Sexta-feira, 23 de novembro de 2012 - 19h34
, IRA PETISTA , |
Os petistas estão desconfiados que vão levar um pé no governo da Cooperação. O PMDB quer ampliar seu espaço no governo Confúcio Moura e mira a ocupação de mais cargos – inclusive sacretarias – ocupadas pelos aliados de Fátima Cleide e Roberto Sobrinho. Pensem nuns petistas bravos!
Bateu levou
Quem fala demais dá bom dia cavalo e o presidente da ALE Hermínio de tanto cutucar a onça com vara curta, ouviu poucas e boas do governador Confúcio Moura durante a semana. A palavra de ordem é, chega de ficar quieto, é o tal de “bateu levou”. Tá ficando divertido...
A transição
Justamente ao meio do processo de transição o prefeito Roberto Sobrinho resolveu tocar um seminário de avaliação num clube de campo. Com isto as informações necessárias para que o novo prefeito assuma são proteladas mais uma vez. A impressão que dá é que falta colaboração.
Aniversário
A deputada Marinha Raupp (PMDB-RO) festejou aniversário ontem e recebeu o carinho dos seus eleitores e correlegionários. Marinha, que é esposa do senador Valdir Raupp, é a grande recordista de mandatos à Câmara Federal e é ainda, a parlamentar mais votada na história de Rondônia. Detém, portanto, todos os recordes.
Valor definido
No Congresso Nacional, a Comissão Mista do Orçamento da União definiu o valor das emendas parlamentares para deputado e senador para o exercício de 2013. Com isto, cada parlamentar terá direito, conforme o texto aprovado, até R$ 15 milhões em emendas. Na verdade é o mesmo valor vigente.
Valeu Barbosão!
Com Barbosão no Supremo, juízes, desembargadores e conselheiros corruptos em geral que vendem sentenças e obrigam prefeitos a comprar e agulha a avião de seus parentes sob pena de serem caneteados já estão com a pulga atrás das orelhas. E a farra do nepotismo cruzado? Além disto, tem amante prá lá, amante prá cá – tudo pago pelo contribuinte.
Grande desafio
Com uma coalizão de 13 partidos – a maior da história de Rondônia – o governador Confúcio Moura se esforça para atender a todas as facções envolvidas em sua administração. Mas conciliar tantos interesses partidários para 2014 é um desafio e algumas facções já estão se trombando.
Fora de risco
Os adversários – leia-se Hermínio e Cassol – dizem com todas as letras que o atual governo vai levar o estado ao caos como já ocorreu nos anos 90 com quatro salários atrasados e até o décimo terceiro. Este risco não existe: o funcionalismo é prioridade da gestão Cooperação.
Clima de terror
Procura-se, ao lembrar de ossos enterrados, se instalar um clima de terror no funcionalismo público contra o atual governo. Confúcio tem praticado economia de guerra e lembrou ontem, que o pagamento do funcionalismo é sagrado. “Estamos economizando e isto é questão de honra em nossa gestão”, disse.
Consta que a ordem partiu do rei João V de Portugal (1689–1750). Sua Provisão-Régia, datada de 15 de dezembro de 1684 ou determinou ou sacramentou a construção do futuro Forte de São José da Barra do Rio Negro, que também viria a ser conhecido como Fortim de São José, Forte do Rio Negro, Fortaleza de São José do Rio Negro e Fortaleza do Rio Negro.
Sua localização ficaria na margem esquerda da barra do rio Negro, um pouco acima da sua confluência com o rio Solimões, no que hoje é a cidade de Manaus. Segundo a Provisão-Régia, seriam “pelo rio das Amazonas acima quatro casas-fortes”.
Elas ficariam nos rios Tapajós, Negro, Solimões e Madeira, “e para a defesa destas fortalezas e segurança da Campanha bastarão ter cada uma dez soldados e de duas até quatro peças de artilharia; as quais fortalezas se podem fazer com pouco dispêndio a respeito de seu interesse por ser a fábrica de madeira, e de terra uma e outra tão própria para duração, e segurança que a terra se conglutina, e faz com o tempo tão firme e tão dura como as pedras, e as madeiras são incorrutíveis, e deles também entendido o usaram continuamente os índios deste sertão em guerras uns contra os outros”, diziam os historiadores.
O rei João V de Portugal, que ficaria conhecido como “O Rei Sol Português”, por conta do luxo de seu reinado, passou à história negativamente por sua fixação sexual em freiras. Os fatores positivos falaram muito mais alto.- Além de determinar a edificação dos fortes para a proteção da Amazônia, coube-lhe a conquista fundamental de reafirmar o princípio do equilíbrio geográfico na América do Sul, ficando para Portugal a bacia fluvial do Amazonas e à Espanha a do Rio da Prata. Contribuiu para essa conquista a assessoria recebida de Alexandre de Gusmão. Brasileiro, nascido em Santos, Gusmão conseguiu imortalizar saudavelmente a biografia de João V com o Tratado de Madrid, assinado em 13 de janeiro de 1750.
O princípio do uti possidetis prevaleceu sobre o Tratado de Tordesilhas. Se este vigorasse, o Brasil ficaria privado de grande parte de seu atual território. Com isso, a diplomacia de João V/Gusmão impunha a vitória da ação dos bandeirantes sobre as linhas definidas pelos reis de Portugal e Espanha no século XV.
Via Direta
*** Existe um contraponto a saúde e a segurança em colapso no estado *** O DER tem 56 frentes de trabalho de infra-estrutura *** O secretário de Saúde acusou Cassol pela crise no setor *** Segundo ele, Ivo não prestou nem para fazer a fossa do HB...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri