Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

ALE entrega de titulo honorífico de Cidadão do estado de RO ao padre Zenildo e ao jornalista João Ciro Pinheiro


Gente de Opinião

Homenagem

A ALE-RO realiza sessão solene de entrega de titulo honorífico de Cidadão do estado de Rondônia ao padre Zenildo e ao jornalista João Ciro Pinheiro de Andrade, hoje às 09 horas. Uma justa e merecida homenagem a dois ilustres migrantes, que residem há décadas no estado.

Nas fronteiras

Comprados a peso de ouro de Israel a razão de 8 milhões de dólares a unidade – os Veículos Não Tripulados –Vants, destinados a vigilância das fronteiras brasileiras com o Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia continuam parados por falta de manutenção. Alguns sequer foram desencaixotados.

 Gente de Opinião

Na Amazônia

Dos Vants comprados, um deles era para funcionar a partir de uma base em Vilhena, destinado a combater o tráfico de drogas na fronteira com a Bolívia, de Pimenteiras a Guajará Mirim, onde tem sido detectado até invasão do espaço aéreo pelos traficantes. Mas até agora necas.


 



ALE entrega de titulo honorífico de Cidadão do estado de RO ao padre Zenildo e ao jornalista João Ciro Pinheiro - Gente de OpiniãoCoisa de louco!

Em todo o ano passado foram registrados cerca de 300 casos de dengue em Porto Velho. Esta marca já foi ultrapassada nos dois primeiros meses de 2013, mostrando indicativos de epidemia. É o país, o estado e o município perdendo a batalha contra a dengue.

 

Os novos

O desempenho dos novos vereadores de Porto Velho agrada. São mais atuantes, mais fiscalizadores, mais presentes do que aqueles que participaram da legislatura passada que projetaram a imagem de omissos e até de cúmplices das maracutaias da administração municipal.

 

Em Guajará

Oportuna a escolha de Guajará Mirim para sediar a próxima Assembléia Itinerante do Poder Legislativo. A região da fronteira atravessa um verdadeiro colapso na saúde e padece pela falta de um projeto de desenvolvimento. Os deputados podem colaborar com a discussão e o encaminhamento dos problemas regionais.

 

A reeleição

Em voduzar, estava considerando o deputado Cláudio Carvalho (PT) como uma das presas mais fáceis para os vereadores- predadores em 2014.  Mas Carvalho começou a interiorizar suas ações parlamentares, atendendo também vários municípios e, ampliando assim suas bases. A situação muda.

 

Desatrofiando

A gestão Nazif começa a desatrofiar para efeito de pagamentos dos compromissos assumidos nos meses de janeiro e fevereiro com os fornecedores. Já é uma boa noticia para os empresários que já estavam de barbas de molho com a situação. “Já não bastava o governo estadual atrasando ”, reclamavam.

 

Efeito cascata

A grande verdade é que Porto Velho é muito dependente do contra-cheque e do pagamento pelo governo e prefeitura aos fornecedores. Quando ocorrem atrasos de pagamentos nas esferas governamentais, se verifica o efeito cascata no comércio. Em janeiro e fevereiro houve esta combinação causa- efeito.

 

Do Cotidiano

A crise na indústria 

Neste final de 2012 ficou evidenciada com muita clareza a internalização da crise mundial. O segmento que mais sentiu a pressão foi o setor industrial. De modo geral, porém, essa percepção vai sendo sentida em todas as áreas a economia.ALE entrega de titulo honorífico de Cidadão do estado de RO ao padre Zenildo e ao jornalista João Ciro Pinheiro - Gente de Opinião

Uma das consequências mais óbvias de qualquer crise é o fechamento de empresas e o Brasil também não está fugindo a essa realidade. As empresas brasileiras têm um histórico de curta duração mesmo fora dos tempos de crises e os jovens que ingressam no mercado de trabalho precisam de empregos. É fundamental, portanto, descobrir as causas da excessiva mortalidade das empresas brasileiras.

O economista Otto Nogami, consultor empresarial, fez um estudo aprofundado para investigar as causas que levam os empresários a fechar seus estabelecimentos, chegando a um rol de sete “flechadas” mortais responsáveis pelo aniquilamento de seus negócios.

Ninguém aprecia avaliar dados negativos ou sequer imaginar que sua empresa venha um dia a enfrentar dificuldades, mas é altamente recomendável conhecer as causas do fracasso das empresas que fecharam recentemente.

Em primeiro lugar a pesquisa identificou como o balaço mais mortífero o baixo faturamento, responsável por 39% dos casos. Em segundo lugar, a baixa produtividade. Depois, gastos excessivos, brigas entre funcionários, mão de obra insuficiente, incapacidade de atrair clientes e conflitos com fornecedores.

Uma leitura superficial desses dados aponta que nenhuma empresa está completamente livre de todos esses problemas. Segundo Nogami, “trata-se de um risco que atinge empresas de todos os portes, de todos os setores e de todas as nacionalidades”.

A principal lição a ser aprendida é que as causas do fracasso nem sempre vêm de fora. Mesmo quando vêm, são facilitadas por erros internos. As empresas sofrem baixo faturamento, baixa produtividade e gastos excessivos, na maioria das vezes, por decisões equivocadas tomadas pelos próprios gestores.

A falha humana, portanto, é o gatilho que faz acionar os elementos causadores da frustração. O plano de marketing pode ser perfeito, a estratégia de vendas pode ser um primor, mas tudo pode ir água abaixo se não houver alguém capaz de promover uma correta implementação.

 

Via Direta

ALE entrega de titulo honorífico de Cidadão do estado de RO ao padre Zenildo e ao jornalista João Ciro Pinheiro - Gente de Opinião

*** Esse negócio da prefeitura assumir o estádio Aluizio Ferreira é caçar para a cabeça *** Mesmo porque o governo do estado não é afeito a cumprir repasses de recursos e Nazif não tem dinheiro sobrando para tanto *** Por conseguinte, que fique de barbas de molho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)