Quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 - 18h01
Bons e ruins...
Em Rondônia temos uma tradição de alguns deputados que se elegeram com brilhante desempenho e que depois como prefeitos e acabaram se dando muito mal. O peemedebista Tomás Correia, foi um dos parlamentares mais talentosos da primeira legislatura da Assembléia Legislativa, mas quando assumiu a prefeitura de Porto Velho, foi um desastre. Ele se queixa que na época foi sabotado pelo governador Jerônimo Santana, numa época em que o Paço Tancredo Neves dependia quase que totalmente do orçamento do governo estadual.
O que dizer do fantástico deputado federal Ildemar Kussler? O tucano, representante de Ji-Paraná, despontava como uma grande liderança estadual e seu nome já era cogitado para o governo nos aos 90. Eleito prefeito de Ji-Paraná, teve uma performance das piores, aniquilando sua carreira política no estado.
Lembrei estes dois casos para comentar a situação do prefeito Mauro Nazif (PSB) na capital. A exemplo de Tomás e Ildemar, Nazif foi um dos deputados estaduais e federais mais competentes da história de Rondônia. Ao assumir a prefeitura de Porto Velho, no entanto, não têm correspondido as expectativas. No seu caso, porém, terá tempo para se redimir: tem mais três anos pela frente e merece alguns descontos pela situação em que pegou a prefeitura repleta de obras paradas.
Apocalipse
Repercute em todo o estado a negativa do Pleno do Tribunal de Justiça quanto aos pedidos de arquivamentos dos processos contra os deputados envolvidos na Operação Apocalipse, Hermínio Coelho, Claudio Carvalho, Adriano Boiadeiro, Ana da Oito e Jean Oliveira. Além de negar o arquivamento, a justiça determinou novas investigações para os indiciados. Todos estão de cabelos em pé.
Coisa de louco!
Durante encontros com sem tetos e desabrigados das enchentes que invadiram o conjunto habitacional Mato Grosso, no bairro de Santa Barbara, o secretário de regularização Fundiária Cristian Camurça, ao ouvir as queixas do baixo valor do aluguel social estipulado pela prefeitura em R$ 250,00 para que deixem o local disse – sem ficar vermelho – que na capital tem muitas casas para alugar neste valor.
Toca do tatu
Os flagelados ficaram revoltados com a declaração de Camurça já que nem kitinete em invasão existe com este preço em Porto Velho. Uma senhora, mais exaltada, desabafou: “O que? Que mentiroso, por este preço não têm nem toca de Tatu para alugar”. Cristian além de não resolver os problemas fundiários acabou se transformando num vilão para os desabrigados.
Os entendimentos
O presidenciável Eduardo Campos, governador de Pernambuco, depois de conquistar o apoio da ex-senadora Marina Silva, dedica esforços para compor com o senador Cristovão Buarque para vice. É a aliança PSB/Rede de Sustentabilidade e PDT começando a andar na esfera nacional e que deverá também ser verticaliza aqui no estado de Rondônia.
Vinda de Aécio
O presidente estadual do PSDB Expedito Júnior desembarca hoje em São Paulo para tratar da visita do presidenciável tucano, senador Aécio Neves nos estados de Rondônia e Acre. Na capital paulista, Expedito manterá audiência com o governador paulista Geraldo Alckmin para pedir seu apoio à campanha ao governo em Rondônia no ano que vem.
Orçamento
O orçamento do estado para 2014 ainda não começou a ser analisado pela Comissão pertinente na Assembléia Legislativa de Rondônia. Geralmente o projeto recebe uma série de emendas, passa por negociações pelos deputados para receberem recursos das emendas parlamentares para suas bases, para depois a matéria subir a plenário para votação.
Via Direta
*** O governador Confúcio Moura cumpriu agenda ontem em São Paulo em fórum promovido pelo jornal Estadão *** Mesmo trancafiado o homem bomba Valter Araujo continua provocando arrepios na classe política rondoniense*** Na ALE, a Comissão Processante voltou a se reunir na tarde de ontem . Dois deputados estão na alça de mira para cassação: Ana Calamity e Boiadeiro do Chapéu.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina