Terça-feira, 1 de abril de 2014 - 00h11
Uma nova proposta
Com o antigo projeto de emancipação, fusão e desmembramento de novos municípios empacado no Congresso Nacional em vista do veto da presidente Dilma Roussef, um novo projeto foi montado às pressas para ir enrolando as quase 300 localidades que esperavam se desmembrar ainda em 2013. Em cada estado, a bancada governista apresenta versão otimista, mas na verdade já tem uma nova proposta tramitando no Senado e alterando as regras para os processos de novos municípios.
Na nova proposta, decorrente de um acordo par resolver os impasses anteriores, também de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) temos novas demandas governistas para que as regras sejam mais rígidas no Sul e Sudeste do que os critérios estabelecidos para as regiões Norte, Centro Oeste e Nordeste.
O autor acredita que o projeto será votado em caráter de urgência, talvez já nesta semana. Mozarildo entende que existem regiões do território nacional que se desenvolvem mais rapidamente e que precisam ganhar autonomia administrativa, não podendo ficar sob camisa de força.
Para Região Norte as exigências para a criação dos novos municípios são pelo menos 5 mil habitantes para se iniciar a maratona processual. Em Rondônia, além de Extrema e Tarilândia, com os processos de desmembramento adiantados, temos pelo menos mais cinco localidades em condições de pleitear a autonomia.
A confirmação
Em Ji-Paraná, numa grande festa do PMDB, o governador Confúcio Moura finalmente confirmou seu projeto de reeleição e acalmou os partidos da base aliada. Ficou ratificada também a dobradinha de Confúcio com o senador Acir Gurgacz (PDT) ao Senado, repetindo a composição vitoriosa das eleições passadas. Gregos e troianos ficaram satisfeitos.
No encontro do PT
O senador Acir Gurgacz também participou da abertura do encontro estadual do PT em Ji-Paraná e reafirmou perante a militância petista seu compromisso de apoio ao projeto de reeleição da presidente Dilma Roussef e do governador Confúcio Moura (PMDB). Acir Lembrou a trajetória de lutas com o PT em jornadas anteriores e pediu apoio aos petistas “até por uma questão de coerência já que estamos na base aliada da presidente”
O nome do PSB
O PSB se reuniu no final de semana e ratificou apoio a candidatura de Acir Gurgacz (PDT) ao Senado e o nome de Mário Medeiros, atual secretário de Administração da gestão Mauro Nazif para ser indicado candidato a vice-governador na chapa de Confúcio Moura. Medeiros têm uma larga folha de serviços prestada a capital. Foi secretário do saudoso Chiquilito Erse e tem bom trânsito junto ao funcionalismo, um calcanhar de Aquiles da gestão Cooperação.
Bianco definido
É importante, até para os institutos de pesquisas balizarem suas sondagens a partir de agora que o ex-governador José Bianco (Democratas) se definiu como candidato à Câmara dos Deputados depois de ouvir familiares, as bases políticas do partido e o próprio Diretório Nacional que pediu a eleição de um deputado federal da legenda em Rondônia.
Bessa na disputa
O secretário de Segurança Pública Marcelo Bessa (PMDB) confirmou seu desligamento do cargo na próxima semana para cumprir o prazo de desincompatibilização e disputar uma cadeira à Câmara Federal. É o mesmo cargo que pretende seu desafeto, o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho, pelo PSD. Por conseguinte, não vai faltar bate boca na campanha...
Nas paradas
Com prudência, o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) vai colocando seu bloco na rua para disputar uma cadeira à Câmara Federal nas eleições de outubro. Terá uma campanha bem estruturada já que terá apoio de vereadores e deputados estaduais, mais dobradinhas estratégicas em vários municípios do interior do estado. Se não for atingido pelos braços da lei até outubro, terá chance até de figurar entre os mais votados no estado.
Via Direta
*** O PT rondoniense garante que não será obrigado a fazer aliança goela abaixo com o PMDB nas eleições de outubro *** O Partido garante que tem pesquisas de boa procedência acenando com a eleição do Padre Tom a governador e Fátima Cleide ao Senado *** Trocando de saco para mala: com a agricultura de Porto Velho prejudicada pela cheia do Rio Madeira os preços de hortigranjeiros podem disparar nas ferias livres a partir de hoje.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri