Quarta-feira, 9 de outubro de 2013 - 19h06
Acabou a farra
O Senado aprovou no inicio da semana projeto de lei que inibe a criação de novos partidos no País. A farra era grande e os políticos usavam as facilidades existentes na legislação eleitoral para esparramar siglas para todo lado e abocanhar recursos do fundo partidário. Em médio prazo, poderemos ver até a redução de agremiações com os empecilhos criados.
Conforme a matéria aprovada, finalmente também será evitada a troca-troca partidário que funcionou em larga escala nos últimos dias, com o último prazo de filiações para quem desejava disputar cargos eletivos no ano que vem. Só no Congresso foram dezenas de deputados e senadores pulando de galho.
A proposta também prejudica candidaturas dos novos partidos, porque restringe o acesso ao fundo partidário e de tempo na televisão considerados mecanismos vitais para o funcionamento de uma sigla.
Os partidos recém criados não serão prejudicados, mas os próximos –como é o caso da Rede de Sustentabilidade que continuará trabalhando na coleta de assinaturas – vão nascer com pouco oxigênio
Na parede
Os vereadores de Porto Velho querem administrar à capital, embora o eleito para os quatros anos tenha sido o prefeito Mauro Nazif. Querem colocar o chefe do poder Executivo na parede, de joelhos, para atender seus pedidos, muitos deles impublicáveis. Se der mole, alguns vendem de agulha a avião para as secretarias municipais, como já ocorreu em gestões anteriores.
Sem pau velho
Caros caras-pálidas do Caiari, haitianos do São Cristovão e migrantes sulistas do São Francisco: Ninguém quer vereador, como os chamados “sobrinhoboys”, desatentos, omissos e cheios de benesses para não fiscalizar o Executivo. Mas ninguém quer também que vereador alugue pau velho para o Paço Tancredo Neves para votar projetos que são de interesse da coletividade.
Modus operandi
Por falar no que esta ocorrendo em Porto Velho, passou da hora de se investigar os vereadores também do interior. Em alguns municípios eles chantageiam prefeitos, transformando os legislativos municipais em balcão de negócios. Onde tiver patrol velha, caminhão caindo aos pedaços, temos coisa alugada por vereadores ou políticos corruptos.
Saiu brigado
Ao contrário do que se propalou nos meios políticos, o deputado Luiz Claudio deixou o PTN, mas cumpriu as exigências na justiça eleitoral para aderir ao PR. É que desde que o parlamentar saia brigado ou tenha seu crescimento na sigla prejudicado, ele pode proceder à mudança sem perder o mandato. Foi o que ocorreu, conforme seus correligionários.
Uma resposta
A cada denuncia do presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho que o estado esta falido e que os salários vão atrasar, o governo Confúcio Moura responde com o pagamento do funcionalismo a “La Teixeirão”, ainda no mês trabalhado. Pelo menos até agora as profecias apocalípticas de Hermínio – algumas delas voduzantes – ainda não se confirmaram.
After Day?
Esta confirmado para o dia 30 o julgamento do homem bomba Valter Araujo. Conversei com alguns aliados do ex-presidente da Assembléia Legislativa, que respiram otimismo. Nas contas deles, a cassação de Araujo na Assembléia Legislativa será revertida no Supremo, devido às brechas deixadas pela Comissão Processante. Ente os servidores a preferência é pela permanência de Hermínio na presidência, a razão de 5 x 1.
Via Direta
*** As primeiras chuvas de outubro, com fortes ventos, prenunciam um rigoroso inverno *** Sorte que as paliçadas do estádio Aluizão e do Cemitério dos Inocentes estão mais reforçadas nesta temporada *** A eleição dos Mais Feios do Ano do Programa Na Mira do Povo, deu Nazif e Dalton da cabeça ***Caso não tenha ocorrido fraude no escrutínio, Monstrão, Rubinho e Fogaça disputaram a peleja com fidalguia, voto a voto!
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis