Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016 - 05h04
Aluizão meia boca
Das promessas dos governadores com prefeitos, dos ambiciosos projetos na região do Aeroclube em Porto Velho, onde nasceria uma arena multieventos, com um novo estádio, só restou brisa. O que vai sair mesmo, a rigor, é apenas uma reforma meia boca do estádio Aluizão Ferreira, que se resume a alguns reparos parciais das arquibancadas que comportam apenas 4 mil espectadores.
Diante dos vizinhos, Cuiabá, Rio Branco e Manaus, infelizmente Porto Velho confirma o status de patinho feio também em termos de áreas esportivas. Cuiabá tem a majestosa Arena do Pantanal, Rio Branco Arena da Amazônia e Manaus, um estádio capaz de se rivalizar com o que existe de mais moderno no mundo.
Numa cidade sem água, com a coleta de esgoto quase inexistente, onde as fezes pululam em algumas ruas por falta de saneamento, um estádio confortável é um sonho ainda distante. Nem rodoviária, centro de convenções, ou uma sede de prefeitura condigna a capital rondoniense conseguiu depois de 100 anos. Coisa de louco!
Dia de filiações
O PSDB marcou para o próximo dia 5 de março, seu Dia de Filiações, para alavancar a campanha da sua pré-candidata a prefeitura de Porto Velho Mariana Carvalho. No inicio da semana a tucaninha causou uma grande desilusão aos adversários ao confirmar a postulação na peleja de outubro. Agora todo mundo vai ter que refazer as contas, é um cenário que muitos partidos não esperavam.
Em dois turnos
Com a confirmação de Mariana Carvalho fica mais do que provável que teremos eleições em dois turnos na capital rondoniense em vista da fragmentação do eleitorado com tantos nomes. A campanha deve abrir polarizada entre ela e o prefeito Mauro Nazif (PSB), tendo uma terceira via se formando com Ribamar Araujo, que entra no PR no próximo dia 27. As definições começam a tomar corpo.
Outras definições
Com três nomes já definidos, mais o candidato do PMDB Williames Pimentel sob suspeita de acabar vice de Mariana ou Mauro Nazif, nos próximos dias também teremos os anúncios das candidaturas do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT), Odacir Soares (PP) e Edgar do Boi (PSDC). Ainda existem especulações em torno dos nomes de Aluízio Vidal (Rede), e Pimenta de Rondônia (PSOL).
Arrancada do PDT
O PDT marcou sua arrancada para as eleições de outubro na capital como o lançamento do seu dia de filiações, marcado para o mês que vem. Na oportunidade o senador Acir Gurgacz, presidente regional do partido vai abonar as fichas dos cristãos novos do socialismo moreno de Porto Velho e de outros municípios do estado. A legenda esta ganhando reforços importantes para as eleições.
A mobilização
Outros partidos também iniciaram a mobilização para a temporada. O PSD, do dirigente Moreira Mendes, teve encontro no final de semana para ajustar a sigla ao calendário e as alterações da legislação eleitoral. A legenda desmentiu a filiação do deputado federal Expedito Neto. E a dirigente Ivonete Gomes pediu uma participação mais firme das mulheres na política. “Basta de a mulher ser laranja nas campanhas eleitorais”, reclamou.
Via Direta
*** O boom madeireiro no Distrito de Realidade, as margens da rodovia 319, no Amazonas, já preocupa as autoridades ambientais amazonenses *** A fiscalização será mais rígida a partir de agora com o transporte da madeira ilegal *** Em Rondônia, explodem os loteamentos ilegais depois da ponte sobre o Rio Madeira *** È mais um baita pepino para ser resolvido no novo Plano Diretor de Porto Velho, cuja revisão já esta atrasada *** Nem as audiências públicas começaram.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu