Quinta-feira, 8 de maio de 2014 - 00h01
Falando a mesma língua
Desde os primórdios da colonização de Porto Velho, com a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré comandada pelo visionário americano Percival Farquar, com operários de tantas nacionalidades diferentes, falar a mesma língua é um desafio neste torrão. Cada um puxa a brasa para sua sardinha. Temos uma cidade tradicionalmente dividida e até eleição de sindicato de inspetores de quarteirão dá briga feia.
Voltando a atualidade, com tal histórico, Como não poderia deixar de ser até a reconstrução de Porto Velho estava sendo alvo de divisionismo. As lideranças políticas da municipalidade com um projeto, a classe empresarial com outro e o governo do estado com um terceiro.
Felizmente o governo Confúcio Moura teve a consciência de concluir que deste jeito a coisa não daria em nada e que era preciso resolver as prioridades da capital e dos municípios do interior atingidos pela cheia em conjunto. Com isto convocou-se todo mundo para um simpósio nesta quinta feira para que todos participem da elaboração de um Plano Integrado de Reconstrução e Preservação de Desastres em Rondônia. O pontapé inicial será hoje, a partir das 8 horas, no auditório do Hotel Rondon Palace.
A torcida é que todos se dêem as mãos e que se fale a mesma língua. É a única forma de avançar.
Só em junho
Ao participar de programa da rádio Globo na manhã de ontem, o governador Confúcio Moura (PMDB) disse que a questão relacionada ao seu vice só será definida em junho nas convenções partidárias. Bem humorado devido as noticias dando conta de ampla vantagem na região central obrigando o adversário Expedito acampar na região, o governador era puro otimismo para a corrida sucessória.
Veto confirmado
Se depender do ex-senador Expedito Junior, pré-candidato ao governo pelo Frentão, o atual presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho não terá indicação ao Senado na coligação do PSDB com o PSD, mesmo que Moreira Mendes desista, ou seja, impedido da disputa ao final das convenções partidárias. A vaga garantida é para Hermínio é a peleja da Câmara dos Deputados ou ALE.
Para valer
A aliança do PT com o senador Ivo Cassol é para valer e terá o Padre Tom candidato ao governo e Ivone Cassol ao Senado. Com isto, a senadora Fátima Cleide será preterida em virtude de um acordo maior em Brasília, conforme revelaram fontes confiáveis. Com isto a aliança para a Câmara dos Deputados com o PT será com o PR, PP, PPS, Partido Verde e Solidariedade.
Nas paradas
Depois de tanto brigar com os árabes e libaneses da prefeitura de Porto Velho, o vereador Everaldo Fogaça, pré-candidato a deputado federal pelo PTB já pula cirandinha com os Nacifs e já conta até com apoios importantes na municipalidade. Bom articulador, Fogaça que denunciava o caos nos bairros, agora apresenta soluções até nas invasões com apoio das secretarias de Obras e Serviços Públicos
Água e óleo
Para não aceitar na sua coligação a Câmara dos Deputados lideranças conservadoras como José Bianco (Democratas) e Nilton Capixaba (PTB), o PMDB apresentou ao governador Confúcio um argumento bem convincente: sempre que se procura misturar água com óleo na política rondoniense – trocando em miúdos, juntar políticos antagonistas – a coisa dá chabu. Não deixa de ser verdade.
Via Direta
*** Uma caravana de lideranças se prepara para participar da audiência sobre as enchentes em Brasília convocada pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) na sexta-feira *** Expedito e Moreirão acreditam que até julho terão suas situações resolvidas perante a justiça eleitoral *** Num verdaeiro repiquete a cheia voltou as BRs 364 e 424. Coisa de louco!
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina