Quarta-feira, 11 de dezembro de 2013 - 18h01
Fator determinante
A queda da sua rejeição na capital – que chegou no período das vacas magras a estratosféricos 37 por cento – foi determinante para o governador Confúcio Moura consultar seu desconfiômetro e voltar a pensar na reeleição. Com a boa nova, o governador começou a sinalizar sua vontade de pleitear um novo mandato e com isto pelo menos três interessados – que pertenciam a sua base aliada – já tiraram o time de campo.
Dos 17 partidos da sustentação do governo da Cooperação pelo menos uns três devem migrar para a oposição acompanhando outros candidatos, apesar dos seus lideres Alex Testoni (PSD) e José Bianco (DEM) não falarem nada a respeito. Seguramente, Expedito Júnior do PSDB, que nos primeiros anos rezou a cartilha governista vai rumar para o caminho da oposição.
Com isto, a corrida sucessória estadual começa a se formar através de blocos: Os principais deles são formados pelas seguintes coalizões: 1- Bloco governista com 14 partidos, com Confúcio a reeleição 2 – Bloco cassolista com 6 siglas, com Maurão ou Ivone Cassol como possíveis candidatos 3 – Bloco Democrata Cristão unindo as forças de Neodi Carlos/José Bianco, 4 – Bloco dos tucanos, com Expedito Junior como possível postulante, apoiado pelo PR e alguns nanicos. A esquerda esta muda.
Bola de neve
Os processos contra os corruptos estão aumentando como uma boa de neve em Rondônia. Eram 600 correndo no Ministério Público Federal, agora somam 715, e os golpes e superfaturamento, sonegação de impostos, desvios de recursos tem aumentado em muito a carga de trabalho dos procuradores.
Operação feudo
Hoje mais uma Operação Policial com o MP estadual flagrou figuras proeminentes, como o superintendente do SEBRAE, Pedro Teixeira, irmão do Desembargador Sebastião Teixeira, e seu sobrinho Mário Sergio, aquele do golpe na Emdur. De quebra volta para o xadrez o pilantra José Miguel Saud Morheb, coleguinha de rapinagem do ex-presidente da Assembléia Legislativa Valter Araujo.
Nas fronteiras
O governo federal começa a abrir os olhos com relação à vigilância de nossas fronteiras, infestadas de traficantes e de contrabandistas de armas pesadas que abastecem os morros do Rio e São Paulo. O Sistema de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) será instalado nos estados do Acre e Rondônia já no próximo ano. Estamos engatinhando.
Mais portos
A Antag e a Secretaria de Portos autorizaram a concessão de 5 portos no País em 2013: Porto Belho (SC), Niterói (RJ), Guarujá (SP), São José da Barra (MG) e Santos (SP). No ano que vem vários outros terminais privados receberão concessão, entre eles, um em Rondônia (Porto Velho), três no Pará e três no Amazonas.
Mais creches
Entre as boas noticia da prefeitura da capital para 2014, esta a construção de 19 creches com apoio federal. Mauro Nazif promete até o final da sua gestão 40 estabelecimentos, um recorde com relação às gestões anteriores que foram quase pífias no atendimento do clamor da mulher trabalhadora. Lembrando que Dilma tinha prometido um montão de creches na gestão passada e poucas foram concluídas.
Boom em Altamira
Portovelhenses que foram morar em Altamira falaram sobre o boom da cidade paraense que saltou de 100 para 140 mil habitantes em um ano com a construção da Hidrelétrica de Belo Monte. Ocorre um caos no trânsito, disparada nos aluguéis, saúde em colapso, falta de água encanada, sujeira nas ruas. Alguma semelhança com Porto Velho?
Via Direta
*** Vem aí Operações policiais de arromba neste final de ano *** Por isto. Políticos, criminosos, empresários sonegadores, secretários, ex-prefeitos e empresas terceirizadas já estão com as barbas de molho *** Encerrei a coluna antes das definições da Comissão Processante da ALE-RO, que ao meio dia ainda estava na fase das desculpas esfarrapadas dos advogados de defesa dos envolvidos...
Deputada Ana da 8, durante entrevista na Assembleia
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina