Domingo, 27 de abril de 2014 - 00h02
As mulheres e o tráfico
Aumenta geometricamente o envolvimento das mulheres com o tráfico de drogas e como conseqüência as penitenciárias femininas de Porto Velho, Rio Branco e Manaus já estão superlotadas a ponto de implantarem creches para atender a crescente demanda de nascimentos de bebês. Para se ter uma idéia da coisa, dezenas deles estão nascendo nos presídios da região Norte nos últimos anos.
Mães, esposas, filhas e namoradas de traficantes presos assumem os negócios da família. Mulheres carentes ou mesmo da classe média, vêem status em namorar os marginais se submetendo ao transporte de crak, maconha e cocaína pela vagina ou até pelo ânus nos presídios.
Por falta de estratégias, incompetência ou omissão – vejam o caso de Rondônia desprotegida contra os cartéis avançando que elegem vereadores e deputados – o País, os estados e os municípios estão perdendo a guerra contra as drogas e a violência. Os reflexos estão nas mortes corriqueiras nos finais de semana. Cinco a seis jovens tombam a balas por semana na capital rondoniense por disputa de pontos ou por meras rivalidades tribais entre os traficantes. E neste contexto se constata também o aumento da participação das mulheres.
Bancada inteira
Os druidas governistas capricham nas suas poções para eleger a bancada federal inteira de Rondônia nas eleições de outubro. Estarão em disputa uma cadeira ao Senado e oito vagas à Câmara dos Deputados. Para tanto se desenha uma coligação entre o PMDB, PDT, PSB, PTB e DEM. E não se descarta a inclusão do PT na coalizão, já que existem tratativas andando.
O potencial
Apesar dos gargalos, do assoreamento, da falta de dragagem em alguns rios da Amazônia – como é caso do Madeirão – a previsão dos analistas é que nos próximos anos seja transportado pelas hidrovias da região Norte a maior fatia mundial das cargas de milho e soja. Para tanto haverá investimentos maciços nos portos de Manaus, Porto Velho, Itacoatiara, Santarém e Belém.
Aliança frágil
Eleições 2014: O comando governista entende que a aliança formada pelo ex-senador Expedito Junior é muito frágil e pode ser dissolvida ainda nas convenções de junho. Ocorre que até lá o tucano não terá resolvido sua situação de ficha suja perante a justiça eleitoral, fomentando com isto a sangria imediata a sua candidatura com muitas siglas pulando fora do barco.
Blocos em formação
Identificam-se três blocos em formação para a disputa do governo do estado em outubro: 1- Da situação chapa branca, liderado pelo PMDB de Confúcio; da oposição comedida, liderada pelo tucano Expedito Júnior e da oposição definida, com o bloco cassolista tendo como provável candidata a empresária Ivone Cassol.
Homem bomba
Nos bastidores, aumenta o clima de terror na classe política depois que o homem bomba Valter Araujo resolveu abrir o bico. Ele ficou calado durante meses e meses – não foi de graça – esperando que aliados salvasse seu pescoço. Ao final se convenceu que a saída era a delação premiada que foi a mesma atitude tomada por José Batista, que já esta fora das grades.
Regime de chuvas
O regime de chuvas em Porto Velho esta alterado. Chegamos ao final de abril chovendo e nem repiquete no Rio Madeira – que geralmente ocorre na Páscoa – tivemos nesta temporada. Que mais surpresas a natureza nos reserva para os próximos anos? Sem querer vouzar, mas já voduzando, talvez uma seca severa, como aquela que ocorreu em Manaus no início da década. Não duvidem.
Via Direta
*** Impressiona o numero de ex-secretários do governo Ivo Cassol envolvidos com a justiça *** São vários deles recebendo condenações da justiça por malversação dos recursos públicos, coisa de louco *** Abrir o bico deve estar causando prejuízos financeiros para Valter Araujo: de boca calada ele recebia mensalinhos de parlamentares com o rabo preso. Agora...
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina