Terça-feira, 1 de julho de 2014 - 09h11
Blocos definidos?
Eram tantas as indefinições, as idas e vindas ao longo da tarde e noite de ontem sobre o quadro sucessório estadual, que tudo o que for publicado hoje corre o risco de perder a validade. Alguns blocos na disputa pelo governo de Rondônia foram definidos ainda no final de semana. As três principais coalizões estavam assim formadas por: 1 - Confúcio Moura (PMDB) a reeleição, com Lucio Mosquini de vice, numa chapa puro sangue 2 - Expedito Junior (PSDB) ao governo e vice Neodi Carlos (PSDC) 3 – Jaqueline Cassol (PR) ao governo e vice Carlos Magno (PP). Já estavam definidos também os candidatos das siglas nanicas Leo Fachim (PTC) e Pimenta de Rondônia (PSOL)
Na manhã da segunda-feira, enquanto corriam as últimas convenções partidárias, explodiu a formação de uma nova composição para a peleja do governo estadual pilotada pelo senador Acir Gurgacz ao governo e o petista Padre Ton ao Senado, numa coalizão de forças que contava com o respaldo do PTB, PSB etc.
As legendas envolvidas negociaram alternativas com todos os lados e só ao final da tarde surgiria um norte do agrupamento para as eleições. Como fechei a coluna antes do encerramento dos acertos finais fiquei sem a definição deste bloco. Mas as controvérsias prosseguem até o dia 5, prazo final do registro das candidaturas.
Os Democratas
Os Democratas realizaram ontem suas convenções partidárias no último prazo determinado pela justiça eleitoral e confirmaram apoio a candidatura do governadoravel Expedito Júnior (PSDB). Até o último momento não estava acertada a candidatura de José Bianco à Câmara dos Deputados, mas o Diretório Nacional pediu sua participação nas eleições e seu nome foi confirmado.
A nominata
Quem esperava que a nominata de candidatos Câmara dos Deputados liderada pelo PMDB virasse o bicho vai ter uma surpresa. O Frentão montou uma lista em condições de eleger pelo menos dois deputados federais. Vejam a escalação: 1- José Bianco (DEM) 2- Mariana Carvalho (PSDB) – 3- Agnaldo Muniz (PSC) 4 –Expedito Neto (Solidariedade) 5 –Guilherme Erse (PSD) 6 – Edgar do Boi (PSDC) entre outros.
A definição
Uma das decisões mais esperadas nos últimos dias era do deputado Hermínio Coelho (PSD) presidente da Assembléia Legislativa do estado. Depois de muito refletir, ouvir correligionários, amigos, parentes e suas bases no interior o combativo parlamentar se decidiu pela reeleição e já esta em campo. A expectativa é que seja um dos deputados estaduais mais votados no estado puxando votos para a nominata do PSD.
Baita reforço
O apoio do ex-governador José Bianco e seu grupo político ao candidato tucano Expedito Junior (PSDB) ainda vai ser lamentada pelo PMDB, que rejeitou aliança com os Democratas e acabou reforçando o inimigo. Bianco tem um eleitorado fiel na região central e na capital sempre obteve grandes votações nas suas eleições ao Senado e ao governo.
A convocação
Convido desde já os candidatos de partidos nanicos ao governo do estado – Pimenta de Rondônia (PSOL) e Léo Fachin (PTC) para agendar sabatinas na rádio Globo, Diário da Amazônia e Rede TV. A mesma convocação vale também para os candidatos ao Senado Aluizio Vidal (PSOL), Hildon Chaves (PSDB) e outros. Queremos cumprir a legislação eleitoral na íntegra. Liguem Djá! Para o Marcelinho (Diário), Solano (Rádio e TV)
Via Direta
*** O jornal Alto Madeira, numa nova etapa, já circula colorido se preparando para seu centenário *** O final de semana foi enorme agitação nos meios políticos com a definição de nominatas as eleições proporcionais e majoritárias *** Poucos partidos deixaram suas convenções para o último dia e todas foram monitoradas pelos caciques políticos estaduais,
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina