Sexta-feira, 13 de junho de 2014 - 05h04
Trairagens e desconfiança
Num clima de trairagens, alianças na marra, disputas internas, rivalidades tribais, os 32 partidos políticos legalizados em Rondônia começam a se organizar para as convenções partidárias com prazo de encerramento, conforme a legislação eleitoral, até o dia 30 do corrente. Os bastidores fervilham, mas necas de definições com clima de mistério e desconfiança de espionagem política.
As indagações são muitas. O PT do Padre Ton terá candidatura própria ou será obrigado a se aliar na marra ao PMDB de Confúcio? O tucano Expedito Junior conseguirá registrar sua candidatura até 5 de julho como pretende? Neodi Carlos ficará com Expedito ou migrará para os braços de Ivo Cassol? Maurão de Carvalho (PP) terá premiada sua fidelidade canina com apoio do grupo cassolista ao governo?. E Jaqueline Cassol é pra valer? O vice do governador Confúcio sairá do PT, PDT ou PSB?
Que novelão. É a casa da mãe Joana. Samba de crioulo doido. Coisa de louco! Nunca na história de Rondônia tivemos tantas indefinições quanto às candidaturas majoritárias, sendo que algumas dependem exclusivamente da justiça eleitoral para serem registradas. E urge que o TRE divulgue logo a lista de quem resta elegível no frigir dos ovos.
Palanque próprio
Após rejeitar acordo com o grupo político do senador Ivo Cassol para dar palanque próprio no estado ao presidenciável Eduardo Campos em Rondônia, o PSB mira indicação do vice de Confúcio Moura. E é contando com o palanque do vice-governador que os socialistas pretendem fazer a campanha do ex-governador do pernambuco em Rondônia, conforme anunciou o dirigente Daniel Pereira.
Plano de recuperação
Os técnicos da Secretaria de Planejamento da prefeitura de Porto Velho esta concluindo o Plano de Recuperação da cidade e dos distritos atingidos pela cheia do Rio Madeira. Muita coisa do que foi coletado poderá ser incluída também no Plano Diretor que esta precisando de uma revisão completa, como exige o Ministério das Cidades a cada 10 anos.
Economia informal
Temos crise na construção civil, colapso na rede hoteleira, caos no ramo imobiliário e o desemprego campeia em Porto Velho depois do pós usinas e pós cheia. Com isto aumentou o numero de camelôs, vendedores de lanches e DVDs pelas esquinas. Impressiona também o aumento de noiados e traficantes de crack nas ruas, vira latas, gatos errantes e sem teto dormindo nas marquises de prédios centrais.
Apetite voraz
No final de semana passada duas caminhonetes lotadas de petistas apareceram à tarde da Fazenda do senador Ivo Cassol, na Zona da Mata. Apesar da hora da soneca, Ivo mandou acender o fogão e mandou preparar o rango para os ex-inimigos e conforme peões da fazenda, os petistas eram dotados de apetite voraz - só comparável as onças traçando presas pelo Vale do Guaporé! Coleguinhas e pulando cirandinha....
A prevenção
Ainda não ficou claro nos trabalhos desenvolvidos pela equipe técnica do governo do estado e da própria prefeitura quanto à questão da recuperação da capital a elaboração de um plano de prevenção de desastres naturais. O projeto seria de extrema importância na medida em que o aquecimento global tem dado seguidas mostras – agora no Paraná como bola da vez – de que a coisa só tende a piorar daqui para frente.
Via Direta
*** Lúcio Mosquini (PMDB) entra fervendo na disputa por uma cadeira a Câmara dos Deputados com o apoio e coordenação do Prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni *** Com a Copa do Mundo em andamento, nosso noticiário político tende a dar uma retraída nos próximos dias *** Os políticos comunicadores se preparam para deixar seus programas logo depois das convenções conforme exigência da lei eleitoral.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina