Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A presença do beira-madeirão em Rondônia é assustadora


 

A presença do beira-madeirão em Rondônia é assustadora - Gente de OpiniãoCasa em ordem

Ao se reportar sobre os primeiros meses de gestão do governador Confúcio Moura, o senador Acir Gurgacz, presidente regional do PDT, afirmou que o atual governo recebeu a coisa bagunçada. Arrematou que não tem dúvidas de que a casa logo será colocada logo em ordem. As considerações foram feitas ao jornalista Arimar de Sá, na Rádio Cultura.

 

Evitando o pior

Enquanto em Manaus a dengue já beira as 30 mil notificações, cresce sem parar no RJ e já atinge estados sulistas como o Paraná, Porto Velho que já foi um dos campeões de infestações em temporadas passadas esta se saindo muito bem. Ocorre que a capital rondoniense tem feito o dever de casa nos últimos dois anos e com isto esta evitando a proliferação do aedes aegypti.

 

Boas melhoras

Os cientistas são bem claros a propósito da expansão da dengue no Brasil. Ressaltam que aonde as prefeituras melhoraram a limpeza das suas cidades e a coleta de lixo, e que contam com abastecimento de água regular, a doença tem sido combatida com eficácia. É o caso de Porto Velho. Méritos para a gestão petista.

 

A presença do beira-madeirão em Rondônia é assustadora - Gente de OpiniãoGrandes prejuízos

A paralisação das grandes obras do governo federal – usinas hidrelétricas, portos etc – em RO, PE, MS, tem pinta de movimento orquestrado nacionalmente pelas centrais sindicais. São graves os prejuízos e atingem 80 mil operários que cruzaram os braços. O governo federal entrou nas paradas para tentar resolver o impasse. Até ontem a queda de braço continuava.

 

A presença do beira-madeirão em Rondônia é assustadora - Gente de OpiniãoBeira-Madeirão

Com várias condenações, o megatraficante Max Dourado receberia mais uma na última segunda-feira. Seu julgamento acabou adiado para o dia 18. A presença do beira-madeirão em Rondônia é assustadora, mesmo porque já se sabe que os grandes traficantes como ele e Beira-Mar (este em Mossoró), continuam controlando o tráfico em suas bases através de bilhetes, mesmo aprisionados em presídios federais.

 

Gente de OpiniãoA criminalidade

Desde que Max Dourado chegou á Porto Velho, veio no seu rastro uma verdadeira leva de criminosos. O resultado é que a criminalidade voltou a desandar nas “saidinhas” de banco, na disputa a bala por pontos de drogas e caça-níqueis etc. É mais um presente de grego nestas bandas.

 

A infidelidade

A infidelidade partidária esta gerando uma série de punições aos prefeitos e vereadores pelo Brasil afora. Só no Paraná foram anunciadas 37 punições neste ano. Em Rondônia, havia ameaças de expulsões no PP – com o deputado Jaques Textoni – e no PV, com todos os quatro vereadores de Porto Velho.

 

Tudo em pizza

Ms a questão de infidelidade ou até mesmo a troca de partidos geralmente acaba em pizza. Num estado, onde os dois maiores clãs políticos rivais se transformaram em compadres – falo dos Raupps e dos Cassols – e que tantos outros adversários políticos tradicionais acabaram pulando cirandinha e, ainda,  aonde sanguessugas e fichas sujas se elegem com  o pé nas costas, esperar coerência é demais, não é mesmo? 

 

Do Cotidiano

Narrativas mitológicas

A presença do beira-madeirão em Rondônia é assustadora - Gente de OpiniãoSabe-se que antes da chegada dos europeus, ao iniciar com a carta de Caminha a crônica histórica do Brasil, havia civilizações também anteriores à presença do índio encontrado em 1500. Mas bem pouco se sabe a respeito delas, mesmo havendo sinais de que suas raízes são comuns às de povos de outras regiões do planeta. Objetos de ouro, narrativas mitológicas e pirâmides na Amazônia alimentam as ilações e suposições mais diversas. 

A renovação do interesse pelos geoglifos do Acre começou quando a revistaScience, que não é dada ao sensacionalismo, publicou e a BBC difundiu mundialmente uma reportagem relativa a uma descoberta arqueológica feita em área da Floresta Amazônica Brasileira.

Na região do Alto Xingu, os arqueólogos encontraram “um complexo de habitações antigas nas quais habitaram cerca de 50 mil pessoas, representado por conjuntos de casas e pequenos vilarejos ligados por uma complexa rede de estradas, grandes muralhas e conectados por largas praças centrais, além de represas e lagos artificiais”, segundo afirmaram os cientistas que analisaram as imagens por satélite referentes a essa área.

Os geoglifos são círculos, quadrados e octógonos gigantes feitos há pelo menos mil anos e foram descobertos na década de 1970, na largada do novo processo de ocupação regional. Os arqueólogos ficaram e ainda estão em dúvida sobre os propósitos dessas formações. Os místicos imediatamente cumpriram o papel religioso de tentar explicar o inexplicável ou não devidamente estudado como manifestações teológicas ou extraterrenas.

Quanto aos historiadores, eles ainda estão devendo análises concretas a respeito dessas formações que são claramente visíveis do alto, motivando muito interesse em tempos de acesso fácil ao Google Earth. A exemplo dos arqueólogos e historiadores, a Internet também mostra, mas não explica tanto os geoglifos da Amazônia quanto os do Rio Grande do Sul e Uruguai.

 Afinal para que foram criadas essas estruturas? Os desenhos formados chegam a ter 100 metros de diâmetro, e sua borda é desenhada em grandes valas, de 12 metros de largura por quatro de profundidade.

 

Via Direta

 *** Atenção vereadores e deputados fajutos: embolsar salários de assessores está dando cadeia em vários estados *** Ao meio de tanta confusão, pelo menos as obras da ponte sobre o Rio Madeira foram retomadas *** Na ALE-RO, o deputado Jesualdo Pires (PDB- Região Central ) criticou ausência de Ji-Paraná e Vilhena no programa de creches do PAC 2.   

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)