Terça-feira, 10 de janeiro de 2012 - 07h45
A harmonia
Em declaração atribuída ao chefe da Casa Civil Juscelino Amaral, na semana passada, ele citou que uma das suas primeiras ações na pasta será harmonizar o corpo de secretariado do atual governo. De fato, secretários, adjuntos e diretores de departamentos nunca falaram a mesma língua neste governo.
As dificuldades
Na verdade a harmonização não será uma tarefa fácil. É como tornar um bando de tigres beligerantes meigos e disciplinados no mesmo capão. Onde vai dar certo o titular da secretaria ser do PMDB, o adjunto Democrata e os diretores dos departamentos petistas e comunistas? Deu no que deu: todos brigam e se sabotam entre si quase que diariamente.
Eleições 2012
Ainda perplexos com os desdobramentos da Operação Termópilas os pré-candidatos a prefeitura da capital começam a movimentar as peças do tabuleiro sucessório em Porto Velho. Mas a coisa vai começar mesmo para valer depois do carnaval quando os pretensoi candidatos vão mostrar mais as caras.
Nas paradas
Nos bastidores, prefeituraveis como Miguel de Souza (PR), Lindomar Garçon (PV), Mauro Nazif (PSB), Fátima Cleide (PT), Amado Rahal (PP), Mário Jorge (PDT), Ivo Benitez (PSDB), Abelardo Castro Neto (PMDB), João Cahulla (PPS), Adilson Siqueira (PSOL), começam a se mexer. Os partidos nanicos ainda estão hibernando.
A voz rouca
Por outro lado, não é a toa que tem tantos nomes desconhecidos dispostos a entrar na disputa pelas prefeituras municipais em Rondônia. A voz rouca das ruas clama por renovação dos quadros políticos regionais e muitas surpresas deverão acontecer de Guajará Mirim a Vilhena. Para as Câmaras de Vereadores, já se fala numa renovação acima de 70 por cento das cadeiras.
Lei anti drogas
Com a nova lei anti-drogas as prisões se multiplicaram no país do Cabixi ao Chuí. Impressiona mesmo o numero de traficantes presos em Porto Velho, Rio Branco e Manaus. Esse segmento detém quase 70 por cento das celas e não há presídio que suporte tanta demanda.
A criminalidade
Por falar em tráfico de drogas, e por conseguinte, em criminalidade recente levantamento demonstra que a violência cresceu mais nas regiões Norte e Nordeste. Coincidentemente foram nestas regiões que o Ministério da Justiça ergueu presídios federais: em Porto Velho na região Norte e em Mossoró, no Nordeste...
Os tucanos
No ninho dos tucanos o ex-senador Expedito Junior descartou candidatura a prefeito em Porto Velho definitivamente. Isso já tinha ficado mais do que caracterizado ao ele não transferir o domicilio eleitoral de Rolim de Moura para a captial rondoniense. Agora ele trata de alianças para fortalecer o partido em pólos regionais.
Do Cotidiano
Tráfico de crack e humanos
O tráfico de drogas e de gente tem sido assunto quase do momento da imprensa brasileira nos últimos anos e mais ainda com o tratamento de choque ocorrido recentemente na Crakolândia paulista com ampla repercussão na imprensa
Pincei para hoje casos ocorridos em Curitiba, onde foi formado um tribunal de drogados e nos Pampas, onde foi discutido recentemente o tráfico internacional de seres humanos, com contornos de dramaticidade. São episódios já quase corriqueiros no cenário de omissão existe em todo território nacional.
Na Rua Milton Carlos, no Rio Bonito, bairro Tatuquara, em Curitiba, o idoso Marcílio Augustinho Santana foi abordado por usuários de crack que tentam assaltá-lo, mas a vítima não tinha nada consigo. A punição decidida pelos assaltantes, segundo relataram testemunhas, foi amarrar Marcílio a uma árvore de um bosque, ensopá-lo com álcool e atear fogo. O socorro foi chamado e ainda encontrou o corpo em chamas, em tempo de evitar sua morte. Em estado gravíssimo a vitima foi encaminhada ao hospital Evangélico. “Praticamente 100% do corpo da vítima teve queimaduras. Ele corre risco de morte sim, pois nos dias seguintes geralmente o problema se agrava”, disse um socorrista do Siate (Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências). Ele não conseguiu resistir aos ferimentos, entretanto, morrendo no hospital.
O tráfico humano, que se caracteriza por comercializar e escravizar pessoas para fins de exploração sexual, mão de obra escrava, remoção e venda de órgãos, foi constatado no RS para horror da população e autoridades.
No Brasil, são mais de 240 rotas de tráfico. Na região Sul há registros de 28 rotas estaduais, nacionais e internacionais. Esses dados estão desatualizados, uma vez que foram levantados há quase uma década pelo governo federal. Para Jacqueline Oliveira Silva, professora-adjunta do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que elaborou uma pesquisa sobre o tráfico humano no Estado, há mais casos de exploração sexual de crianças e adolescentes em municípios gaúchos do que em estados em maior vulnerabilidade social, como no Nordeste do País.
Via Direta
*** Os pombos continuam infestando a capital: do Parque Amazônia, na zona Leste, ao porto do Cai N’Água*** O prefeito Dinho de Candeias continua chamando Lindomar Garçon de deputado federal pelos órgãos de comunicação *** O substituto, Marcos Rogério (PDT) já tomou posse a um tempão Câmara Federal...
A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026
Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l