Sexta-feira, 14 de junho de 2013 - 22h22
A reação amazônica
A semana foi marcada no Congresso Nacional pelos protestos dos senadores de Rondônia e Acre por mais um adiamento na construção da ponte sobre o Rio Madeira, na região do Abunã. Tido por uma das lideranças mais próximas no Palácio do Planalto, o senador Jorge Viana rugiu em plena reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado e lamentou a suspensão do processo de licitação da elaboração do projeto.
Infelizmente, cada vez que o governo federal promove contingenciamento de recursos sobra pesadas conseqüências para Rondônia. Nesta temporada, não foi apenas a tão necessária ponte sobre o Madeira, relevante para o abastecimento da nossa Ponta do Abunã e do estado do Acre. Uma das obras essenciais para a exportação de grãos, que era a dragagem do Ro Madeira também foi para as cucuias.
O Senador Acir Gurgacz, atento aos gargalos da infraestrutura em Rondônia e estados vizinhos convocou audiência pública em Espigão do Oeste, para a semana que vem para unir as lideranças da região na cobrança destas obras e outras –como a recuperação das rodovias – quando novos protestos deverão ecoar contra os cortes na região Norte.
Acordo nacional
O senador Ivo Cassol (PP) começa a estudar com mais carinho a proposta do Diretório Nacional do PT para uma aliança em Rondônia para 2014. Como se sabe, um acordo nacional esta sendo celebrado para que o PT apóie candidatos ao governo em cinco estados, em troca de apoio do PP ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff.
As pesquisas
Para fundamentar o acordo com Cassol em Rondônia, o comando do partido de Lula apresentou em Brasília pesquisas dando conta que mais de 70 por cento dos petistas aceitam e apoiariam uma coalizão com o inimigo público nº 1 da legenda nas últimas décadas. Como se vê, as coisas deixaram de ser apenas boatos.
Palanque de Dilma
Ivo Cassol, que num primeiro momento rechaçou qualquer espécie de acordo com os petistas em Rondônia, voltou atrás, depois que foi acenada a possibilidade dele contar com o palanque da presidente Dilma Rousseff em Rondônia, preterindo o PMDB que ameaça a se insurgir contra os petistas em cinco grandes estados.
Tour Corrupção
Para quem achava que era pouco a Polícia Federal ficar se alternando em operações na Assembléia Legislativa, governo do estado, prefeitura de Porto Velho, Tribunal Regional do Trabalho – até o Tribunal de Justiça já foi alvo – agora, tem o INCRA. Na verdade não é surpresa. Desde os idos da nossa colonização o INCRA é repleto de cambalachos.
A minirreforma I
Ao meio da Copa das Confederações, o Congresso Nacional pretende votar a minirreforma eleitoral para que as novas regras tenham validade nas eleições gerais do ano que vem. Mesmo com as atenções voltadas a competição de futebol e a seleção brasileira os deputados e senadores tem interesse de votar logo a coisa.
A minirreforma II
Ocorre que no bojo da minirreforma esta uma proposta que visa limpar as costas dos fichas sujas. Como a Assembléia Legislativa, que já limpou os parlamentares dos efeitos da Operação Termópilas, o Congresso pretende salvar o pescoço de deputados e senadores punidos pela justiça eleitoral, que pretendem disputar a reeleição, Senado ou o governo dos estados.
Plano de emergência
Vários municípios rondonienses, pressionados pela falta de recursos começaram a demitir e cortar gastos na própria carne. O exemplo de Alex Testoni de administrar com poucos secretários está sendo seguido em cidades como Rolim de Moura e no Cone Sul rondoniense.
Via Direta
*** Com sua usina de asfalto inaugurada, o governo do estado já está em condições de cumprir sua promessa de 150 kms de asfalto na capital *** O vice-prefeito Dalton i Franco anunciou uma grande virada, com obras importantes do prefeito Mauro Nazif *** O deputado Neodi Carlos esta de malas afiveladas para o MD, o novo partido que fundiu o PPS com o PMN.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri