Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A reconstrução das localidades atingidas está bem distante...


A reconstrução das localidades atingidas está bem distante... - Gente de Opinião


A primeira governadora

Gente de OpiniãoNão estamos distantes de eleger a primeira governadora em Rondônia, embora nomes cogitados na década passada como Fátima Cleide (PT) e Sueli Aragão (PMDB) não tenham prosperado e atualmente já fora do contexto, depois de sucessivos resultados negativos.A reconstrução das localidades atingidas está bem distante... - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoVamos fazer as contas. Quem é o nome mais expressivo do PMDB para disputar o Palácio Presidente Vargas, sede do governo estadual, caso o atual governador Confúcio Moura desista – ele tem sinalizado este caminho há várias semanas - do seu projeto de reeleição? A resposta é unânime, já que o barbudo Raupp prefere continuar como cacique nacional: trata-se da deputada federal Marinha Raupp, recordista de mandatos à Câmara dos Deputados – acaba de completar vinte anos de carreira ininterrupta – e de votos.

Gente de OpiniãoDo outro lado, a melhor opção do PP e da aliança de partidos cassolistas, esquadrão comandado pelo ex-senador e atual senador Ivo Cassol, é a sua esposa Ivone. As sondagens partidárias a apontam anos luz a frente de lideranças pouco expressivas no âmbito desta coalizão conservadora. Já é considerada a grande surpresa da temporada.

E como sempre, a mágica Rolim de Moura, que produz lideranças em abundância, volta a ser o centro de atenções. As duas têm base eleitoral na mesma região.


 

A reconstrução

Preocupados em assistir os desabrigados e projetar a reconstrução de Porto Velho e dos municípios vitimas das enchentes, o governador Confúcio Moura e o prefeito Mauro Nazif foram de pires na mão buscar recursos com a presidente Dilma Roussef e ministros das áreas econômica e planejamento. O histórico é promessas não cumpridas.

A reconstrução das localidades atingidas está bem distante... - Gente de Opinião

Histórico feio

Para se ter uma idéia de como toca a banda, no primeiro momento das tragédias, a União promete dinheiro e casas, mas não cumpre quase nadica de nada. Passados três anos das enchentes no litoral paranaense, nos morros do Rio de Janeiro, no interior de São Paulo e Minas, a reconstrução das localidades atingidas – como entrega de casas  e recuperação da infra-estrutura - está bem distante.


A reconstrução das localidades atingidas está bem distante... - Gente de OpiniãoCaça aos votos

Enquanto isto, o ritmo de conversações a respeito das eleições de outubro emperrou de vez por aqui. Com as enchentes não existe clima para os candidatos se assanharem e quem mostra a cara acaba levando pedrada. É mais prudente esperar o vazante do Rio Madeira e as festividades da Copa do Mundo para então, sim, caprichar nos afagos aos eleitores.

Gente de OpiniãoAliança governista

Em Rondônia, os dois partidos mais fichas sujas do pedaço – PMDB e PT – buscam um acerto para caminharem juntos. Sendo assim, o PMDB lançaria o candidato ao governo e o PT vice. Os petistas estão acostumados a votar cegamente em quem Lula manda, já na base do PMDB existe resistência em dividir o mesmo palanque com a petezada.

Gente de OpiniãoNos estados

O presidente do Diretório Regional dos tucanos Expedito Júnior queria acertar com o comando nacional a visita do presidenciável Aécio Neves aos estados de Rondônia e Acre, onde o partido é forte. Como o momento não é propicio para visitações políticas na região amazônica, ficou deliberado que PSDB por quanto vai concentrar atenções nos grandes redutos do partido que São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.

Uma covardia

Num momento em que a situação de Rondônia vai se agravando e todos os esforços da prefeitura de Porto Velho e do governo do estado buscam salvar os flagelados das enchentes considero até covardia ficar batendo nas autoridades locais. Uma situação que parte de uma cidade, que é politicamente dividida desde os primórdios não consegue enxergar. É lamentável.

Gente de OpiniãoVia Direta

*** Miguel Sena e Carlos Magno começam as articulações da coalizão cassolista para as eleições de outubro *** Tempos bicudos: o dinheiro sumiu e até os taxistas contabilizam prejuízos *** Corre nos bastidores que o secretário Lúcio Mosquini reforça a nominata do PMDB para a Câmara dos Deputados. É um chapão.

A reconstrução das localidades atingidas está bem distante... - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)