Terça-feira, 9 de junho de 2015 - 05h03
Política fracassada
A política antidrogas em Rondônia fracassou e o que se vê são os presídios superlotados de viciados, a juventude atolada no uso de entorpecentes e o envolvimento de políticos no ramo crescendo nos últimos anos. A última grande operação contra o narcotráfico no estado foi realizada há cerca de 30 anos atrás – Operação Excentricc – aprendendo caminhões, aviões, carros, embarcações – atingindo duramente o cartel colombiano instalado em Porto Velho, Cacoal e Vilhena.
Na verdade, conforme recente reportagem da Folha de São Paulo, a política antidrogas, tanto do Brasil, como nos países vizinhos não tem sido bem sucedida. Mesmo porque a Bolívia, Peru e Colômbia são os maiores produtores mundiais de cocaína e usam o Brasil como quintal. A Rodovia 364, de Rio Branco a Cuiabá, numa extensão de quase 4 mil quilômetros, cortando todo território rondoniense, é uma verdadeira “transcocaineira”, ou seja, a grande espinha dorsal do narcotráfico na Amazônia.
Com as divisas pouco guarnecidas, nem o governo de Rondônia, tampouco a esfera federal tem conseguido frear o avanço da cocaína e do tráfico de armas para os grandes centros distribuídos que são as favelas do Rio de Janeiro e São Paulo.
Só na marra?
A humanidade inteira sabe que os políticos são mentirosos e não cumprem suas promessas. Por isto, em Foz do Iguaçu, foi apresentado um projeto de lei, na Câmara de Vereadores, que obriga os prefeitos – considerados mais mentirosos do que deputados e vereadores - a cumprir os compromissos de campanha. Será que dará certo? Em Rondônia nem promessa registrada em cartório é cumprida...
A homenagem
Por iniciativa da deputada estadual Rosangela Donadon (PMDB-Vilhena), o ex-governador Ângelo Angelim, ungido pela Aliança Democrática para suceder o governador Teixeirão, será homenageado com o título de Cidadão Honorário. Ele cumpriu mandato tampão – foi menos de um ano - antes da primeira eleição pelo voto direto em 1986, quando foi eleito Jerônimo Santana
A unificação
Com o fim da reeleição já aprovada, o Congresso Nacional se volta agora, no contexto da reforma política, na proposta da unificação das eleições. É matéria também controversa, já que com mandatos de cinco anos, muitos prefeitos para disputar cargos eletivos se viriam obrigados a renunciar para concorrer. A nova lei atinge cidades com mais de 100 mil habitantes. Em Rondônia, Porto Velho, Ji-Paraná e Ariquemes.
Mostrando a cara
Os chineses resolveram mostrar a cara conferindo mais credibilidade aos projetos financiados por aquele pais no Brasil, como é o caso da Ferrovia Transcontinental, participando diretamente do lançamento dos trechos projetados em Rondônia, Mato Grosso e Goiás. Desta vez é para valer e o próprio governo chinês demonstra isto com clareza ao trazer missões políticas e empresariais para cá.
Eleições 2016
O PT continua encolhido em Porto Velho depois dos escândalos municipais, estaduais e federais. Mesmo assim, a legenda deverá projetar candidatura própria em Porto Velho no ano que vem, seja com Roberto Sobrinho, Fátima Cleide, Sidney Orleans ou o deputado estadual Ribamar Araujo. Seja quem for o candidato é uma fria. O PT está muito queimado na capital.
Via Direta
*** A Assembléia Legislativa voltou a discutir o problema de segurança pública no estado. Como se sabe, a coisa esta preta *** Segundo a UNESCO, o Brasil padece com 100 mortes por arma por dia. É uma verdadeira mortandade*** Depois de crescer uma média de 7 por cento nos últimos anos, Rondônia estima um crescimento do seu PIB em 5 por cento em 2015 *** Mesmo assim, uma média bem acima da nacional, em queda livre.
A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026
Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l