Quinta-feira, 24 de outubro de 2013 - 18h01
A coisa vem de longe...
Quem acha que o envolvimento dos políticos com o crime é algo recente em Rondônia esta redondamente enganado. Chegamos ao ápice da vergonha, agora, com dois deputados estaduais e um deputado federal presos e um senador condenado, mas as coisas vêm desde o surgimento do estado, quando um ladrão de gado, ex- foragido do Paraná se elegeu deputado estadual. Alguém descobriu o “segredo” em Maringá (PR) e foi enviada uma cópia de um jornal local – com direito a foto - da prisão do sujeito em 1978 e as cópias se espalharam pelos corredores do Poder Legislativo estadual na primeira legislatura. Um baita escândalo.
Na década de 90, tivemos a chamada bancada do pó que enlameou Rondônia até a medula. Antes de nosso estado chegar ao fundo do poço, com tantas prisões e afastamentos de presidentes da Assembléia Legislativa, tivemos na década passada um deputado estadual envolvido em assalto a bancos e roubo de carretas, com base em Alvorada do Oeste e região. Esteve muitos anos na cadeia antes de falecer de ataque cardíaco. O que dizer do escândalo das fitas e das propinas de parlamentares gravados por Cassol e divulgadas no Fantástico?
Enfim, na cadeia já tivemos hospedes ilustres, como o ex-senador Ernandes Amorim e tantos outros políticos. Ultimamente até petistas, que antigamente militavam contra a corrupção, têm sido inquilinos de presídios. Até quando?
No trecho
Tudo indica ser irreversível a candidatura ao governo do estado do ex-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos. Ele vai pilotar a aliança PP/PPS/PR/PSDC/PV/PTN e já esta no trecho com apoio do senador Ivo Cassol Na semana passada percorreu a região central, nos últimos dias visitou as lideranças de Machadinho, Cujubim e 5º BEC
A nominata
O PMDB vai definindo sua nominata a Assembléia Legislativa com os candidatos a reeleição Zequinha Araujo (Porto Velho), Edson Martins (Urupá) e Edvaldo Soares (Ji-Paraná), mais a vereadora Ana Negreiros e empresário Fernando Prado (Porto Velho).
O partido terá nominata completa já que os pequenos estão ariscos em fechar com as chapas fortes.
Sem maioria
O prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSB) esta com a maioria rachada na Câmara de Vereadores. Não pode dar mole, pois quando a oposição fica com a asa crescida, logo começa a tocar terror, com a possibilidade de impeachment. Nem sempre terá alguma operação policial, como a Apocalipse que levou em cana o então líder da oposição Jair Montes.
Casos de família
Além de dois deputados presos, a família Donadon, um dos clãs mais tradicionais da política rondoniense, vê agora o ex-prefeito de Vilhena Marlon Donadon já condenado e perdendo seus direitos políticos. Mais adiante, a dinastia pode ampliar ainda mais as condenações, já que o ex-prefeito Melki Donadon é alvo de tantos processos durante sua trajetória política.
Voto aberto
Muitos vereadores de Porto Velho eram contrários a proposta da instituição de voto aberto – projeto do vereador Leo Moraes, o grande destaque da atual legislatura – mas acabaram votando a favor pela pressão de populares na sessão que acabou quase em briga com o tucano Edilson Lemos que tentou por todos os meios tirar a matéria de pauta.
A expectativa
O jogo de estratégia do vereador Leo Moraes é de buscar transparência na votação do relatório da comissão processante que examina os casos dos vereadores envolvidos na Operação Apocalipse. Com a votação aberta, Rondônia saberá quem é quem no Legislativo. Muitos falavam em punição para os infratores, mas na verdade queriam salvar o pescoço de Jair Montes etc.
Piada infame
Depois de defender tanto os vereadores corruptos da Operação Apocalipse, rolou esta piadinha infame - e discriminatória - nos corredores da Câmara Municipal de Porto Velho. “Na falta de macho, Edmilson Lemos assumiu a liderança governista”. É ruim, heim? Faltam machos alfas na situação??????
Via Direta
*** Entusiasmados com as emancipações de Extrema e Tarilândia, os lideres Ismério e Gordurinha estão lançando a campanha autonomia já para o Distrito de Calama *** Amigos cumprimentaram ontem o jornalista Valdir “Lobão” Costa, pelos seus 67 anos *** Ele assina atualmente a coluna RD, no site Rondônia Dinâmica.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri