Quinta-feira, 9 de janeiro de 2014 - 18h16
SEM PAPAS NA LÍNGUA – COM CARLOS SPERANÇA
A caça aos votos
Já estamos na abertura da temporada de caça aos votos e os primeiros movimentos da classe política neste sentido já podem ser observados. O governador Confúcio Moura (PMDB) antecipou suas férias e já esta no batente, o senador Acir Gurgaz (PDT) já está percorrendo os municípios e nomes considerados governadoraveis como Bianco, Neodi, Expedito, Maurão de Carvalho e Alex Testoni conversam entre si reforçando as paliçadas para a formação de um “Frentão” visando enfrentar a coalizão liderada pelo PMDB.
Mesmo abatido com a condenação que o transformou em ficha suja, o ex-governador e atual senador Ivo Cassol (PP) procura montar um esquema competitivo para conquistar uma fatia do poder. De um lado negocia com o PMDB de Valdir Raupp, de outro com o PT dos seus tradicionais adversários Roberto Sobrinho e Fátima Cleide. Foi à forma que encontrou para romper o isolamento.
Os deputados estaduais e vereadores envolvidos na Operação Apocalipse se consideram puros, castos e inocentes e em condições de disputar cargos eletivos nas eleições de outubro. Com isto já começam a se apresentar com desenvoltura para o eleitorado. Apostam as fichas no esquecimento da opinião pública para continuar rapinando o dinheiro público
A indefinição
Desanimado com a indefinição do senador Ivo Cassol (PP) sobre a questão sucessória estadual, o deputado estadual Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste) esta desistindo da disputa do governo do estado no ano que vem. Como se sabe, o ex-governador tem acenado com três nomes para a peleja: sua esposa Ivone e os deputados Maurão de Carvalho e Neodi. Além disto, como se sabe conversa com o PT e o PMDB.
Maurão assume
O deputado Maurão de Carvalho (PP- Ministro Andreazza) assume a presidência da Assembléia Legislativa neste dia 13, segunda-feira. Foi o acordo firmado com o atual presidente Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho) em férias pelo Nordeste visitando os familiares. Maurão volta mais cedo as atividades de olho na possibilidade de assumir candidatura ao governo.
O maquinário
A prefeitura de Porto Velho espera receber o novo maquinário dentro de 90 dias. Até lá terá passado o inverno amazônico, será abril, na volta do verão, com muito sol e temperatura beirando os 30 graus, para então dar inicio de fato ao combate as alagações. Portanto, só será possível amenizar a situação e um cenário melhor para o inverno de 2015.
Disputa a bala
A periferia de Porto Velho assiste uma disputa a balas pelo controle de vendas de drogas. É uma contenda semelhante a que ocorre nos grandes centros, como nas favelas no Rio de Janeiro. A maioria dos homicídios verificados neste início de ano nos bairros teve droga no meio. A maioria das prisões tem o envolvimento com a venda de drogas. É coisa de louco!
A leitura
A leitura dos aliados e simpatizantes do Palácio Tancredo Neves sobre as manifestações do inicio da semana é que o prefeito de Porto Velho Mauro Nazif não está tão desgastado assim como tem proclamado a oposição. Afinal, ao ato púbico defronte o Palácio Tancredo Neves estiveram menos de 40 gatos-pingados, “mostrando que a coisa é bem diferente”. Nem são otimistas.
A parcimônia
O recente reajuste para os ministros do Supremo Tribunal Federal de 4,9 por cento vai funcionar como efeito cascata para governadores, secretários estaduais, membros do Ministério Púbico e conselheiros do Tribunal de Contas dos Estados. Foi um reajuste com parcimônia, bem diferente dos vereadores de Porto Velho que sapecaram aumento de mais de 100 por cento.
Com Aécio
O presidente regional dos tucanos, ex-senador Expedito Junior espera trazer neste início de ano para Rondônia, em visitas a Villhena, Ji-Paraná e Porto Velho, o presidenciável Aécio Neves, cuja assessoria esta organizando agenda de visitas na região Norte. Como o PSDB tem grande apelo em Rondônia, fruto da forte migração mineira e paranaense ele espera reforçar o tucanato e o Frentão.
Na peleja
O vice-prefeito Dalton di Franco (PDT) volta segunda feira do seu breve recesso já pensando na sua postulação á Câmara dos Deputados nas eleições de outubro. O apresentador abre o ano se reunindo com sua equipe para se planejar no ano político já que deverá ficar afastado alguns meses de seu programa cumprindo as exigências da legislação eleitoral.
Via Direta
*** A Assembléia Legislativa reabre as portas na semana que vem para mais um ano de atividades *** É ano político e como a maioria dos deputados tem base do interior as sessões do final de semana poderão ser esvaziadas *** Por falar em eleições uma carrada de ex-prefeitos já está no trecho buscando emplacar no pleito de outubro.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina