Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A estratégia para isolar Mauro Nazif


A estratégia para isolar Mauro Nazif  - Gente de OpiniãoO isolamento

Por falar em eleições, os adversários de Mauro Nazif trabalham no sentido de minar as alianças do candidato que liderava a corrida sucessória na capital. Já esta bem desenhada a estratégia de isolar Nazif, visando seu enfraquecimento. Cabe a ele reagir com eficiência ao jogo do inimigo.

 

Gente de OpiniãoNoiva cobiçada

Como uma noiva cobiçada, os Democratas estão sendo alvo da paquera em Porto Velho pelo “Frentão” de Miguel de Souza, pelo PSB de Mauro Nazif e pelo PMDB do governador Confúcio Moura. Com amplo espaço na televisão, o partido liderado por Bianco estuda as “cantadas”.

A estratégia para isolar Mauro Nazif  - Gente de OpiniãoDesmoronando

É incrível como as coisas estão desmoronando em Rondônia. É a BR 364, são as barrancas do Rio Madeira, as candidaturas a prefeito desmoralizadas pelo projeto ficha limpa e pela reprovação das contas dos políticos. Ao meio desta desgraceira toda, a boa noticia é  que o estado tem aumentado à arrecadação.

 

Transrondônia

Constatando tantos problemas ocorridos com a interrupção ao longo da rodovia 364 – de protestos populares a crateras gigantes - mais do que nunca o projeto da construção da estrada  paralela Transrondônia, anunciada por Confúcio,  ganha força e importância. Deve ser priorizada.

 

A violência...

A Câmara dos Deputados começa a analisar o projeto de lei de autoria do deputado Juni Abe (PSD-SP) que aumenta a pena para crimes cometidos contra professores, alunos e servidores em ambiente escolar. Nada mais oportuno já que o tráfico e a criminalidade chegaram aos estabelecimentos de ensino.

 
 

...E a penalidade

Conforme o teor do projeto que visa mudar a realidade vivenciada nos estabelecimentos de ensino onde cada vez mais se levam armas para os bancos escolares, será qualificado o homicídio cometido dentro das escolas. Assim, a pena de 6 a 20 anos de reclusão, vai aumentar de 12 a 30 anos.

 
 

O crescimento

Perante convencionais do partido inicio da semana, em Ji-Paraná, o presidente regional do PDT, senador Acir Gurgacz enfatizou a presença do socialismo moreno em 48 municípios do estado.  A legenda pretende agora criar asas a partir das eleições municipais e, para tanto intensifica a preparação dos seus quadros.

 
 

Os ex-prefeitos

Os ex-prefeitos de Porto Velho não devem disputar cargos eletivos em 2012. Tanto Sebastião Valadares, como Jerônimo Santana, Tomás Correia, José Guedes e Carlinhos Camurça, pelos mais variados motivos ficarão fora da peleja. Em 2014, pelo menos Camurça pode voltar às paradas.

 
 


 

A estratégia para isolar Mauro Nazif  - Gente de Opinião


A parceria

O prefeito Roberto Sobrinho e o governador Confúcio Moura tiveram nova reunião de trabalho para renovar os votos de parceria. Obras rurais relevantes foram tratadas no encontro, mas a mais importante foi relacionada à construção da nova rodoviária da capital.
 

 

 

Do Cotidiano

 A ideologia da moda

O “desenvolvimentismo” é uma espécie de ideologia da moda nos países emergentes, identificados pela sigla BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O ecologismo ou preservacionismo, por sua vez, é a moda que vai crescendo nos países ditos desenvolvidos, que neste momento apresentam, por conta da gravíssima crise mundial, um refluxo cujas consequências ainda são incalculáveis.

Como são dois conceitos considerados opostos e que por isso aparentemente se excluem, as pessoas são tentadas a optar radicalmente e sem reservas por uma ou por outra. Mas essa não é a atitude mais consciente e elogiável: o extremismo e a intransigência não conduzem a bom porto.

Os países emergentes precisam se desenvolver porque descobriram que seus povos precisam progredir economicamente de modo que esse progresso venha se traduzir em promoção social, geração de empregos e redistribuição de renda.

Por sua vez, os povos dos países desenvolvidos já adquiriram a consciência de que progredir sem preservar o meio ambiente é nefasto para a vida em todos os seus aspectos. Sobretudo a frágil vida humana, submetida a destemperos climáticos e a poluições doentias e destrutivas: da malcheirosa e visível na água e na terra até a inodora e invisível no ar.

É da máxima importância, portanto, que os países emergentes escolham o caminho do progresso para elevar as condições de vida de seus povos e também que os países já desenvolvidos escolham a preservação como forma de garantir um mundo melhor para as próximas gerações.

Por aí se percebe que as duas escolhas são necessárias, até vitais. Mais: são sensatas e recomendáveis. É enganosa e prejudicial à noção de que uma exclui a outra. Excluir uma das duas não seria nada sensato.

Digna e louvável é a compreensão serena de que precisamos ao mesmo tempo desenvolver a economia e preservar a natureza – e, dentro de seu amplo contexto, desenvolver e preservar especialmente o ser humano, que não merece adoecer pelas poluições nem ser alvejado por tiroteios criminosos.

Sensato e necessário, ainda, é evitar o radicalismo negativo que procura jogar brasileiros contra brasileiros e criar uma guerra entre noções que são complementares, jamais excludentes.

 

A estratégia para isolar Mauro Nazif  - Gente de OpiniãoVia Direta

***Os prefeitos pleiteiam mais recursos para o transporte escolar *** Os nanicos estão desistindo de candidaturas e assediando as siglas de ponta *** Impressiona o baixo índice do cadastramento biométrico feito pelo TRE em Porto Velho.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)