Sexta-feira, 9 de agosto de 2013 - 18h03
A epopéia de Machadinho
Com a construção da sua primeira hidrelétrica, o município de Machadinho do Oeste, no pujante Vale do Jamari, começa vivenciar uma epopéia já conhecida por Porto Velho: a chegada de novos contingentes humanos, uma migração acelerada que já lota os hotéis, puxa para cima o preço dos imóveis e aumenta as demandas sociais de saúde, segurança pública, energia, educação, etc.
Já foram lançados novos loteamentos na cidade – de pouco mais de 50 mil habitantes – e a comunidade festeja um clima de progresso, depois de décadas de dificuldades na busca da regularização de terras, na luta contra a malária – na década de 80 era um flagelo nas redondezas – e suas lideranças políticas como é o caso do deputado Neodi Carlos, com base local, exigem as contrapartidas dos consórcios de construção desde já para que não aconteça o que ocorreu na capital rondoniense, onde o prefeito da época e o governador só se preocuparam em fazer negócios, afrouxando as cobranças de contrapartidas para dotar a cidade da infra-estrutura necessária para enfrentar tamanha migração.
Que as lideranças locais, mais o governo do estado atuem com firmeza e não esperem os problemas para depois enxugar gelo, como lamentavelmente ocorreu em Porto Velho.
Inferno astral
Condenado por fraudes em licitações pelo STF, o senador Ivo Cassol entrou no rol dos inelegíveis para 2014. Ele liderava a corrida sucessória no estado para 2014 junto ao eleitorado conservador e, com isto, conforme lideranças que ouvi no dia de ontem, abre espaço para a ressurreição de José Bianco (Democratas) neste segmento do eleitorado.
Zica política
Um ano para esquecer para os políticos. Operações policiais tem varrido da vida publica prefeitos, vereadores, deputados e senadores. No caso de Rondônia, ainda temos deputados presos e afastados, vereadores presos e por aí afora. Sem contar que o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, com base em Rondônia também vai enfrentar julgamento no STF nos próximos dias.
Mais ajuste
A Assembléia Legislativa de Rondônia decidiu se ajustar, diante dos rigores da Lei de Responsabilidade Fiscal e das recentes descobertas da Operação Apocalipse dando conta de um numero exagerado de servidores. Desta forma devem ser demitidos nas próximas horas cerca de 400 comissionados.
Garçon afastado
Afinal, que cipoal de rabos amarrados terá o ex-deputado federal Lindomar Garçon com o Palácio Presidente Vargas? Até o diretório nacional do Partido Verde deu-lhe um pé, punindo o demagogo pela envolvimento com a Operação Apocalipse, mas no governo da Cooperação até agora não foi demitido.
Fator de desgaste
Neste momento Lindomar Garçon, representa o elo do narcotráfico e dos estelionatários com o governo estadual. O que esta faltando para levar um pé? Será que falta pulso na gestão Cooperação para punir os criminosos? É mais um ponto de desgaste da gestão do governador Confúcio Moura.
Longo prazo
Fazendo as contas, com a prorrogação do inquérito da Operação Apocalipse em mais 30 dias, o prazo da Comissão Processante resolver as coisas em mais 90 dias, não teremos uma solução para o escândalo antes de 120 dias, o que são pelo menos quatro meses. Então pode virar Natal e Ano Novo, e até o recesso parlamentar. Quiçá em março?
Via Direta
*** A maior parte dos homicídios em Porto Velho está ligada ao tráfico de drogas *** Asfixiando os cartéis, reprimindo as centenas de pontos de vendas, punindo os políticos envolvidos, será possível reduzir o índice de criminalidade em Rondônia *** Afinal, a coisa degringolou...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri