Terça-feira, 25 de novembro de 2014 - 00h01
Fronteiras abertas
Ainda durante a semana foram apreendidas armas, muito dinheiro, maconha e cocaína em Rondônia e nos estados vizinhos, onde os cartéis do tráfico se instalaram e vem aumentando seus negócios nos últimos anos. Somente o estado de Rondônia conta com mais de 1000 quilômetros de divisas desguarnecidas com os países produtores de drogas, onde se passa de tudo, desde armas pesadas destinadas aos morros do Rio de Janeiro, ao contrabando de cigarros lesando os cofres fazendários.
O maior reflexo em Rondônia da falta de controle de nossas fronteiras é a criminalidade crescente. Neste final de ano, quando aumenta o volume do tráfico, automaticamente esta aumenta a criminalidade.
Conforme as estatísticas dos delegados rondonienses e acreanos mais de 70 por cento das ocorrências policiais têm ligação com o tráfico de drogas. Maior prova disto são as penitenciarias rondonienses e acrianas abarrotadas de presos.
A esfera federal, cuja atribuição é cuidar de nossas divisas é omissa na vigilância. Ano após ano se promete agir com mais rigor, mas o que se vê é são as coisas piorando.
Chuvas e trovoadas
A semana promete chuvas e trovoadas na tumultuada arena política em Rondônia. Na Assembléia Legislativa alguns deputados liderados pelo presidente da Casa vão tentar aplicar o impeachment no governador Confúcio Moura. Mas com a oposição sem maioria – como ocorreu no âmbito municipal quando se tentou afastar o prefeito Mauro Nazif – tudo deve ficar no campo do teatro e da retórica.
Modus operandi
O mesmo modus operandi usado na Câmara de Vereadores de Porto Velho – e que fracassou pela falta de maioria da oposição – foi usado no parlamento estadual. Alguém entra com pedido de afastamento – geralmente um pau mandado da oposição - e o Poder Legislativo toca o projeto adiante. Falta, no entanto, respaldo popular para pressionar os parlamentares.
Cinco municípios
Criados por decreto presidencial, em 1977, quando o antigo Território Federal de Rondônia começava a fervilhar com a chegada de tantos migrantes, os municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena festejaram 37 anos de emancipação durante a semana que passou. Atualmente são todos importantes pólos regionais de desenvolvimento.
Para idosos
A Câmara dos Deputados discute hoje, na Comissão de Desenvolvimento Urbano, projeto de lei que aumenta a reserva de moradias nos programas habitacionais. A medida decorre do progressivo envelhecimento da população brasileira. Ao mesmo tempo, como se sabe, as famílias estão jogando os mais velhos em asilos ou simplesmente abandonando nas ruas.
A derrubada
A derrubada do veto presidencial do projeto que autoriza a criação de novos municípios no país agita as lideranças em Brasília neste final de ano. Caso se consolide o veto aposto, o Brasil poderá contar com mais 80 municípios criados ainda em 2014 com eleições em 2016. Mesmo assim, tanto Extrema como Tarilândia (em Rondônia) não estariam incluídos nesta lista.
Via Direta
*** Ao meio de toda agitação por causa das operações policiais, a Assembléia Legislativa começa a discutir o orçamento do estado *** A relatoria do deputado estadual Ribamar Araujo (PT) *** São 250 parlamentares envolvidos na Operação Lava Jato e dois cara pálidas deles seriam de Rondônia *** Vamos às apostas, são figuras conhecidas....
.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina