Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Amir Lando defende revisão nas compensações das usinas


 

Por Carlos Sperança

O deputado federal Amir Lando (PMDB-RO) defendeu ontem uma completa revisão nas compensações das Usinas de Jirau e Santo Antonio erguidas no Rio Madeira causando efeitos colaterais no município de Porto Velho. “Muita gente se aproveitou nos últimos anos puxando a brasa para a própria sardinha, deixando a cidade de lado e as conseqüências estão sendo sentidas até hoje com todas as demandas sociais criadas”.
 

Lando que foi deputado estadual constituinte, senador por duas vezes e ministro da Previdência – foi o primeiro ministro rondoniense - explicou que tem várias bandeiras definidas para seu mandato e já esta trabalhando nestas metas. Entre elas são a agilização da transposição dos servidores, a restauração da BR- 364, a PEC do Soldado da Borracha, a revitalização da Unir e a pavimentação de um novo corredor de transportes para a produção de grãos no Cone Sul do estado, que ele designou de “estrada da produção”.
 

Aos 69 anos de idade, Amir Lando, que é catarinense de Piratuba, reside em Rondônia desde a década de 1970, protagonizando momentos importantes da história do País, como na cassação do ex-presidente Collor de Melo. “Hoje muita gente não se lembra ou não sabe deste episódio, como os mais jovens, mas foi uma das grandes transformações ocorridas no País”, lembra.
 

Sobre o futuro do PMDB, Lando espera a definição do candidato ao governo – é uma situação ainda não resolvida no partido – e já trabalha na sua reeleição. Meio constrangido pelas circunstâncias em que assumiu, substituindo  o deputado Natan Donadon, preso na penitenciária da Papuda em Brasília, ele ressaltou que será importante honrar os compromissos com o Cone Sul rondoniense (a região de Vilhena) que ficou sem representante, com recursos de emendas parlamentares, mas estará à disposição de todos os prefeitos no seu gabinete. Em Porto Velho, já alocou verbas para a construção de duas creches na periferia.
 

Amir cobra mais ações governamentais e disse que estará vigilante, “pois temos ainda grandes gargalos nos municípios para serem vencidos nos próximos anos. Um deles, é a necessidade premente de passarelas e passagens de níveis em todas as cidades cortadas pela BR 364. Tem morrido muita gente ao longod a rodovia, e é uma situação bem preocupante”

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)