Segunda-feira, 18 de março de 2013 - 18h02
Indigestos
O prefeito da capital Mauro Nazif tem dois assuntos indigestos nesta semana para tratar: Trata-se da coleta de lixo e transportes coletivos. Na coleta de lixo a Marquise não recebe desde setembro, nos coletivos o reajuste esta represado desde janeiro.
As investigações
Procuradores de Controle Externo de Atividade Policial do Ministério Público Federal estão investigando a compra e operacionalidade - a peso de ouro - dos Veículos Não Tripulados-Vants baseados em Brasília, PR, RO e AM. Foram gastos R$ 80 milhões nos aviões espiões, que não funcionam.
O funcionamento
As investigações estão começando pelo Paraná, já que em São Miguel do Iguaçu existem duas aeronaves paradas. Algumas sequer foram desencaixotadas, como a de Vilhena em Rondônia, que seria utilizada na vigilância da fronteira com a Bolívia, infestada de traficantes e de contrabandistas de armas.
Batata assando
Nos corredores do Congresso Nacional as apostas são de que o deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO), o mais longevo ficha suja, conseguirá se manter o poleiro, através de recursos até o final do mandato. No entanto a batata do pilantra esta assando no STF, já quase queimando... |
A largada
O governador Confúcio Moura deu a largada para a reeleição anunciando obras em redutos que precisam ser reconquistados, como Vilhena, no Cone Sul rondoniense, com generoso programa de pavimentação. E a cidades de Porto Velho e Guajará, onde ele esta em baixa, serão tratadas a pão de ló.
A polarização
Enquanto o filósofo Confúcio dá os primeiros passos para viabilizar sua reeleição – até poucas semanas atrás ele diria que estava fora do jogo – dois nomes começam disputar a liderança na oposição: o deputado Hermínio Coelho, presidente da ALE e o ex-governador Ivo Cassol.
Pau cantando
A busca pela polarização com Confúcio é essencial para um candidato da oposição se dar bem. No caso, o candidato precisa se tornar o inimigo púbico nº 1 de quem esta no poder. Por isto, a partir de agora o pau vai cantar em cima do governador, dia e noite. Faz parte da estratégia política local.
O descrédito
Impressiona o descrédito das autoridades municipais, estaduais e nacionais em Guajará Mirim. A população, farta de promessas dos políticos, desde os idos de Cassol, só acredita vendo. Na fronteira ninguém crê na construção do tal hospital regional - mesmo com pedra fundamental lançada e tudo.
A oxigenação
Ao encerrar peregrinação em Viulhena, no final de semana, o presidente regional do PSDB Expedito Júnior garantiu que vai disputar cargo eletivo no ano que vem – ao governo ou ao senado – e que trabalha na renovação do partido, buscando a filiação de novas lideranças para o tucanato.
A partir da proposta de aproveitar espaços urbanos ociosos para oferecer hospedagem a jovens viajantes dispostos a ir além dos caminhos apontados pelo turismo convencional, o arquiteto Guilherme de Vasconcelos, da Universidade Federal de Minas Gerais, cunhou um projeto que pode mudar face e economia do turismo.
Seus hotéis-cápsulas instalam novas possibilidades de hospedagem em locais antes improváveis e não passíveis de receber construções, por ser de emprego provisório e não permanente. Vasconcelos abre o leque de possibilidades de sua proposta arquitetônica ao sugerir que um morador do imóvel com espaços ociosos que esteja interessado em empreender opções turísticas de temporada alugue ou compre uma cápsula para ser colocada no terraço de sua casa ou no quintal, por exemplo.
A ideia do arquiteto mineiro segue a mesma lógica de iniciativas como o CouchSurfing e o Bed and Breakfast, que viabilizam serviços de hospedagem colaborativa a partir de comunidades virtuais.
O CouchSurfing é um serviço de hospitalidade com base na Internet com mais de um milhão de membros em mais 180 países. O serviço se baseia numa proposta bem simples: alugar o sofá da sala para viajantes de passagem.
A proposta de Guilherme Vasconcelos, por sua vez, oferece o quarto de dormir inteiro, com suas cápsulas modulares e desmontáveis, que funcionem como quartos itinerantes de hotel itinerantes. É o que ele chama de “alternativa físico-digital para otimizar o potencial turístico de cidades em todo o mundo.
Em todos os lugares há espaços subaproveitados, como topos de casas e de prédios, que podem ser utilizados para abrigar cápsulas. Como as peças se encaixam, é possível montar acomodações de diferentes tamanhos, desde uma pequena suíte até uma edificação maior.
O projeto foi idealizado para que as cápsulas sejam facilmente montadas por duas pessoas em menos de um dia. A estrutura proposta é de painéis de fibra de vidro e isopor – combinação de materiais que oferece resistência, leveza e tem baixo custo.
Os painéis possuem baixa condutividade térmica, garantindo um ambiente confortável e independente do clima externo, diferenciando as cápsulas dos módulos de contêineres já usados para outras finalidades.
Via Direta
*** O DNITT garante que a licitação da ponte binacional em Guajará sai mesmo em 2013 *** Pelas eleições de 2014 prefeitos das capitais já estão brigando com governadores em Curitiba, São Paulo e Salvador *** Mas em Porto Velho, Nazif e Confúcio estão amiguinhos...
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis