Quarta-feira, 21 de maio de 2014 - 20h11
A revisão do plano
Com a finalidade de renovar as diretrizes do seu Plano Diretor – que é uma obrigatoriedade a cada dez anos – o município de Porto Velho no alto dos seus 100 anos de existência e com novas demandas criadas pela enchente histórica do Rio Madeira abre os preparativos para uma jornada de audiências públicas decisivas.
A atual gestão, através da Secretaria de Planejamento terá a importante tarefa de definir prioridades e apontar a direção do crescimento urbano e resoluções para questões novas como a elevação das pistas das ruas que foram alvo da cheia, além da construção de barreiras de contenção na orla do Rio Madeira.
O novo documento vai indicar medidas tais como desde a proteção dos fundos de vale, a criação de espaços de lazer, encaminhar soluções para os gargalos da mobilidade urbana, como também criar elementos atinentes a habitação, preservação do patrimônio cultural, etc.
Porto Velho aproxima-se dos 500 mil habitantes – na última revisão do censo já éramos 484 mil no ano passado – e precisa planejar seu futuro. Há dez anos a cidade contava com pouco mais de 300 mil habitantes e de lá para cá teve um crescimento extraordinário. Atualmente são 34 invasões na periferia, outro desafio para o planejamento urbano, as voltas agora com o nascimento da Cristolândia, uma nova cidade do outro lado da ponte.
A regularização
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) volta a cobrar celeridade na regularização fundiária em Rondônia preocupado com milhares de pequenos proprietários prejudicados com a atual situação de abandono em regiões conflitadas. Para tratar do assunto ele anunciou audiência pública que será transmitida ao vivo pela TV Senado neste final de semana no Rondônia Rural Show em Ji-Parana.
Desmentido
O boato plantado nos bastidores dando conta de um acordo entre os desafetos Ivo Cassol e Expedito Júnior foi desmentidos prontamente por ambos os lados. Como na política acontece de tudo e Ivo e seu grupo político precisam romper uma proposta de isolamento dos adversários até se chegou a cogitar a possibilidade, mas as partes se mostram irreconciliáveis.
Eleições 2014
Considerado um dos candidatos de ponta ao Palácio Presidente Vargas, o tucano Expedito Junior esta otimista em resolver sua situação perante a justiça eleitoral até o final de junho, prazo estabelecido para s homologações das candidaturas proporcionais e majoritárias. Se tudo der certo Neodi Carlos (PSDC-Machadinho do Oeste) será seu vice e Moreirão Mendes (PSD-Ariquemes) seu candidato ao Senado.
A estratégia
A estratégia do tucano é bem definida com relação ao adversário Confúcio Moura (PMDB). Junior reforçou suas paliçadas no Vale do Jamari montando chapa com políticos com bases assentadas em Ariquemes e Machadinho, para uma disputa de igual para igual na casa do inimigo. Se a estratégia vai dar certo são outros quinhentos, mas a coisa foi planejada para esta finalidade.
Goela abaixo
Pode vir por aí um goela abaixo no PT. Depois de tanto criticar o governador Confúcio Moura (PMDB) os petistas podem pular cirandinha com o inimigo, indicando o candidato à vice governador na chapa branca. A desconfiança de que serão obrigados a se enquadrar aumentou bastante nas últimas horas. Tudo por Dilma e Lula
Via Direta
*** O deputado federal Marcos Rogério fará dobradinha na capital com Leudo Buritis a ALE *** Com a ficha suja a ex-prefeita e ex-deputada Milene Mota (Rolim de Moura) esta fora da peleja de outubro *** Sem apoio de Ivo Cassol, o ex-senador Odacir Soares (PP) já abortou seu plano de disputar o governo *** Como se sabe, Ivo já lançou uns dez nomes e diverte-se em fazer dos aliados de gato e sapato.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina