Domingo, 1 de fevereiro de 2015 - 05h02
Asfixiar o narcotráfico
Tenho acompanhado seguidas entrevistas dos secretários de segurança dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná cobrando a necessidade do governo federal assumir suas responsabilidades e vigiar melhor a fronteira com países como o Paraguai, Bolívia, Peru e Colômbia, origem do tráfico de armas e de cocaína. Acreditam que sem asfixiar o narcotráfico na fonte, ou seja, nas divisas com os vizinhos, é como enxugar gelo, já que todo mês são apreendidas toneladas de drogas, armas e explosivos usados em assaltos a bancos, etc, etc.
De fato, é atribuição de o governo federal tratar do tráfico internacional, contrabando armas e descaminho. Seguidos governos tem sido omissos com relação ao problema que tem gerado onda de violência em todo País. Rondôniatambém é vitima desta escalada já que esta mais próxima dos países produtores de cocaína e suas estradas, seus rios (além do espaço aéreo) são usados pelos cartéis para a remessa aos grandes centros e a exportação.
Urge, portanto, recursos, equipamentos e ações nas fronteiras. Asfixiar o narcotráfico é preciso.
Dia de posse
Hoje é dia de posse dos eleitos. No Câmara dos Deputados, nossos oito parlamentares, no Senado, o reeleito Acir Gurgacz e na nossa Assembléia Legislativa, os 24 parlamentares da nova legislatura. Na capital, chama atenção a posse de dois vereadores atuantes, que foram Leo Morais e Aélcio da TV com grande responsabilidade, já que os representantes locais deram vexame na legislatura que se encerra.
Eleição da mesa
Na eleição da mesa diretora de hoje, quase um consenso na formação da chapa liderada pelo deputado Maurão de Carvalho (PP-Ministro Andreazza), o que chama atenção é que a coisa aconteceu sem os escândalos rotineiros na política estadual, como compra de votos, parlamentares sendo confinados em fazendas ou hotéis, etc. Rondônia esta mudando?
Prédio dos corruptos
O edifício conhecido na cidade como “prédio dos corruptos”, na Avenida Jorge Teixeira foi alugado a preço de ouro para o poder público. O interessante é que o ex-prédio das repartições dava conta do recado. Tinha um pátio amplo para entrada de caminhões e custava menos do que a metade do que já é pago há 90 dias (só agora foi ocupado). A coisa é desgastante e merece alguma explicação para a opinião pública.
A receita
Para se reeleger, Confúcio usou algumas receitas de governadores reeleitos. E de Porto Velho incorporou o bem sucedido programa de regularização fundiária do ex-prefeito Roberto Sobrinho. Agora, é a vez do prefeito Mauro Nazif, já pensando na reeleição, a investir na regularização fundiária. O que ele não fez em 2013 e 2014 pretende fazer na regularização em 2015. Deve funcionar.
Ninguém quer?
Na gestão passada nenhuma empresa se habilitou para a construção do novo terminal rodoviário em Porto Velho O mesmo ocorreu agora em Ariquemes, no inicio da semana. Será que os empresários não confiam mais nos políticos e temem ter que pagar propinas para que as obras não sejam interrompidas e o custo final fique acima das expectativas.
Via Direta
*** Vária prefeituras de Rondônia cancelaram as folias de Momo para economizar recursos, entre elas Porto Velho. É justo *** Conforme novo cronograma, o novo estádio Aluizão terá suas obras iniciadas depois do inverno amazônico *** O governador Confúcio terá dois opositores briguentos e linguarudos garantidos para 2015: Hermínio Coelho e Jesuino Boabaid.
.
A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026
Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l