Quarta-feira, 8 de agosto de 2012 - 05h04
Franciscana
O deputado federal Mauro Nazif, que pilota a coligação “A Hora é Agora”, optou por desenvolver uma campanha franciscana nesta temporada. As próprias gravações para o horário gratuito foram feitas por pratos da casa, sem a presença de caros marqueteiros como ocorre nas campanhas adversárias.
Os prefeitos
De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios-CNM, o partido com maior numero de prefeitos buscando a reeleição no país é o PMDB, com 531. Em seguida aparecem o PT com 316, o PP com 248 e o DEM com 178. No Acre esta o maior número de prefeitos buscando a reeleição.
Baita desafio
Os adversários acreditam que o desafio do marketing de Mário “Brucutu” Português é torná-lo menos xucro e portanto mais palatável no horário gratuito. Os cavalariços, digo os marqueteiros, acham isso não será difícil, pois na campanha de 2002 fizeram o milagre de tornar Ivo “Frintstone” uma pessoa afável.
Aposta petista
A coligação pilotada pela ex-senadora Fátima Cleide (PT), aposta em três cabos eleitorais para chegar ao pódio na temporada: o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, a atual presidente Dilma Roussef e o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho. Todos estarão no horário gratuito.
A definição
Enquanto aguarda definição do apoio do PSTU que teve o registro do candidato Janderson Silva cancelado pelo TRE, o candidato do PSOL na capital Aluízio Vidal se movimenta pela Zona Leste. A largada da campanha será no meio da semana com a adesão de 50 lideranças.
Filhos pródigos
O vice-prefeito Emerson Castro e os secretários municipais do PMDB que jogavam contra o partido e defendiam aliança com o PT aos poucos voltam ao ninho peemedebista como filhos pródigos. Nos bastidores rola a informação que foram enquadrados pelo presidente do diretório nacional Valdir Raupp.
Conflitante
A grande verdade é que PMDB e PT vivem uma situação conflitante em Porto Velho e Cacoal, onde se divorciaram. Os peemedebistas mesmo tendo candidatos as prefeituras continuam instalados nas secretarias dos prefeitos Roberto Sobrinho (Porto Velho) e Padre Franco (Cacoal).
Que oposição?
O que se indaga, no meio do eleitorado, se a oposição do PMDB ao PT é sincera. Afinal, nenhum cargo de confiança foi entregue e todos os secretários do partido continuam nas administrações municipais dos petistas. Que espécie de ruptura é esta em que todos continuam pulando cirandinha?
Segmentadas
Neste meio de campanha se constatam disputas segmentadas nas eleições na capital. No meio jovem, Mário Sérgio (PMN) e Mariana Carvalho (PSDB) levam vantagem. Já, pelo funcionalismo o clássico envolve Nazif e Fátima Cleide, enquanto que o voto conservador é direcionado para Garçon e Mário Português.
A revolução de 1930 e os protestos generalizados pelo país por um fim na ditadura Vargas foram o estopim das escaramuças pela Amazônia. É assim que em 24 de agosto de 1932, na frente da cidade de Itacoatiara, no Amazonas, vai acontecer a célebre Batalha Naval de Itacoatiara envolvendo os navios Ingá e Baependí. Os navios Jaguaribe e Andirá já estavam sob o comando dos rebeldes, que chegavam de Óbidos, Pará, com a finalidade de tomar o Amazonas.
Os rebelados já haviam rendido a cidade de Parintins e o próximo alvo seria Itacoatiara, para em seguida fechar sobre Manaus e concluir a conquista estratégica para suas pretensões. Enviaram um ultimato ao 27° Batalhão de Caçadores (27° BC) de Manaus, solicitando a sua adesão ao movimento, caso contrário atacariam a cidade. A partir deste momento, o interventor federal em exercício, o Comandante do 27° BC e o Capitão dos Portos tomaram as providências ao seu alcance, para a defesa da cidade, mobilizando lanchas para o patrulhamento do litoral, estabelecendo o regime de prontidão nos quartéis, guardando os principais prédios públicos, vigiando as ruas e apagando a luzes da orla portuária, segundo o historiador Antonio Loureiro.
Com a notícia de que os amotinados já estavam a caminho de Manaus, formou-se na capital amazonense uma flotilha para enfrentá-los, que partiu no dia 22 de agosto, ao meio dia. Era formada composta pelos navios Baependí, Ingá, Rio Curuçá e pelas embarcações auxiliares Rio Jamari, Rio Aripuanã e Isis. A bordo delas estavam 230 homens do 27° BC. Após encarniçadas batalhas, envolvendo diversas embarcações, os constitucionalistas foram vencidos pelas forças do governo.
Os confrontos entre as várias embarcações envolvidas foram agressivos e sangrentos. Em linguagem viva, guardando o calor das batalhas, Ildefonso Guimarães (1919–2004) narrou episódios dantescos em sua obra “Os Dias recurvos, anatomia de uma rebelião”.
Os prisioneiros recolhidos pelas patrulhas do “Ingá” que saíram nos escaleres (inclusive a nossa) não chegavam a trinta e foram alojados na proa do navio antes de irem para o “Baependí”. Dos rebeldes que conseguiram fugir, alcançando a margem e se embrenhando na mata, esses foram poucos. A maioria morreu.
Via Direta
*** Depois de Fátima Cleide e Mário Português, José Augusto e Mário Sérgio também visitaram o Baixo Madeira *** Seguem as disparidades nas pesquisas registradas no TRE *** Numa delas, a Phoenix lidera Mauro Nazif, na outra (Previsão), Lindomar Garçon.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis