Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A desmoralização da classe política em Rondônia


Em recesso

A Assembléia Legislativa trabalhou pesado até a madrugada de ontem limpando a pauta e entrando em recesso depois de uma sessão ordinária pela manhã. Foram aprovados, entre outros projetos, o orçamento 2012, a terceirização da saúde com as OSs e aprovação da estrutura do gabinete da líder do governo Edson Martins (PMDB-Urupá)



 

A desmoralização da classe política em Rondônia  - Gente de Opinião

Cassação já

Ganha espaço e apoio da opinião publica a campanha “Cassação Já”, do jornal eletrônico Rondoniaaovivo. Como reflexo, os estudantes já coletaram mais de cinco mil assinaturas pedindo punição para os oito propineiros que envergonharam Rondônia pelo Brasil afora. A campanha avança e não permite o esquecimento das barbaridades.

A desmoralização

A desmoralização da classe política em Rondônia é tão grande que já foram lançadas – e com respaldo popular – as candidaturas da Bailarina da Praça e do presidente do Clube dos Cornos, ambos denotando muito mais credibilidade que os políticos da terrinha para a prefeitura da capital. É coisa de louco!


 

A desmoralização da classe política em Rondônia  - Gente de OpiniãoPrévias tucanas

O PSDB anuncia prévias em meados do ano que vem para escolher seu candidato próprio à prefeitura de Porto Velho. Participam da seleção o ex-deputado Alexandre Brito, o promotor Ivo Benitez e a vereadora Mariana Carvalho, conforme informou ontem o presidente do Diretório Municipal Lindomar Careiro.

A desmoralização da classe política em Rondônia  - Gente de OpiniãoMais espaço

Com o PMDB mais sujo do que poleiro com a Operação Termópilas e o PT com sua presidente Epifânia Barbosa vaiada por onde aparece, Mauro Nazif (PSDB) e Lindomar Garçon (PV) vão ganhando mais espaço na opinião pública para a peleja do Palácio Tancredo Neves no ano que vem.

Gente de OpiniãoEm ascensão

Por falar em Nazif, o PSB é o partido que projeta a maior ascensão nas eleições municipais em Rondônia em 2012. Senão vejamos: a legenda tem candidatos de ponta em Porto Velho, Ji-Paraná e Pimenta Bueno e trabalha na reeleição dos prefeitos Marcondes (em Parecis), Dirceu (Alto Alegre) e Célio (Urupá).

A desmoralização da classe política em Rondônia  - Gente de OpiniãoHomem bomba

Como convêm aqueles políticos que já foram presos e aprenderam que se comportar como os reis da cocada preta é péssimo negócio, o presidente afastado da Assembléia Legislativa Valter Araújo, o homem bomba, até agora não deu um pio. Tem sido bom cabrito, pois poderia ferrar muitos aliados, traíras e desafetos, se quisesse.

Gente de OpiniãoRede de esgoto

De passagem por Porto Velho onde manteve audiências na Assembléia Legislativa e nas secretarias estaduais visando garantir recursos para Pimenta Bueno, o vereador Clayton Roque, que pinta como favorito nas primeiras sondagens naquele município, explicou que o grande gargalo da sua cidade hoje é a falta de rede de esgoto. Apenas 6 por cento da população local é atendida.
 



Do Cotidiano

Em Educação elo útero
 

É possível educar ou pelo menos ensinar seja lá o que for a uma criança que nem nasceu? Há quem veja isso possível, não em futuro remoto, mas já. Ele não é nenhum maluco: ao contrário, é um dos mais importantes cientistas do planeta: o brasileiro Miguel Nicolelis, 50, não só acredita que é possível começar a educação das crianças antes de nascer como decidiu ele mesmo pôr em prática seus conceitos e quer sensibilizar a presidenta Dilma Rousseff a levar seu experimento a todo o Brasil.

Quem é afinal, o cientista que faz essa revolucionária proposta? Neurocientista nascido em São Paulo, filho da escritora Giselda Laporta Nicolelis, autora de livros infanto-juvenis, Miguel Nicolelis foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, segundo a revista Scientific American e, pela revista Época, um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Ainda um desconhecido para a maioria da população, entretanto, é bem provável que a proposta de espalhar pelo Brasil unidades do projeto que ele desenvolve na escola do Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lily Safra, no município de Macaíba (RN), também o conduza à popularidade.

O município de Macaíba, como tantos outros do Nordeste, vive uma situação sofrível no tocante à educação em geral. Diante dessa dura realidade, a ousadia do projeto de Nicolelis merece consideração no mínimo por ter se originado em uma das mentes mais brilhantes do mundo.

O experimento é amplo, mas poderia ser resumido rapidamente assim: as mulheres com gravidez de risco são assistidas, as crianças nascidas recebem o atendimento necessário e vão transitar pelas várias etapas da infância e da vida escolar recebendo ensino científico, até que seu preparo intelectual, em nível de pós-graduação, seja colocado a serviço da sua comunidade. A criança é acompanhada antes de nascer até completar sua formação profissional.

O cientista pretende que o modelo já em desenvolvimento na pobre Macaíba seja replicado em outras 12 cidades brasileiras. A intenção foi anunciada em conferência no Teatro Alberto Maranhão, em Natal.
 


 

Via Direta

***Com seus viadutos concluídos o município de Pimenta Bueno comemora novos rumos *** A Princesinha da BR quer recuperar os bons tempos *** A crescente bandidagem na região de Jacinópolis também preocupa as autoridades de segurança pública de Rondônia.  

 

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)