Terça-feira, 13 de novembro de 2012 - 18h04
Bem articulados
Já se vê alguns prefeitos eleitos bem articulados e buscando emendas parlamentares para seus municípios em 2013 na Assembléia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado. São os casos de Mauro Nazif (Porto Velho), Jesualdo Pires (Ji-Paraná) e César Cassol (Rolim de Moura).
Tempos bicudos
Em tempos bicudos, a palavra de ordem é reforçar o caixa com recursos advindos das emendas parlamentares perante aos orçamentos estadual e da União. Lembrando que parte do sucesso das administrações em Porto Velho, Ji-Paraná e Ariquemes foi em cima de emendas.
Bons clientes
Muita gente acreditava que o publicitário Antonio Augusto fecharia sua agência Norte em função do término da administração Roberto Sobrinho. Ao contrário, a agência conquistou bons clientes, ganhou impulso e será mantida, já que também atende contas do Acre e Amazonas.
Temas importantes
Dois assuntos importantes entram na ordem do dia da Assembléia Legislativa a partir desta semana. A proposta orçamentária para 2013 que começa a receber emendas dos deputados e a discussão do projeto que extingue a isenção fiscal para as usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio.
Audiência pública
A propósito da polêmica em torno da isenção fiscal para as usinas, a Assembléia Legislativa pretende discutir o assunto em audiência pública, por decisão do presidente José Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho). Só depois de ouvir os segmentos da comunidade é que o projeto deve subir votação.
A lacuna
A eleição do deputado federal Mauro Nazif (PSB) a prefeitura de Porto Velho abre uma lacuna importante no eleitorado da capital, principalmente no segmento do funcionalismo público. Existem dois possíveis herdeiros para esta faixa de votos: O ex-deputado Daniel Pereira e o ex-vereador Mário Jorge.
As conspirações
Temos uma pequena trégua para a aprovação do Orçamento 2013 mais o ano que vem será marcado pelas conspirações políticas. Já, no início do ano, o grupo liderado pelo deputado José Hermínio (PSD) vai enfrentar os governistas numa possível nova eleição da Mesa Diretora.
Cabelos em pé
Já rolam reclamações que o prefeito Roberto Sobrinho (PT) está retardando o inicio do processo de transição. A atitude esta gerando muita desconfiança e os aliados da futura administração já estão de cabelos em pé. Será que...?
Racha petista
Assim como o PMDB de Porto Velho saiu rachado das urnas, o mesmo se constata nos meios petistas. A ala da ex-senadora Fátima Cleide reclama que foi preterida pelo atual prefeito, até boicotada, alegando que faltou empenho do alcaide na eleição de outubro. Um novo entendimento está difícil.
Do Cotidiano
A invencível poluição
Mesmo em ambientes poluídos um ser humano conseguirá manter a saúde se mantiver uma dieta balanceada e hábitos corretos? Geralmente sim. Pessoas com uma dieta mais rica e variada e bons hábitos de vida e consumo tendem a superar as impropriedades do ambiente com uma resistência maior.
Agora, porém, os dados preliminares de uma pesquisa feita na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo indicam que a exposição à poluição atmosférica nos grandes centros urbanos durante a gestação e logo após o nascimento aumenta o risco de desenvolvimento de aterosclerose em indivíduos predispostos mesmo que eles adotem uma dieta com baixos teores de gordura.
Essa pesquisa abre campo para indagar se além desses casos há outros grupos que em determinadas condições possam apresentar os mesmos riscos. E traz o alerta de que ainda sendo possível resistir ao impacto da degradação ambiental, o melhor a fazer por ele é melhorar sua qualidade. Até porque os que mais sofrem são os mais frágeis.
A aterosclerose é uma doença inflamatória, caracterizada pelo enrijecimento e obstrução dos vasos sanguíneos devido à formação de placas de gordura. Seu agravamento ao longo dos anos pode causar problemas como infarto, acidente vascular cerebral e trombose.
“Diversos estudos apontam a poluição como fator de risco para a doença, mas, de acordo com a literatura científica, animais predispostos só desenvolveriam a placa aterosclerótica caso recebessem uma dieta rica em gorduras. Por isso os resultados que obtivemos surpreenderam” disse a bióloga Mariana Matera Veras.
O estudo foi feito com camundongos geneticamente modificados para desenvolvimento de aterosclerose. Os animais foram divididos em oito grupos e, ao fim do experimento, passaram por um exame de ultrassom para avaliar o tamanho da placa de gordura que havia se formado no interior dos vasos sanguíneos.
Os quatro primeiros grupos receberam uma dieta balanceada e com baixos teores de gordura desde o desmame, com um mês de vida, até o fim do quarto mês. O primeiro, considerado o grupo controle, ficou em uma câmera com ar filtrado e não sofreu exposição à poluição nem durante a gestação, nem após o nascimento.
Via Direta
*** Choro e ranger de dentes com a intervenção no comando estadual no Diretório Municipal do PMDB *** Muita gente esta inconformada com a coisa *** E a partir de janeiro a força do PT rondoniense se desloca para o interior...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri