Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A crise de lideranças


A crise de lideranças - Gente de Opinião
 

O último governador eleito por Porto Velho foi Oswaldo Piana Filho em 1990 e isto aconteceu por uma fatalidade, já que o representante da capital não tinha garantido inicialmente vaga no segundo turno naquele pleito. Já se passaram 24 anos e a capital rondoniense não conseguiu emplacar um novo mandatário no Palácio Presidente Vargas, embora tenha se esforçado com nomes da estatura dos ex-prefeitos José Guedes, Chiquilito Erse e Carlinhos Camurça, além da então senadora Fátima Cleide, entre outros nomes.

Se constata que na eleição de 2014, mais uma vez Porto Velho não terá representantes a altura na disputa estadual e se bobear, talvez nem vice. Infelizmente a capital padece com uma crônica crise de lideranças e nomes que projetavam futuro grandioso, como o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) ou o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho (PSD) acabaram não vingando.

Não bastasse a ausência de lideranças, hoje o interior do estado já beira um milhão de eleitores, enquanto que Porto Velho conta com cerca de 300 mil. Com isto os principais blocos que disputam o governo estadual acabaram priorizando alianças regionais interioranas, lançando mão do bairrismo. 

A crise de lideranças - Gente de OpiniãoFios do bigode

Um dia antes da convenção do PP, o deputado Maurão de Carvalho afirmou que caso traído abandonaria a política porque ele não era como Ivo Cassol que não honrava a palavra e os fios do bigode. Bateu no peito afirmando que já tinha compromissos com outros deputados e que ele, sim honraria os fios do bigode, mostrando que existem políticos com honra. Para resumir: Maurão acaba de anunciar que é candidato a reeleição...

Gente de OpiniãoAté sábado

As marchas e contra-marchas no cenário político estadual devem estender até sábado, último dia de registro das candidaturas. Por conseguinte até lá, muitas alianças serão feitas e refeitas, a central de boatos ganhará corpo. Além disto, como ninguém mais confia em ninguém os acordos só serão cumpridos depois dos signatários ver  a coisa ao vivo,  preto no branco registrado em ata no cartório.

Gente de OpiniãoVirando a casaca

O ex-deputado federal Miguel de Souza que esteve da campanha do tucano Expedito Junior na eleição passada, virou a casaca nesta eleição e agora apóia Jaqueline Cassol. A temporada esta repleta de trairagens de um lado para outro e até o registro das candidaturas no sábado ainda teremos muitas surpresas rolando na aldeia e até roca de candidatos em algumas coligações já formadas.

Gente de OpiniãoA valorização

Com o PMDB aceitando os clamores dos partidos dissidentes na sua coalizão e que estavam se afastando do projeto de reeleição do governador Confúcio Moura, tudo vai voltando ao normal. A brigarada toda era porque o partido governista não estava valorizando as siglas aliadas. No momento em que reconheceu a importância das agremiações preteridas nas nominatas a Câmara dos Deputados e ALE tudo acabou se resolvendo.

Gente de OpiniãoAs nominatas

Ainda ontem era enorme a agitação nos bastidores para ajeitar as nominatas de candidatos a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Vários partidos queriam ingressar nas chapas do PMDB sob feroz resistência de alguns postulantes. Vitório Cherque, ex-presidente da AROM, por exemplo queria impedir a todo custo ontem a inclusão de Lebrão na chapa peemedebista.

Via Direta

Gente de Opinião*** Passadas as convenções, os partidos se movimentam para arrumar a documentação para garantir o registro dos seus candidatos *** O tempo urge e ruge, já que o prazo de registros estabelecido pelo TRE é até o dia 5, sábado *** Na falta de alianças, o PT ensaiava ontem uma nominata puro sangue a Câmara dos Deputados. Mas até sábado novas alianças poderão prosperar.

  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)