Sexta-feira, 16 de dezembro de 2011 - 07h04
Em recesso
A Assembléia Legislativa trabalhou pesado até a madrugada de ontem limpando a pauta e entrando em recesso depois de uma sessão ordinária pela manhã. Foram aprovados, entre outros projetos, o orçamento 2012, a terceirização da saúde com as OSs e aprovação da estrutura do gabinete da líder do governo Edson Martins (PMDB-Urupá)
Cassação já
Ganha espaço e apoio da opinião publica a campanha “Cassação Já”, do jornal eletrônico Rondoniaaovivo. Como reflexo, os estudantes já coletaram mais de cinco mil assinaturas pedindo punição para os oito propineiros que envergonharam Rondônia pelo Brasil afora. A campanha avança e não permite o esquecimento das barbaridades.
A desmoralização
A desmoralização da classe política em Rondônia é tão grande que já foram lançadas – e com respaldo popular – as candidaturas da Bailarina da Praça e do presidente do Clube dos Cornos, ambos denotando muito mais credibilidade que os políticos da terrinha para a prefeitura da capital. É coisa de louco!
Prévias tucanas
O PSDB anuncia prévias em meados do ano que vem para escolher seu candidato próprio à prefeitura de Porto Velho. Participam da seleção o ex-deputado Alexandre Brito, o promotor Ivo Benitez e a vereadora Mariana Carvalho, conforme informou ontem o presidente do Diretório Municipal Lindomar Careiro.
Mais espaço
Com o PMDB mais sujo do que poleiro com a Operação Termópilas e o PT com sua presidente Epifânia Barbosa vaiada por onde aparece, Mauro Nazif (PSDB) e Lindomar Garçon (PV) vão ganhando mais espaço na opinião pública para a peleja do Palácio Tancredo Neves no ano que vem.
Em ascensão
Por falar em Nazif, o PSB é o partido que projeta a maior ascensão nas eleições municipais em Rondônia em 2012. Senão vejamos: a legenda tem candidatos de ponta em Porto Velho, Ji-Paraná e Pimenta Bueno e trabalha na reeleição dos prefeitos Marcondes (em Parecis), Dirceu (Alto Alegre) e Célio (Urupá).
Homem bomba
Como convêm aqueles políticos que já foram presos e aprenderam que se comportar como os reis da cocada preta é péssimo negócio, o presidente afastado da Assembléia Legislativa Valter Araújo, o homem bomba, até agora não deu um pio. Tem sido bom cabrito, pois poderia ferrar muitos aliados, traíras e desafetos, se quisesse.
Rede de esgoto
De passagem por Porto Velho onde manteve audiências na Assembléia Legislativa e nas secretarias estaduais visando garantir recursos para Pimenta Bueno, o vereador Clayton Roque, que pinta como favorito nas primeiras sondagens naquele município, explicou que o grande gargalo da sua cidade hoje é a falta de rede de esgoto. Apenas 6 por cento da população local é atendida.
Do Cotidiano
Em Educação elo útero
É possível educar ou pelo menos ensinar seja lá o que for a uma criança que nem nasceu? Há quem veja isso possível, não em futuro remoto, mas já. Ele não é nenhum maluco: ao contrário, é um dos mais importantes cientistas do planeta: o brasileiro Miguel Nicolelis, 50, não só acredita que é possível começar a educação das crianças antes de nascer como decidiu ele mesmo pôr em prática seus conceitos e quer sensibilizar a presidenta Dilma Rousseff a levar seu experimento a todo o Brasil.
Quem é afinal, o cientista que faz essa revolucionária proposta? Neurocientista nascido em São Paulo, filho da escritora Giselda Laporta Nicolelis, autora de livros infanto-juvenis, Miguel Nicolelis foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, segundo a revista Scientific American e, pela revista Época, um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
Ainda um desconhecido para a maioria da população, entretanto, é bem provável que a proposta de espalhar pelo Brasil unidades do projeto que ele desenvolve na escola do Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lily Safra, no município de Macaíba (RN), também o conduza à popularidade.
O município de Macaíba, como tantos outros do Nordeste, vive uma situação sofrível no tocante à educação em geral. Diante dessa dura realidade, a ousadia do projeto de Nicolelis merece consideração no mínimo por ter se originado em uma das mentes mais brilhantes do mundo.
O experimento é amplo, mas poderia ser resumido rapidamente assim: as mulheres com gravidez de risco são assistidas, as crianças nascidas recebem o atendimento necessário e vão transitar pelas várias etapas da infância e da vida escolar recebendo ensino científico, até que seu preparo intelectual, em nível de pós-graduação, seja colocado a serviço da sua comunidade. A criança é acompanhada antes de nascer até completar sua formação profissional.
O cientista pretende que o modelo já em desenvolvimento na pobre Macaíba seja replicado em outras 12 cidades brasileiras. A intenção foi anunciada em conferência no Teatro Alberto Maranhão, em Natal.
Via Direta
***Com seus viadutos concluídos o município de Pimenta Bueno comemora novos rumos *** A Princesinha da BR quer recuperar os bons tempos *** A crescente bandidagem na região de Jacinópolis também preocupa as autoridades de segurança pública de Rondônia.