Quinta-feira, 1 de março de 2012 - 05h30
O confronto
Com os registros das candidaturas para as prévias do PT em Porto Velho dia 25 – Fátima Cleide e Miriam Saldanha – fica configurado o racha da legenda. São duas alas disputando a indicação e ninguém abdica da disputa em nome da unidade partidária.
As seqüelas
A autofagia petista pode deixar seqüelas. Caso a ex-senadora Fátima Cleide leve a melhor, possivelmente o grupo do prefeito Roberto Sobrinho poderá se retrair, já que militantes da ex-senadora tem praticado fogo amigo contra a gestão municipal. Caso Miriam seja a vitoriosa, serão os adeptos de Fátima Cleide a fazer corpo mole em outubro.
Definida a Comissão Processante para investigar e punir os deputados propineiros, os trabalhos foram iniciados imediatamente. Mas os resultados serão a médio prazo em vista dos ritos a serem cumpridos, do direito de defesa, ete, etc. Até os relatórios finais se passarão quase 90 dias.
A esperança
A expectativa de moralização da ALE-RO está nas mãos dos parlamentares Eurípedes Lebrão, Ribamar Araújo, Edson Martins, Valdevino Tucura e Lourival Amorim. Destes, lembro que a maioria não pulava cirandinha com o fora da lei Valter Araújo, por isso a comissão ( por enquanto...) merece crédito. |
Cura gay
O projeto denominado de “Cura Gay”, apresentado pela bancada evangélica no Congresso Nacional enfrenta resistência feroz dos representantes dos homossexuais. O deputado Jean Wyllis (PSOL –RJ) criticou a iniciativa, alegando inconstitucionalidade. É mais um rond na batalha entre gays e evangélicos em Brasília.
Pobre Caerd
A batata da Caerd também esta assando em Ji-Paraná. O prefeito José Bianco (DEM) acaba de enviar a Câmara de Vereadores as leis municipais que instituem o Plano de Saneamento Básico e da Agencia Reguladora destes serviços. É a municipalização dos serviços de água e esgoto já em andamento.
Em recuperação
O advogado Walderedo Paiva, com laços indissolúveis com Rondônia, que foi deputado constituinte e secretário de segurança pública recupera a saúde em João Pessoa. A colônia paraibana, amigos e correligionários ficam na torcida pelo seu pronto restabelecimento.
A restauração
O DNITT anuncia um prazo de 60 dias para iniciar as obras da rodovia 364, a estrada das almas. A cada quilômetro deveria ter alguma cruz marcando os acidentes que tem ocorrido no trecho rondoniense. Sobre a estimativa do inicio da recuperação, é duro de acreditar...
Vodu fraco...
Os adversários do prefeito Roberto Sobrinho, que a todo momento, tentam voduzar o Palácio Tancredo Neves, precisam melhorar a pontaria dos seus xamãs: o prefeito se livrou de mais uma condenação – desta vez sobre a veiculação de publicidade oficial – e continua firme na paradas. |
Do Cotidiano
O poder feminino
Há séculos nossos tataravôs já sabiam que se as mulheres tivessem acesso à leitura, a educação e ao voto, a batata de nós, homens, começaria a assar. Eles sabiam que com esses “direitos” que elas começariam a voar para a liberdade, impondo sua supremacia no planeta, com sua sensibilidade, inteligência, com o sexto sentido forte e aguçado das fêmeas, com a força divina recebida para a maternidade, etc, etc.
Durante séculos elas foram discriminadas, humilhadas, e, embora com tantas conquistas, até nos dias de hoje sofrem com a violência masculina em suas casas, ou apenas ao pegar ônibus ou metrô, ou no mercado de trabalho onde ainda recebem salários menores que os homens.
Em fevereiro as mulheres comemoraram 80 anos do direito ao voto no Brasil, num ato conquistado pelo movimento pioneiro das feministas, obrigando o presidente Getulio Vargas a reformular o Código Eleitoral, em 24/02/ de 1932. De lá para cá, as conquistas se sucederam, chegando à eleição de várias governadoras, senadoras até ao ápice com a chegada de Dilma Roussef ao Palácio do Planalto.
Homem é um bicho folgado, o macho é folgado até no reino animal. Na vida animal, as leoas caçam, nas tribos indígenas são as mulheres que trabalham, na vida familiar quantas vezes minha ex-mulher (e sucedâneas...) reclamavam do que minhas avós e tataravós já chiavam: acomodação, preguiça, desleixo. Mas diante da incerteza de uma separação, diziam: “Ruim com ele, pior sem ele”. Ouve-se isso por aí de montão ainda.
Com jornadas de trabalho duplas e às vezes triplas, cada vez mais assumindo o posto de provedoras em suas casas, as mulheres começam também a receber a preferência para os postos de comando até das multinacionais. A explicação é muito simples: a grande maioria dos executivos masculinos sequer se digna a limpar a poeira da sua própria mesa de trabalho, ao contrário de uma executiva, que na falta de assessoras, ela própria faxina a sala inteira.
Enfim, o Dia Internacional das Mulheres esta chegando – comemora-se dia 8 de março – e a mulherada brasileira tem muito a comemorar por todos os avanços. No entanto, existe ainda um longo caminho a ser percorrido em alguns rincões do planeta: Infelizmente, em paises da África e do Oriente Médio, a mulher ainda é tratada como na idade média.
Via Direta
*** A Polícia enfrenta uma onda de roubo de motos em Rondônia *** Elas são usadas como moeda de troca no tráfico de drogas *** As chuvas torrenciais de ontem mais uma vez causaram sérias alagações na capital.
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para