Quinta-feira, 9 de janeiro de 2014 - 18h16
SEM PAPAS NA LÍNGUA – COM CARLOS SPERANÇA
A caça aos votos
Já estamos na abertura da temporada de caça aos votos e os primeiros movimentos da classe política neste sentido já podem ser observados. O governador Confúcio Moura (PMDB) antecipou suas férias e já esta no batente, o senador Acir Gurgaz (PDT) já está percorrendo os municípios e nomes considerados governadoraveis como Bianco, Neodi, Expedito, Maurão de Carvalho e Alex Testoni conversam entre si reforçando as paliçadas para a formação de um “Frentão” visando enfrentar a coalizão liderada pelo PMDB.
Mesmo abatido com a condenação que o transformou em ficha suja, o ex-governador e atual senador Ivo Cassol (PP) procura montar um esquema competitivo para conquistar uma fatia do poder. De um lado negocia com o PMDB de Valdir Raupp, de outro com o PT dos seus tradicionais adversários Roberto Sobrinho e Fátima Cleide. Foi à forma que encontrou para romper o isolamento.
Os deputados estaduais e vereadores envolvidos na Operação Apocalipse se consideram puros, castos e inocentes e em condições de disputar cargos eletivos nas eleições de outubro. Com isto já começam a se apresentar com desenvoltura para o eleitorado. Apostam as fichas no esquecimento da opinião pública para continuar rapinando o dinheiro público
A indefinição
Desanimado com a indefinição do senador Ivo Cassol (PP) sobre a questão sucessória estadual, o deputado estadual Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste) esta desistindo da disputa do governo do estado no ano que vem. Como se sabe, o ex-governador tem acenado com três nomes para a peleja: sua esposa Ivone e os deputados Maurão de Carvalho e Neodi. Além disto, como se sabe conversa com o PT e o PMDB.
Maurão assume
O deputado Maurão de Carvalho (PP- Ministro Andreazza) assume a presidência da Assembléia Legislativa neste dia 13, segunda-feira. Foi o acordo firmado com o atual presidente Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho) em férias pelo Nordeste visitando os familiares. Maurão volta mais cedo as atividades de olho na possibilidade de assumir candidatura ao governo.
O maquinário
A prefeitura de Porto Velho espera receber o novo maquinário dentro de 90 dias. Até lá terá passado o inverno amazônico, será abril, na volta do verão, com muito sol e temperatura beirando os 30 graus, para então dar inicio de fato ao combate as alagações. Portanto, só será possível amenizar a situação e um cenário melhor para o inverno de 2015.
Disputa a bala
A periferia de Porto Velho assiste uma disputa a balas pelo controle de vendas de drogas. É uma contenda semelhante a que ocorre nos grandes centros, como nas favelas no Rio de Janeiro. A maioria dos homicídios verificados neste início de ano nos bairros teve droga no meio. A maioria das prisões tem o envolvimento com a venda de drogas. É coisa de louco!
A leitura
A leitura dos aliados e simpatizantes do Palácio Tancredo Neves sobre as manifestações do inicio da semana é que o prefeito de Porto Velho Mauro Nazif não está tão desgastado assim como tem proclamado a oposição. Afinal, ao ato púbico defronte o Palácio Tancredo Neves estiveram menos de 40 gatos-pingados, “mostrando que a coisa é bem diferente”. Nem são otimistas.
A parcimônia
O recente reajuste para os ministros do Supremo Tribunal Federal de 4,9 por cento vai funcionar como efeito cascata para governadores, secretários estaduais, membros do Ministério Púbico e conselheiros do Tribunal de Contas dos Estados. Foi um reajuste com parcimônia, bem diferente dos vereadores de Porto Velho que sapecaram aumento de mais de 100 por cento.
Com Aécio
O presidente regional dos tucanos, ex-senador Expedito Junior espera trazer neste início de ano para Rondônia, em visitas a Villhena, Ji-Paraná e Porto Velho, o presidenciável Aécio Neves, cuja assessoria esta organizando agenda de visitas na região Norte. Como o PSDB tem grande apelo em Rondônia, fruto da forte migração mineira e paranaense ele espera reforçar o tucanato e o Frentão.
Na peleja
O vice-prefeito Dalton di Franco (PDT) volta segunda feira do seu breve recesso já pensando na sua postulação á Câmara dos Deputados nas eleições de outubro. O apresentador abre o ano se reunindo com sua equipe para se planejar no ano político já que deverá ficar afastado alguns meses de seu programa cumprindo as exigências da legislação eleitoral.
Via Direta
*** A Assembléia Legislativa reabre as portas na semana que vem para mais um ano de atividades *** É ano político e como a maioria dos deputados tem base do interior as sessões do final de semana poderão ser esvaziadas *** Por falar em eleições uma carrada de ex-prefeitos já está no trecho buscando emplacar no pleito de outubro.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri