Sexta-feira, 20 de setembro de 2013 - 18h01
A festa da impunidade
No meio da semana, aquele boiadeiro que saiu do nada para virar deputado, fez uma grande festa para aquilo – a decisão do MP em não pedir seu indiciamento - que ele chamou de “absolvição” e maior prova de sua inocência, enfatizando que a própria justiça de Rondônia reconheceu que ele estava limpo. De Calama, no baixo Madeira, a Cabixi no Cone Sul rondoniense, o homem do chapéu da Assembléia Legislativa era considerado pelos indícios e pela opinião pública – em função das suas relações promiscuas com o crime organizado – o grande envolvido de toda farofada.
Com o pescoço salvo pelo MP, Boiadeiro rotou grosso e falou até em processar o secretário de Segurança Marcelo Bessa e entrar com impeachment do governador Confúcio Moura. O “inocente” patrocinado pela Orcrim, quer indenização, tamanha cara de pau!
Lá em cima no Supremo, os mensaleiros ganharam mais um julgamento de lambuja e com isto, vários deles podem escapar do xadrez. Em Rondônia, até um dos ícones da comunhão dos políticos com o crime organizado acabou se safando. A população esta revoltada nas ruas. A classe política caiu de vez na vala comum.
As definições
Com a prefeitura de Rolim de Moura endividada até o pescoço e obrigada a fazer uma série de demissões para se ajustar a Lei de Responsabilidade Fiscal, o prefeito César Cassol acabou desistindo de disputar o governo do estado. Como o deputado Carlos Magno (PP) esta impedido de entrar na peleja, sobrou como opção do grupo do senador Ivo Cassol, apoiar Neodi Carlos (PSDC).
Composição
Já com vistas à disputa do governo do estado no ano que vem, o deputado Neodi Carlos se reconciliou com o presidente regional do PSDC Edgar do Boi e com isto não vai precisar deixar o partido. A aliança de sustentação da postulação de Neodi esta sendo montada com PP/PPS/PSDC/PV, mas outras legendas também estão aderindo, como o PR, que era presidido pela irmã de Ivo, Jaqueline Cassol.
Cemitério de carros
Nos últimos dias foram encontrados carros depenados e boiando no Rio Mamoré, na fronteira com a Bolívia. A grande verdade é que o Mamoré desde a década de 80 se transformou num cemitério de carros submersos. Os traficantes levam carros para o vizinho país em balsas improvisadas e às vezes a correnteza éforte, e eles acabam empurrando os veículos rio abaixo para salvar a pele.
Os dois lados
Ouvir os dois lados é regra no jornalismo. Estar atento aos temas mais importantes, relevante. Por isto, ao meu ver, o destaque da semana foi o trabalho do jornalista Leo Ladeia, da TV Candelária que apresentou os dois lados da Operação Apocalipse, no seu programa, Tempo Real, ouvindo num dia o deputado Hermínio (Vídeo AQUI), noutro, o secretário Marcelo Bessa (Vídeo AQUI).
As acomodações
Com as acomodações finais para as eleições 2014, tendo em vista o prazo de filiações se extinguindo – vai até 5 de outubro – em Ji-Paraná Ari Saraiva e em Pimenta Bueno Brito do INCRA estão deixando o PSDC. Como se vê, a nominata do partido do governadoravel Neodi Carlos a Assembléia Legislativa esta recebendo um duro golpe.
Dia do Bem
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) convocou todas as forças do Diário, Rede TV e Rádios Globo (Porto Velho) e Alvorada (Ji-Paraná) para o Dia do Bem, ao longo deste sábado. Na capital, ele fará a abertura oficial na central de recolhimento e logo em seguida se deslocará para as Zonas Leste (região do Tancredo) e Sul (Eldorado), cujas comunidades participam ativamente do movimento.
Via Direta
*** Uma conceituada revista de circulação nacional começou reportagem investigativa sobre o poder do narcotráfico *** O cartel é tão forte que consegue muitas vezes virar as avessas as decisões judiciais *** Na Amazônia é comum a descoberta das relações promiscuas dos políticos com o crime organizado. Será que esta nascendo um quarto poder na Amazônia?
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri