rondônia, no Maranhão e na Bahia o pagamento dos fornecedores foi adiado para garantir a folha salarial. No Amapá que depende totalmente de repasses federais, o pagamento de dezembro de 2013 só acontecerá em janeiro.
Desde 2009 Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) vinha anunciando novidades fantásticas no setor, capazes de “mudar a história da Fisioterapia em terapia intensiva em nosso País”. Essas inovações resultariam de um esforço conjunto entre a Amib e a Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorespiratória e Fisioterapia em Terapoia Intensiva (Assobrafir).
A primeira tarefa do grupo, comandado pelo médico fisioterapeuta Esperidião Elias Aquim, foi elaborar um documento contendo as recomendações sobre o que compete ao fisioterapeuta dentro da UTI, com base em um amplo apanhado da literatura científica, a partir de texto-base da Sociedade Europeia de Medicina Intensiva, considerado um dos mais importantes desse campo.
Esperidião Aquim, coordenador geral da Fisioterapia dos Hospitais Vita em Curitiba, foi a grande atração deste ano, ao participar do XIV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, que aconteceu no Parque Anhembi, em São Paulo. Um dos precursores no Brasil no uso da tecnologia de videogame para a reabilitação de pacientes, o fisioterapeuta apresentou os resultados desta inovação experimentados.
- Em palestra intitulada “Recriando o movimento e a funcionalidade na UTI”, Aquim, que se doutorou em Fisioterapia pela Universidade de Buenos Aires e criou a inovadora Faculdade Inspirar, entusiasmou os especialistas ao demonstrar essa nova opção de tratamentos.
Uma das iniciativas de Aquim foi criar o portal Fisioterapia.com para facilitar aos profissionais do setor a obtenção de novos materiais teóricos e notícias relacionadas à profissão. O projeto foi desenvolvido pelo Grupo Inspirar sob a coordenação de Aquim e seu colega Marcelo Márcio Xavier. No novo portal, os fisioterapeutas podem visualizar cursos de extensão, pós-graduação e cursos à distância.
Um site é atualizado diariamente com um vasto material sobre fisioterapia, entre eles vídeos, notícias e classificados, que oferecem, por exemplo, vagas de empregos e equipamentos utilizados em clínicas especializadas. Para o Dr. Marcelo Márcio Xavier, o portal Fisioterapia.com tem tudo para se transformar em uma importante ferramenta de trabalho para fisioterapeutas de todo o Brasil.
Via Direta
*** O INCRA tem uma meta ambiciosa em Rondônia em 2013 *** O objetivo é assentar 20 mil famílias, um recorde*** E a temporada de alagações já atormenta os bairros mais baixos da capital.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis