Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A difícil recuperação de Porto Velho


A difícil recuperação de Porto Velho - Gente de Opinião

A difícil recuperação

Com queda na geração de emprego e renda, o município de Porto Velho que viveu seu apogeu nos últimos anos com boons imobiliários, no comércio varejista e nos ramos hoteleiro e de restaurantes, assiste com a enchente do Rio Madeira seus piores dias. O Cadastro Geral de Empregos –CAGED do Ministério do Trabalho tem registrado a decadência local, depois de a capital rondoniense ter liderado nos últimos anos o ranking da criação de empregos com carteira assinada.

Agora as projeções de crescimento não são das melhores. A recuperação econômica de Porto Velho vai demandar sangue, suor e lagrimas nos próximos anos e estamos assistindo estabelecimentos comerciais fechando e milhares de imóveis destinados para aluguel e a venda encalhada nas imobiliárias. Temos um processo de migração de empresários da construção civil e de trabalhadores para outros estados.

Na cidade urge um novo plano diretor para ordenar a situação. Na zona rural, apoio aos colonos tão afetados pela cheia. Com suas plantações e rebanhos dizimados pelo avanço das águas do madeirão, nossos ribeirinhos terão uma travessia dolorosa a partir da vazante. Enfim, teremos dias difíceis pela frente.

PT indefinido

O encontro estadual do PT no sábado só definiu que o partido não vai se aliar ao PMDB de Confúcio Moura e que por enquanto o candidato ao governo da legenda é o Padre Tom. Um possível acordo com o PP de Ivo Cassol foi adiado e o irmão do senador César Cassol que poderia disputar o Senado, foi fritado e resolveu permanecer na prefeitura de Rolim de Moura.

Asas aparadas

O fracasso das negociações de César Cassol para disputar o governo tem um dedinho do ex-senador Expedito Junior. O vice do prefeito de Rolim é Luizão do Trento, do PSDB, orientado para fazer uma devassa nas contas do alcaide rolimorense e detonar todos os secretários municipais. Com tudo isto, César  acabou com as asas aparadas, mas saiu disparando sua metralhadora contra Ivo, Raupp e Marinha por pouco ajudarem o município.

Os entendimentos

O senador Ivo Cassol, presente ao encontro dos petistas – quem diria, heim? – fez um discurso de conciliação com os antigos desafetos e confirmou que os entendimentos entre os partidos para uma aliança continuam. Nos bastidores o que se sabe é que o ex-governador vai se aliar ao PT se houver alguma recomendação do Diretório Nacional.

Nos bastidores

Se por um lado, o PP de Ivo Cassol não terá candidato ao Senado, de outro o partido e sua aliança esta preparada para projetar um candidato ao governo. Neste caso a coisa esta difícil já que as tratativas com outras agremiações continuam e o ex-governador descarta o lançamento de sua esposa Ivone. Enfim, depois dos mistérios de Confúcio, agora temos os mistérios de Ivo Cassol.

Na nominata

O ex-vereador Rubinho Luz, filho do saudoso Amizael Silva, reforça a nominata de candidatos a Assembléia Legislativa pelo PSB. Depois do falecimento do seu pai, Rubinho até tinha se afastado da política, mas foi intimado pelo diretório estadual para entrar nas paradas. Ontem ele confirmou ao colunista sua disposição e manifestou sua confiança no projeto.

Via Direta

*** O apresentador Aélcio da TV é um dos destaques da nominata do PP a Assembléia Legislativa nas eleições de outubro *** O vereador Marcelo Reis (PV) retomou as atividades no programa policial da TV Allamanda *** Tem uns caras de um jornaleco impresso muito ingratos e sem noção. *** Injustificável o ataque contra o senador Acir. É só alguém crescer nas pesquisas que logo leva lambada de missa encomendada.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)