Domingo, 9 de novembro de 2014 - 00h02
A reforma política
As polemicas da reforma política – como o financiamento de campanha – nem foram resolvidas pelo Congresso Nacional, passamos das 30 agremiações partidárias nas eleições de 2014 e um novo reordenamento de forças começa a ser desenhado no cenário político do país. São as acomodações projetadas com a criação de um novo partido para dar sustentação ao novo governo de Dilma Rousseff.
O PT saiu menor nas urnas, boa parte do PMDB já pensa em se afastar da presidenta reeleita com vistas a um projeto solo 2018, e uma nova legenda idealizada pelos irmãos Ciro e Cid Gomes (do Ceará), quer colocar lado a lado o PROS, descontentes do PSB e de outros partidos com vocação governista. Foi mais ou menos assim que surgiu o PSD, de Gilberto Kassab. Uma montoeira de políticos eleitos por partidos oposicionistas querendo contar com as benesses da situação e precisando trocar de lado.
Os acontecimentos nas esferas nacionais vão ter desdobramentos em Rondônia e alguns parlamentares federais já pensam na troca de partidos, visando ajustes e mais competitividade nas eleições municipais de 2016.
Os entendimentos
Prosseguem os entendimentos para a eleição da nova mesa diretora da Assembléia Legislativa. No tocante ao nome da base governista na peleja, o que se sabe, é que a definição vai sair do governador Confúcio Moura, com consulta ao senador reeleito Acir Gurgacz. Já se sabe também, que para facilitar os acordos o atual vice-governador e deputado estadual eleito Airton Gurgacz não entrará na disputa da presidência.
As acomodações
Aos poucos os novos deputados eleitos vão aparecendo e buscando as melhores acomodações na Assembléia Legislativa. Ocorre que os parlamentares do alto clero do parlamento estadual sempre têm gabinetes mais aparelhados do que os do baixo clero, e sendo assim estas salas são mais cobiçadas. O atual secretário da casa Eurípedes Lebrão tem atendidos a todos com a devida atenção.
Corpo de secretários
O ex-deputado federal Chagas Neto, com a saúde já recuperada, esta de volta ao batente e as lides políticas. Pelo seu importante trabalho no primeiro turno na campanha do governador Confúcio Moura, participando da virada sobre o tucano Expedito Junior, ele é cogitado a assumir um cargo relevante na esfera estadual a partir de janeiro. A expectativa é grande.
Os demitidos
Temos uma carga enorme de comissionados demitidos nos últimos dias no governo da Cooperação e na Assembléia Legislativa. Os diários oficiais estão lotados de listas e a chiadeira é grande, por causa do Natal e Ano Novo. Tanto o Poder Executivo como o Legislativo estão se enquadrando na Lei de Responsabilidade Fiscal, sob choro e ranger de dentes.
Bullying nas escolas
Com o bulliyng crescendo nos estabelecimentos de ensino, com a omissão das diretorias das escolas, se vê muitos estudantes resolvendo as pendências a pontapés, na faca ou até a bala. A discriminação contra alunos tem causado graves problemas psicológicos no alunado e nos têm chegado relatos até de tentativa de suicídios de jovens fragilizadas por esta prática. É preciso mais atenção das autoridades da educação.
Via Direta
*** Na Câmara de Vereadores de Porto Velho, depois de mais uma tentativa frustrada de cassar o mandato do prefeito Mauro Nazif, as coisas voltaram à normalidade *** Ainda tem muito candidato – e isto de todos os níveis – devendo serviços gráficos na praça *** Já no tocante as formiguinhas, todas foram pagas, porque quando caloteadas geram escândalos....
A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026
Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l