Quarta-feira, 9 de julho de 2014 - 17h49
A queda de braço
Ao final da queda de braço entre a prefeitura de Porto Velho e as empresas concessionárias de transportes coletivos – é a segunda em um ano e meio – mais uma vez o prefeito Mauro Nazif conseguiu sustar um reajuste de tarifa que nas contas do empresariado deveria chegar a quase R$ 3,00.
Nazif, aliás, tem se consagrado como bom negociador em favor das causas da municipalidade. Tanto na busca de emendas parlamentares em Brasília como na economia praticada na aquisição de maquinário para tocar as obras de cascalhamentro, pavimentação e limpeza pública e na luta pelo reconhecimento pela União sobre a situação de calamidade no episódio das enchentes obteve bons resultados.
O prefeito Nazif, que logo no inicio da sua gestão conseguiu tirar no baú uma Lei que atribuía a responsabilidade ao governo estadual a manutenção e administração da rodoviária se livrou de um baita abacaxi e da missão da construir um novo terminal de passageiros, também se debruçou sobre os antigos contratos das empresas que prometiam uma carrada de melhorias pata o sistema e que acabaram não sendo cumpridas. Com isto fez jogo duro e até agora tem garantido manter a tarifa em estáveis R$ 2,60. O ultimo reajuste – que foi caprichado - ocorreu em 2011.
Reformulação
Ainda no meio de semana o senador Ivo Cassol, que coordena uma coalizão de partidos tentava reforçar sua chapa proporcional à Câmara dos Deputados, cuja nominata é bastante frágil diante do poderio da aliança liderada pelo PMDB, ou a coalizão de partidos ponteada pelos tucanos. Com este objetivo ainda tenta convencer o deputado estadual Luizinho Goebel assumir uma candidatura à Câmara Federal.
A cotação inicial
Neste inicio de jornada, largam com alta cotação para ocuparem as oito vagas à Câmara dos Deputados, Marinha Raupp, Lúcio Mosquini e Lindomar Garçon (PMDB), José Bianco (DEM), Nilton Capixaba e Ernandes Amorim (PTB), Roberto Sobrinho (PT), e Agnaldo Muniz (PSC). E ainda tem Marcos Rogério (PDT), Anselmo de Jesus (PT) e Amir Lando (PMDB) pleiteando a reeleição e Mariana Carvalho (PSDB) com os dentes bem afiados.
Compromisso
Por causa da questão do fundo partidário, cujas quotas são distribuídas de acordo com a representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados, os caciques regionais assumiram compromissos com os diretórios nacionais de eleger deputados federais. Algumas legendas – como o PMDB, PTB, DEM, PSDB – devem garantir a eleição de representantes, mas a coalizão PP/PR/PPS precisava de reforços para se garantir.
Na Expojipa
Aproveitando as atrações da Expojipa, o patriarca da família Gurgacz, o seu Assis trouxe sua esposa Nair e se reuniu com os filhos em Ji-Paraná. Como em outras ocasiões toda família se une e se mobiliza pela reeleição do senador Acir Gurgacz (PDT) e do vice-governador Airton que disputa vaga a ALE. Por falar no senador, ele cumpriu agenda ontem em Porto Velho já tratando de acelerar a campanha.
Nas paradas
O ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, que lidera a nominata do PT à Câmara dos Deputados conseguiu montar dobradinhas importantes com candidatos à Assembléia Legislativa em vários municípios. Ao todo serão doze candidatos em Porto Velho, e representantes de cidades com boa densidade de eleitores petistas como Buritis, Cacoal e Presidente Médici.
Via Direta
*** Com a seleção brasileira em baixa, a campanha eleitoral começa para valer agora *** As agendas dos candidatos ao governo e ao Senado serão mais corridas neste final de semana *** Os boatos sobre trairagens ecoavam como petardos no inicio de semana*** Ô louco! Os políticos estão em dificuldades para arrecadar recursos junto ao empresariado.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri