Terça-feira, 20 de maio de 2014 - 19h15
A casa da mãe Joana
A rigor nada avançou, nada foi acertado e nada indica acordos sacramentados antes das convenções partidárias de junho. Vivemos uma autêntica casa da mãe Joana nos partidos quanto às definições das candidaturas ao governo do estado e o que mais prosperam são balões de ensaio daqui e dali.
No PT, se anunciou o Padre Tom como pré-candidato ao governo, mas acordo nacional pode mudar a coisa com a possibilidade dos petistas – que odeiam Confúcio – pularem cirandinha com o desafeto e indicar o vice na chapa situacionista. Como se sabe, os petistas são disciplinados e se Dilma ou Lula mandarem, eles obedecem cegamente à coisa.
Por sua vez, o PMDB vai catimbando o jogo a espera de contar com um vice do PT, enquanto enrola o PSB e o PDT. Já, os cassolistas não se entendem. O eixo PP/PR/PPS depende do coronelismo do Senador Ivo Cassol para saber o que vai fazer da vida nas eleições de outubro.
Na aliança liderada pelo PSDB/PSD/ PSDC, embora esteja definido Expedito Junior ao governo; Neodi Carlos a vice; e Moreira Mendes ao Senado, a homologação destas candidaturas vai depender da justiça. É coisa de louco!
Com certeza
Depois do encontro dos cardeais do PMDB com Lula, ontem, o partido liderado nacionalmente por Michel Temer tem como certeza a aliança com o beligerante e esquivo PT de Rondônia. Com a aliança o partido de Lula indicaria o vice de Confúcio e formaria uma baita chapa à Câmara dos Deputados: 1- Padre Tom 2- Roberto Sobrinho 3 – Fátima Cleide 4 – Anselmo de Jesus.
Sinuca de bico
Mesmo com forte nominata á Câmara dos Deputados, tendo nomes poderosos o PT de Rondônia entrou numa sinuca de bico ao ser rejeitado pelo trio PP/PR/PPS. Os petistas contavam com esta aliança para fazer ao menos dois deputados federais. Com isto a provável aliança com o PMDB ficará mais palatável já que servirá para tirar o partido do isolamento.
Maior produtor
Em matéria sobre o crescimento do pescado no Mato Grosso, a revista Veja cita em sua edição do fim de semana, o estado de Rondônia como o maior produtor de pescado em viveiro do País. De fato, em várias regiões – como as de Ariquemes e Rolim de Moura – tem aumentado o numero de produtores e há mais de uma década a atividade vem contribuindo com a economia do estado.
Recorde negativo
Em 34 anos de Rondônia nunca vi tantas placas de aluga-se de salas e galpões comerciais na região central de Porto Velho, inclusive em avenidas importantes, como a Carlos Gomes. O nosso pós usinas levou muitos comerciantes a se mudarem para Altamira no Pará, onde se ergue a hidrelétrica de Belo Monte e com o pós enchentes se constata que a coisa se agravou de vez.
A lentidão
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia – Faperon, Chico Padre lamentou no final de semana a lentidão dos processos de regularização fundiária em Rondônia. Segundo ele, várias regiões vivem sérios transtornos com a morosidade e centenas de pequenos produtores são prejudicados pela falta dos títulos para conseguirem financiamentos.
Via Direta
***Para eleição a Assembléia Legislativa, o PTN de Lebrão deve celebrar coligação com a nominata do PMDB *** As tratativas já estão em estudos *** Os Democratas não decidiram nada sobre a sucessão estadual em Rondônia, mas são considerados “reforços” tanto pelos governistas como pela oposição *** Bianco estuda as alianças com todo cuidado.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri