Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 - 18h52
A sucessão
Impressiona como a classe política esta empenhada em antecipar a corrida sucessória presidencial, como também nos estados. Na esfera federal pintam como postulantes a presidente Dilma a reeleição, o tucano Aécio Neves, Marina Silva e o governador Eduardo Campos (PE)
Em Rondônia
Em Rondônia tem muita gente se assanhando mesmo com impedimentos. Mesmo assim, Ivo Cassol e Expedito Júnior já correm trecho, com forte movimentação pelo interior. No PMDB, caso Confúcio Moura desista, o PMDB tem como opção a campeã de votos a Câmara Federal Marinha Raupp.
As rivalidades
As rivalidades tribais podem chegar ao auge na Zona da Mata em 2014, se os rolimorenses Ivo Cassol (PP), Expedito Júnior (PSDB) e Marinha Raupp (PMDB) forem candidatos ao governo. A pequena aldeia teve dois candidatos ao governo em 2010 (Cahula e Expedito) e dois ao Senado (Raupp e Ivo).
Ocupando espaço
Enquanto no âmbito nacional, temos a velha polarização PT/PSDB com seus possíveis postulantes já planejando percorrer o país em caravanas, em Rondônia a coisa esta nebulosa. Mas na oposição, um nome vai se consolidando, que é o deputado Hermínio Coelho (PSD).
Dois meses
Na quinta-feira os prefeitos completam os primeiros 60 dias de administração. A avaliação da maioria não é das melhores, mesmo porque pegaram uma herança pesada, assumiram no auge das chuvas e com os recursos escassos. Mas Testoni, reeleito em Ouro Preto, me parece que tem uma gestão mais azeitada.
Coisa de louco!
Não bastasse o colapso na saúde – e a dengue tomou conta de uma vez – a segurança pública deixa a desejar. Tem aumentado assustadoramente o número de assaltos e arrombamentos em Porto Velho. E têm os crimes insolúveis, o desaparecimento de menores e as drogas causando embates sangrentos.
Lebrão Junior
A região do médio Guaporé entende que chegou à hora de eleger seu primeiro deputado federal. O clã Lebrão, que detém um deputado estadual e uma prefeita, agora volta suas atenções para eleger Lebrão Junior à Câmara Federal em 2014. A região é unida e muito bairrista.
SOS Guajará
O município de Guajará Mirim e a região da fronteira coma Bolívia esta pedindo socorro, clamando por ajuda. Não bastasse o acesso pela rodovia 425, em situação lamentável, a saúde entrou em pane e os recursos prometidos não chegam para salvar uma situação que se arrasta desde as gestões anteriores.
Esclarecimento
A liderança emergente Aluizio Vidal (PSOL) negou que tenha sido procurado ou que tenha dado algum depoimento em favor do ex- prefeito Roberto Sobrinho, a propósito de registro feito nesta coluna na semana passada. Mas um site local divulgou uma frase sua autoria dizendo que ele acreditava na inocência do alcaide.
A partir da proposta de aproveitar espaços urbanos ociosos para oferecer hospedagem a jovens viajantes dispostos a ir além dos caminhos apontados pelo turismo convencional, o arquiteto Guilherme de Vasconcelos, da Universidade Federal de Minas Gerais, cunhou um projeto que pode mudar face e economia do turismo.
Seus hotéis-cápsulas instalam novas possibilidades de hospedagem em locais antes improváveis e não passíveis de receber construções, por ser de emprego provisório e não permanente. Vasconcelos abre o leque de possibilidades de sua proposta arquitetônica ao sugerir que um morador do imóvel com espaços ociosos que esteja interessado em empreender opções turísticas de temporada alugue ou compre uma cápsula para ser colocada no terraço de sua casa ou no quintal, por exemplo.
A ideia do arquiteto mineiro segue a mesma lógica de iniciativas como o CouchSurfing e o Bed and Breakfast, que viabilizam serviços de hospedagem colaborativa a partir de comunidades virtuais.
O CouchSurfing é um serviço de hospitalidade com base na Internet com mais de um milhão de membros em mais 180 países. O serviço se baseia numa proposta bem simples: alugar o sofá da sala para viajantes de passagem.
A proposta de Guilherme Vasconcelos, por sua vez, oferece o quarto de dormir inteiro, com suas cápsulas modulares e desmontáveis, que funcionem como quartos itinerantes de hotel itinerantes. É o que ele chama de “alternativa físico-digital para otimizar o potencial turístico de cidades em todo o mundo.
Em todos os lugares há espaços subaproveitados, como topos de casas e de prédios, que podem ser utilizados para abrigar cápsulas. Como as peças se encaixam, é possível montar acomodações de diferentes tamanhos, desde uma pequena suíte até uma edificação maior.
O projeto foi idealizado para que as cápsulas sejam facilmente montadas por duas pessoas em menos de um dia. A estrutura proposta é de painéis de fibra de vidro e isopor – combinação de materiais que oferece resistência, leveza e tem baixo custo.
Os painéis possuem baixa condutividade térmica, garantindo um ambiente confortável e independente do clima externo, diferenciando as cápsulas dos módulos de contêineres já usados para outras finalidades.
Via Direta
***As estatísticas apontam 37 mortes em 2013 nos rios da Amazônia ** Urge a fiscalização e renovação da frota sucateada *** O PP realizou encontro estadual em Rolim no final de semana para reafirmar o nome do senador Ivo Cassol ao governo do estado.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis