Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013 - 18h34
Antigo mote
O antigo mote de vários governadores eleitos – de terem sido bons prefeitos, aprovados em cargos executivos – casos de Valdir Raupp, Ivo Cassol, José Bianco e, Confúcio Moura – doravante ficará prejudicado, caso o atual mandarim não recuperar sua gestão.
Na década
Acompanho a política em Rondônia desde 80. Lá se vão quase mais de três décadas e tenho constatado que os bons prefeitos, não sendo eleitos ao governo, tem conquistado o Senado, caso de Ernandes Amorim (Ariquemes) e de Acir Gurgacz (Ji-Paraná).
Novo comando
O PR tem novo comando em Rondônia. Assumiu o ex-prefeito de Alvorada Laerte Gomes, que também presidiu a AROM -Associação Rondoniense de Município. Seguem no partido outras expressivas lideranças.
Bom marketing
O ex-prefeito Roberto Sobrinho esta utilizando a boa fé de pessoas com credibilidade para se passar por inocente das bandalheiras de sua gestão. Dois importantes depoimentos já foram coletados: Aluizio Vidal e arcebispo Dom Moacir Grecchi.
Asas crescidas
No tocante a realizações, Sobrinho se projetou com seu programa de regularização fundiária, mas também legou obras importantes na capital. Por isto ele esta de asas crescidas para disputar a Câmara Federal.
Boa peleja
Com Sobrinho nas paradas, que o Padre Tom se cuide. O padre, com cara de jagunço, vai enfrentar Sobrinho, que mesmo mais sujo do que poleiro, é considerado o bicho nas invasões da capital.
A produção
Se a deputada Ana da 8 cumprir a promessa de plantar bananeira em cada buraco da Rodovia 425, Rondônia acabará se transformando no maior produtor do Brasil. Lá é uma buraqueira só.
Goela abaixo
Aliado ao senador Blairo Maggi (MT), o senador Ivo Cassol tentou tomar goela abaixo o PR em Rondônia para repassar para seus aliados. Quem botou água nas negociações em Brasília, foi o rival Expedito Junior (PSDB).
As emendas
A falta de liberação das emendas continua nó nas relações entre ALE-RO e o governo estadual. De um lado Confúcio alega falta de recursos, de outro os deputados precisam mostrar trabalho as suas bases. |
O potencial amazônico
Sempre será insuficiente quantificar valores relativos às riquezas amazônicas. Na medida em que se trata de valores que, sustentáveis, podem ser infinitos, o máximo que se pode imaginar é que tais valores não cabem na simples classificação de milionários ou bilionários. Provavelmente acima de trilionários já se poderia começar a tangenciar alguns segmentos desses valores a rigor incalculáveis.
Pelo menos é o que indica um estudo promovido pelo coordenador de sustentabilidade ambiental do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), José Aroldo Mota. Técnico muito respeitado, seu estudo, que passou a ser uma referência quando se pensa em exploração econômica da Amazônia, descortinou um pouco desses valores incalculáveis, orçando por alto os recursos naturais da Amazônia em alguns quatrilhões de dólares.
O nacional-desenvolvimentismo, ideologia que empolga o governo brasileiro há décadas, marcha para utilizar amplamente esses recursos naturais para transformar o Brasil na quinta maior economia do mundo. Para chegar lá, como afirma a ambientalista Telma Monteiro, o modal hidroviário, baseado na experiência holandesa, é considerado o principal meio.
Região de muitas águas, o grosso da riqueza potencial serámelhor extraído pelos investidores com elas, por elas e pelo uso delas. A reserva de água da Amazônia brasileira vale US$ 1,9 quatrilhões. Esse enorme valor apenas no quesito água se robustece ainda mais e bate na marca dos dois quatrilhões quando se pensa nas amplas reservas amazônicas de petróleo, ferro, alumínio e manganês, calculadas ao redor de 12 trilhões de dólares e uma capacidade de sequestrar carbono estimada em US$ 379 bilhões.
Para embolsar esses dois quatrilhões e depois ir além no aproveitamento das riquezas regionais renováveis, o primeiro investimento será a manutenção dafloresta, lançando mão de práticas, atitudes e estratégias sustentáveis.
Via Direta
*** Fevereiro é marcado pelas alagações *** Na capital, o prefeito Mauro Nazif espera sol em março para poder trabalhar melhor *** A coalizão PSDB/PR já tem dois pré-candidatos a Câmara Federal: Laerte Gomes e Val Ferreira.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri