Terça-feira, 13 de agosto de 2013 - 18h57
A morte de Múcio Athayde
Sua morte ficou quase incógnita numa clinica do Rio de Janeiro em 2010. O amigo Samuel Saraiva, rondoniense, que reside em Washington, ao pesquisar o funcionamento do instituto de câncer criado pelo parlamentar, me passou a “descoberta”. Acreditava que ele estava vivinho da silva ainda, em Miami, onde tinha empreendimentos imobiliários de luxo desde 2002. Até cheguei acreditar que o anuncio da sua morte era um artifício para escapar de tantos cobradores, como tinha feito um outro conhecido no Paraná, na década de 80, aquele comunicador Luis Alborghetti, o Cadeia, que depois, mais vivo do que nunca foi deputado federal, antes de falecer de verdade.
Para quem não sabe quem foi, Mucio Athayde, o Homem do Chapéu, foi o deputado federal mais votado de Rondônia em 1982. Mineiro de Montes Claros, foi deputado federal cassado na ditadura e anistiado na última década.
Em Porto Velho foi arrendatário do jornal O Guaporé e da Rádio Parecis na campanha de 82, apoiando Jerônimo Santana ao Governo (PMDB). Já como parlamentar mudou seu domicilio eleitoral para Brasília onde queria se eleger ao Senado em 86, mas o registro da sua candidatura foi cassado por abuso de poder econômico.
A maldição!
O governador Confúcio, que busca a reeleição, padece com elevada taxa de rejeição; o ex-governador Ivo Cassol condenado e já fora do páreo como ficha suja; Hermínio Coelho alijado do processo sucessório estadual com seu protagonismo na Operação Apocalipse e, o empresário Kazan Roriz adoeceu e desistiu. Que maldição é esta contra os governadoraveis da temporada?
As mudanças
Passado o primeiro semestre e já de barbas de molho com sua situação de queda livre em aprovação popular, o prefeito Mauro Nazif (PSDB) deu um recado curto e grosso para seu corpo de secretários na semana passada: quem não render e continuar emperrando sua gestão que vá caçar rumo. Se vê muita gente redobrando esforços para escapar de uma pé....
Neodi pé frio
O deputado estadual Neodi Carlos se transformou num baita pé frio. Além de sofrer processo de expulsão do PSDC, ele que já tinha acertado para ser vice do senador Ivo Cassol, viu a candidatura do aliado ao governo estadual, arrebentada com a condenação pelo STF. E no final de semana teve sua emissora de rádio invadida pelos bandidos que assaltaram o Banco do Brasil em Machadinho.
O plantonista
Como o processo de cassação do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) começou a andar na Câmara dos Deputados, o suplente, ex-senador Amir Lando voltou a dar plantão nas proximidades. O ex-ministro não vê a hora de assumir. Esta com fatiota nova e com discurso pronto no gogó. Vai fazer bonito, é um grande tribuno.
Correndo trecho
O ex-governador José Bianco começou a correr o estado com o propósito de organizar o partido dos Democratas. Como esta agilizando a definição das nominatas da agremiação para Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados, já existe a clara desconfiança dos adversários que ele mira seu retorno para o Palácio Presidente Vargas no ano que vem. Será?
Via Direta
*** O PDT busca consenso para definir seu novo Diretório Municipal de Porto Velho *** O novo comando vai tratar das nominatas a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados *** O ex-deputado Miguel de Souza deu a volta por cima em Brasília e virou assessor especial do Ministério dos Transportes.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis