Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A corrida sucessória


A corrida sucessória

Ontem, ao final do prazo concedido pela justiça eleitoral para o registro das candidaturas, se apresentaram para disputar o governo do estado cinco candidatos. Seriam seis, se o juiz aposentado Leo Fachin (PTC) não tivesse desistido da empreitada.A corrida sucessória - Gente de Opinião

Com cerca de 1.200.000 mil eleitores, Rondônia vai eleger governador pelo voto direto – o primeiro foi em 1986 com Jerônimo Santana – pela oitava vez. Já foram eleitos, além de Jerônimo, Oswaldo Piana, em 90; Valdir Raupp em 94; José Bianco em 1998; Ivo Cassol em 2002, reeleito em 2006, e Confúcio Moura em 2010.

Reeleito até agora só Ivo Cassol, que ficou fora do pleito deste ano por te se tornado ficha suja, mas esta lançando sua irmã Jaqueline para a empreitada. Outra curiosidade é a hegemonia do PMDB em Rondônia: Além do mandato tampão de Ângelo Angelim que substituiu Teixeirão em 85, indicado pela Aliança Democrática, unindo PMDB/PFL, já emplacou três governadores: Jerônimo, Raupp e Confúcio Moura.

Desde a primeira eleição, só dois governadores foram eleitos pela capital: Santana e Piana. Os demais, Bianco (Ji-Paraná), Raupp (Rolim), Cassol (Rolim) e Confúcio (Ariquemes), todos do interior. Veja os candidatos de 2014:

Confúcio Moura

A corrida sucessória - Gente de Opinião

O atual governador Confúcio Moura (PMDB-Ariquemes) busca a reeleição e tem como vice Daniel Pereira (PSB). O candidato da aliança ao Senado é Acir Gurgaz (PDT) que também pleiteia a reeleição. A coalizão tem como base de sustentação as principais nominatas de candidatos a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados.

 

Expedito Junior

A corrida sucessória - Gente de Opinião

O ex-senador Expedito Júnior (PSDB-Rolim) homologou como vice o deputado estadual Neodi Carlos (PSDC) e tem na dobradinha ao Senado o ex-deputado federal Moreira Mendes (PSD) que poderá ser substituído pelo promotor Hildon Chaves (PSDB) caso o titular tenha seu registro de candidatura indeferido. A coligação larga como o principal antagonista do governo que ai esta.
 

Jaqueline Cassol

A corrida sucessória - Gente de Opinião

A irmã do senador Ivo Cassol (PP-Rolim), Jaqueline (PR) disputa o governo devido ao impedimento do senador Ivo, depois da sua recente condenação por improbidade administrativa. Também foram lançados da mesma família, a esposa do atual senador, Ivone Cassol (PP) e sua filha Karine (PR). A coligação rachou na convenção e alguns dissidentes pularam fora do barco


 

Padre Ton

A corrida sucessória - Gente de Opinião

Numa chapa puro sangue do PT, o Padre Ton (Alto Alegre) terá como vice a vereadora Fatinha, de Porto Velho. Ton tem se revelado um parlamentar combativo. Lutou até o fim para que a legenda tivesse candidatura própria e o candidato ao Senado da sua composição deverá ser Acir Gurgacz (PDT), que aliado da legenda de primeira hora da presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional.


 

Nascimento Silva

A corrida sucessória - Gente de Opinião

O candidato Nascimento Antônio da Silva (Porto Velho), conhecido como Pimenta de Rondônia, pilota a Frente de Esquerda, formada pelo PSOL/PSTU/PCB. Tem como vice a professora Maria Regineilse Ribeiro do PSTU e como candidato ao Senado da coligação o pastor evangélico Aluízio Vidal que disputou a prefeitura de Porto Velho na eleição de 2012.

Via Direta

*** O horário eleitoral gratuito já começa agora, poluindo novos ouvidos nos próximos meses *** Neste ano teremos mais rigor na fiscalização de abusos dos candidatos e as multas são bem elevadas *** Três ex-senadores disputam uma cadeira a Câmara dos Deputados em outubro: José Bianco (Ji-Paraná), Amir Lando (Porto Velho) e Ernandes Amorim (Ariquemes).

Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)