Quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 - 06h01
Com 81 hotéis em funcionamento, mais duas dúzias em andamento e pelo menos quatro de grande porte para serem inaugurados em 2012, Porto Velho vive seu melhor momento para a hotelaria, conforme o presidente da entidade que congrega os estabelecimentos hoteleiros Beto do Trento.
Taxa de ocupação
Com taxa de ocupação atualmente próxima dos 100 por cento nos hotéis locais, o clima e de otimismo tanto no segmento, como nas esferas de turismo de âmbito municipal e estadual. O otimismo para os próximos anos tem a ver com as taxas de crescimento da capital e a Copa do Mundo em 2014. |
O alinhamento
Mesmo com várias candidaturas já andando PT e PMDB seguem os entendimentos para um alinhamento em Porto Velho e no estado. O principal objetivo da aliança é se manter no poleiro na capital e Cacoal, que são o primeiro e quarto colégio eleitorais mais importantes do estado.
Prazo esgotado
Por falar em eleições hoje é o último prazo para os pré-candidatos do PT se inscreveram para as prévias de 25 de março. A ex-senadora Fátima Cleide foi a primeira a se inscrever para a disputa e seu nome reúne forte apoio dos convencionais regionais. Nos municipais a vantagem é da ala do prefeito Roberto Sobrinho.
Batata assando
Com, a batata assando, o deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) terá seu último recurso julgado pelo STF quinta-feira. O ex-senador Amir Lando já está aprontando a fatiota para tomar posse em seu lugar O curioso da coisa é que durante décadas Lando defendeu Natan...
Poder feminino
As mulheres que se preparam para comemorar o Dia Internacional dia 8 de março, festejam neste mês de fevereiro 80 anos do direito ao voto. O Código Eleitoral que tratou do “benefício” foi assinado pelo então presidente Getulio Vargas em 24 de fevereiro de 1932. De lá para cá elas seguem importantes conquistas.
Fora da peleja
O ex-governador João Cahulla, presidente regional do PPS desistiu da sua candidatura à prefeitura de Porto Velho. Com isso, a aliança preferencial do seu partido será com o PP de Ivo Cassol, que terá na disputa Amado Rahaal, ex-diretor do Hospital de Base. O vice de Rahaal poderá sair do PPS.
Toma lá...
No Congresso Nacional sempre prevaleceu o regime do toma lá dá cá. Aliás, isso também ocorre nas assembléias legislativas e câmaras de vereadores pelo país afora. Quando o Palácio do Planalto não acena com vantagens, a maioria dos parlamentares catimba a votação das matérias de interesse da União.
...Dá cá!
É o que esta ocorrendo agora. Com suas emendas vetadas pela União, os parlamentares oferecem resistência à aprovação de projetos importantes como a nova lei da Previdência para o funcionalismo, a lei da Copa e Código Florestal. Se a presidente Dilma quer urgência nas votações vai ter que liberar verbas das emendas.
A autoestima
Em baixa, apanhando há doze anos dos petistas, os tucanos estão se animando com o lançamento da pré-candidatura do ex-governador José Serra a prefeitura de São Paulo. Uma vitória na maior cidade da América Latina vai melhorar a autoestima tucana em todo país.
As enchentes
Com os rios do Peru e da Bolívia transbordando e os estados do Acre e do Amazonas já com milhares de desabrigados, Rondônia deve ser a próxima vitima. Os rios rondonienses, de Guajará Mirim a Porto Velho - que recebem carga da chuvarada dos altiplanos - já se mostram ameaçadores.
Os índios Mongulala são descendentes dos deuses que vieram de um sistema planetário chamado Schwerta e em 12 a 15 mil anos de história da Amazônia edificaram inúmeras cidades na floresta tropical. Esses deuses primordiais foram os artífices de um sistema de túneis que se distribuem por toda a América do Sul, conectando cidades que eles próprios construíram: Akakor, Akahim, Akanis e outras. Enclaves como Cuzco y Macchu Picchu também estavam conectados a este emaranhado de túneis, que estariam, ainda hoje sendo utilizados pelos índios remanescentes.
Esta poderia ser apenas uma lenda a mais em meio às inumeráveis e fantásticas histórias, concepções religiosas e mitos fundantes dos povos amazônicos, se não fosse apresentada como um relato verídico feito por um príncipe indígena chamado Tantunka Nara, pertencente à tribo Ugha ou Mugulala, pelo escritor, sociólogo e jornalista alemão Karl Brugger em seu livro A Crônica de Akakor.
Publicado na Europa em 1976, o livro resulta de várias horas de gravação feitas pelo pesquisador com o príncipe índio que afirmava ser filho de uma índia da Amazônia com um soldado alemão. O livro deu fama a Brugger e o colocou no mesmo nível de um Erich Von Däniken, o escritor suíço que se tornou uma celebridade após a publicação do livro Eram os Deuses Astronautas?
Tantunka narrou a Brugger as lendas de seu povo, que estão descritas na obra desde a chegada de seus deuses civilizadores até a década de 1970. Originalmente, segundo o príncipe os textos foram escritos no idioma de seus Mestres Antigos (Deuses) em cascas de árvores.
Na época em que travou contato com Tantunka Nara, o jornalista alemão se encontrava trabalhando no Brasil. Ele gravou todos os relatos em fitas magnetofônicas, que depois degravou para publicar como livro em 1976.
A Crônica de Akakorconta a história milenar da América do Sul pela perspectiva dos Ugha Mongulala, que seria a civilização mais antiga da região, trazendo respostas para muitas questões que a história, a arqueologia e as demais ciências ainda não conseguem explicar, como a construção de Tiahuanaco e Macchu Picchu.
Via Direta
*** As incorporadoras locais começam a entregar os imóveis vendidos na planta durante o “boom” de 2009 e 2010 *** Quem comprou naquela alta, recebe o imóvel já com o mercado em queda livre em Porto Velho *** E salve-se quem puder!
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri