Quinta-feira, 21 de agosto de 2014 - 14h42
A política na história
Falecido em 2010 – muita gente acredita que ele esta vivo ainda e que encenou sumiço – o magnata Múcio Athayde, eleito deputado federal mais votado de Rondônia em 1982 era um personagem conhecido nacionalmente desde o inicio da sua carreira política em Minas Gerais na década de 60, aonde já tinha sido eleito deputado federal.
Múcio Athaide antes de desembarcar em Rondônia, em 82, teve uma longa trajetória, seja na vida amorosa – namorou com a filha de JK ou pelo casamento em 1961 com a Miss Brasil Stael Abelha (foto acima), que renunciou o titulo para o casamento com o jovem milionário em pleno auge da sua carreira. Aclamada por 25 mil pessoas no maracanãzinho, no Rio de Janeiro, capa das principais revistas brasileiras, Stael renunciou o estrelato para a vida familiar o que despertou grande curiosidade na época em todo pais.
Visando um salto mais alto na carreira, Mucio trocaria o domicilio eleitoral de Rondônia por Brasília no meio da década 80 onde tentou ser governador nomeado ou se eleger ao governo do Distrito Federal, mas o homem do chapéu, como ficou conhecido acabou com sua candidatura cassada e alijado das disputas eleitorais a partir da década de 90. Ele inspirou o chapéu como marketing do falecido senador José Eduardo Andrade (PR) e depois, políticos como Carlos Magno e Ivo Cassol em Rondônia.
Dono de vários imóveis valiosos nos principais municípios do estado de Rondônia, Múcio Athayde (foto) abandonou todos eles e a maior parte foi invadida por ex- assessores e políticos.
Abelha rainha
Eleita por sucessivos mandatos a Câmara Federal desde 1990 e recordista de votos nos últimos pleitos, a abelha rainha da política de Rondônia, Marinha Raupp, vê seu reino desafiado nas eleições de 2014, enfrentando um ex-governador (José Bianco) e dois ex-senadores (Ernandes Amorim e Amir Lando). Além disto, ela tem predadores à espreita, já que Mosquini entrou fervendo nos seus redutos da BR-429 e Guajará Mirim.
Cabos eleitorais
Ungido do clã Cassol para se eleger deputado federal, o deputado estadual Luiz Claudio (PP-Rolim de Moura) conta com candidatos transformados em cabos eleitorais de luxo em Porto Velho. A começar pela viúva do falecido deputado Sérgio Carvalho, e que foi vice-prefeita de Roberto Sobrinho, Claudia Carvalho e o empresário Ivan Rocha, conhecido camelô de automóveis.
Ônus e bônus
Rola nos bastidores em Porto Velho, um possível afastamento do vice-prefeito Dalton di Franco (PDT) do prefeito Mauro Nazif (PSB). Pessoas próximas ao apresentador se queixam que o vice-prefeito padece com o ônus de ser aliado e não recebe o bônus de ser candidato chapa branca á Câmara dos Deputados. Ocorre que o favorito dos Nazifs é o ex-secretário Mário Medeiros e por isto Di Franco teria ficado magoado.
Nas paradas
O deputado federal Moreirão Mendes, candidato ao Senado pelo PSD entrou atrasado na campanha, em vista da demora do deferimento do seu registro, mas já começa a fazer um bom papel em algumas regiões do estado. Neste momento se dedica a duas regiões para tirar a diferença dos adversários: Cone Sul e a região de Porto Velho onde a peleja esta mais dura.
Sem soluções
Na visita da presidenta Dilma Roussef ela evitou a falar de temas indigestos para Porto Velho como a transposição dos servidores e a liberação de recursos para a recuperação da capital e outras cidades atingidas pela cheia. Na verdade ela estava mais interessada mesmo nas usinas, cujas obras devem evitar um apagão de energia nos grandes centros. Em Jirau e Santo Antonio ela caprichou nas gravações para o horário eleitoral.
Via Direta
*** O prefeito Mauro Nazif foi a Recife dar um último adeus ao presidenciável falecido Eduardo Campos *** Foi uma despedida com gratidão, já que o ex-governador de Pernambuco veio apoiar Nazif na disputa pela prefeitura de Porto Velho em 2012 *** O tucano Expedito Junior, gripado com a temporada de poeira e de fumaça no estado, concentrou esforços na região de Porto Velho nos últimos dias
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina